Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

HORA DA AVENTURA: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE ÂNGULOS NUMA ATIVIDADE REMOTA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MATEMÁTICA, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, OFICINA, ÂNGULO Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84793
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 800
    "inscrito_id" => 390
    "titulo" => "HORA DA AVENTURA: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE ÂNGULOS NUMA ATIVIDADE REMOTA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "UM DOS COMPONENTES CURRICULARES QUE VISA APROXIMAR OS LICENCIANDOS DA ESCOLA É O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR. ESTA PONTE CONSTRUÍDA PERMITE QUE ESTE FUTURO PROFESSOR POSSA CONHECER AS NUANCES QUE EXISTEM DENTRO DA SALA DE AULA, POSSIBILITANDO-O ANALISAR, REFLETIR, COMPREENDER E RESSIGNIFICAR ESTE ESPAÇO ATRAVÉS DE AÇÕES COMO OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E A REGÊNCIA. CONTUDO, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, OS DOCENTES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRECISAM SE READAPTAR A UMA NOVA REALIDADE: A MODALIDADE REMOTA DE ENSINO. E COMO FICARIAM OS ESTÁGIOS NESTA CONJECTURA, SENDO QUE ESTE CONTATO COM A ESCOLA É TOTALMENTE PRESENCIAL? ASSIM, SENDO, UMA NOVA ROUPAGEM PARA ESTAS DISCIPLINAS FOI SE CONSTRUINDO DURANTE O PERCURSO. NESTE ÍNTERIM, AS AULAS OCORRERAM REMOTAMENTE, COM AULAS ASSÍNCRONAS E SÍNCRONAS. AS ETAPAS DE OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA, TAMBÉM PRECISARAM SE ADEQUAR AO ENSINO REMOTO. EM RELAÇÃO AS AULAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO II, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS II, NA CIDADE DE ALAGOINHAS-BAHIA FORAM VIABILIZADAS ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS (NO MÁXIMO 60% DA CARGA HORÁRIA) E O RESTANTE ASSÍNCRONAS. DENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO II NA MODALIDADE SÍNCRONA DESTACAMOS A ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE UMA OFICINA QUE SERIA APLICADA NA PRÓPRIA TURMA. ESTA OFICINA PODERIA SER VOLTADA PARA OS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ABORDANDO ALGUM CONTEÚDO MATEMÁTICO OU PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DE MANEIRA GERAL, O FOCO DAS 4 OFICINAS REALIZADAS FORAM PARA OS ESTUDANTES. ANTERIORMENTE, A PROFESSORA DA TURMA, EM UMA DE SUAS AULAS, APRESENTOU, ATRAVÉS DE SLIDES, COMO PLANEJAVA OFICINAS E MINICURSOS, DE FORMA QUE NOS DIRECIONÁSSEMOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE. DE FORMA GERAL, A TURMA FOI DIVIDIDA EM TRÊS DUPLAS E UM TRIO E CADA UM FICOU COM UM ANO DE ENSINO. A ESCOLHA FOI FEITA DE FORMA ALEATÓRIA E CADA EQUIPE DECIDIU QUAL O ASSUNTO QUE IRIA TRABALHAR E DE QUE FORMA SERIA A OFICINA. A ORDEM DAS APRESENTAÇÕES FOI DE ACORDO COM A VOLUNTARIEDADE DE CADA EQUIPE. ASSIM, OBJETIVAMOS COM ESTE TRABALHO, RELATAR A EXPERIÊNCIA DE DOIS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS II, ACERCA DA APRESENTAÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE ÂNGULOS NA MODALIDADE REMOTA, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19. PARA ATINGIR TAL OBJETIVO DESCREVEREMOS O PROCESSO DE PRODUÇÃO, A EXECUÇÃO E AS REFLEXÕES SOBRE A OFICINA PARA QUE FUTUROS PROFESSORES POSSAM UTILIZÁ-LA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. TEREMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO FERRAZ E FERREIRA (2021), LEMOS E KAIBER (2016), LIMA, FERNANDES E SANTOS (2014) E SOUZA E FERREIRA (2021).  A OFICINA INTITULADA “HORA DA AVENTURA”, VOLTADA PARA TURMAS DO SEXTO ANO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI CONSTRUÍDA PELOS LICENCIANDOS RAFAEL FLORENCIO E JADIEL REIS PARA TRABALHAR COM O CONTEÚDO DE ÂNGULOS. A MESMA FOI APLICADA REMOTAMENTE ATRAVÉS DA SALA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, NO MICROSOFT TEAMS. PRIMEIRAMENTE, NOS REUNIMOS ANTERIORMENTE PARA DISCUTIRMOS SOBRE AS IDEIAS EM RELAÇÃO A CONSTRUÇÃO DA OFICINA. APÓS ESTUDOS E BUSCAS, DECIDIMOS DIVIDIR A OFICINA EM MOMENTO ASSÍNCRONO E SÍNCRONO. NO MOMENTO ASSÍNCRONO, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS SOBRE O ENTENDIMENTO ACERCA DO CONCEITO, OS ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO DOS ÂNGULOS, BEM COMO A VISUALIZAÇÃO DESTE ENTE GEOMÉTRICO NAS SITUAÇÕES COTIDIANAS. ALÉM DO QUESTIONÁRIO, FIZEMOS UMA SALA VIRTUAL ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM. NESTE AMBIENTE VIRTUAL, PREENCHEMOS COM 5 TÓPICOS: NOÇÃO DE ÂNGULOS, USO DOS ÂNGULOS, MEDINDO OS ÂNGULOS, CLASSIFICAÇÃO DOS ÂNGULOS E SOBRE OS ÂNGULOS. EM CADA TÓPICO DESTE, COLOCAMOS CONCEITOS, VÍDEOS INTERATIVOS, CARDS, PERGUNTAS E CURIOSIDADES PARA QUE OS ESTUDANTES ACESSASSEM, INTERAGISSEM E TENTASSEM RESPONDER. PARA O MOMENTO SÍNCRONO, ELABORAMOS DOIS MOMENTOS: PRIMEIRAMENTE COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E POSTERIORMENTE COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL CONCRETO, FOI SOLICITADO ANTERIORMENTE QUE OS ESTUDANTES TIVESSEM COM OS MATERIAIS EM MÃOS: FOLHAS DE PAPEL OFÍCIO, RÉGUA, COMPASSO, CANETA, LÁPIS, BORRACHA, TESOURA E COLA. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI SOLICITADO QUE CADA ESTUDANTE FIZESSE UMA CIRCUNFERÊNCIA NA FOLHA DE PAPEL A4 COM O COMPASSO OU, CASO NÃO TIVESSE, UM OBJETO COM MOLDE CIRCULAR COMO UMA TAMPA. DEPOIS FOI PEDIDO PARA QUE CORTASSEM A CIRCUNFERÊNCIA A PARTIR DO MOLDE QUE TINHAM ACABADO DE FAZER. COM DOBRADURAS, FOMOS ENCONTRANDO OUTROS ÂNGULOS, COMO O DE 180, 90 E 45 GRAUS, A CADA PARTE QUE DOBRÁVAMOS AO MEIO O QUE TÍNHAMOS FEITO ANTES. ENQUANTO ISSO, CLASSIFICÁVAMOS ESTES ÂNGULOS, COMO O RASO, RETO E AGUDO, RESPECTIVAMENTE. POSTERIORMENTE A ESSE BATE PAPO ACERCA DOS ÂNGULOS, SOLICITAMOS QUE ELES ABRISSEM O PAPEL AO PONTO INICIAL E O COLASSE EM UM OUTRO PAPEL A4. O INTUITO NESTE MOMENTO ERA QUE ELES PERCEBESSEM QUE TERÍAMOS 8 ÂNGULOS DE 45 GRAUS E COM ESSA INFORMAÇÃO, PODERÍAMOS FORMAR OUTROS ÂNGULOS COMO O 0, 45, 90, 135, 180, 225, 270, 315, 360 GRAUS. ASSIM, SOLICITAMOS QUE OS MESMOS FIZESSEM ESSAS MARCAÇÕES E ANOTASSEM OS VALORES DESTES ÂNGULOS. NO SEGUNDO MOMENTO DA OFICINA FOI SOLICITADA A ELABORAÇÃO DO QUE FOI FEITO ANTERIORMENTE COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. O MESMO, ATRAVÉS DE COMANDOS E JUNTAMENTE COM OS ESTUDANTES FOI FAZENDO OS PROCEDIMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DOS ÂNGULOS NO SOFTWARE. PARA FORMALIZAR, APRESENTAMOS UM SLIDE COM OS CONCEITOS PRINCIPAIS. AO FINAL DA OFICINA, DISPONIBILIZAMOS NO GRUPO DO WHATSAPP UM LINK DO SITE MENTIMETER PARA QUE ELES, EM UMA PALAVRA, ESCREVESSEM O QUE ACHARAM DA OFICINA, POIS AO FINAL SERIA CRIADO UMA NUVEM DE PALAVRAS. A TODO MOMENTO TIVEMOS A PREOCUPAÇÃO PARA QUE OS CONCEITOS FOSSEM BEM EXPLANADOS E ENTENDIDO PELOS ESTUDANTES, JÁ QUE NÃO ADIANTA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS E SOFTWARES EDUCACIONAIS SE OS CONCEITOS NÃO TIVEREM SENDO TRABALHADOS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, A FIM DE OBTER UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. PARA ALÉM DISTO, ACREDITAMOS QUE A OFICINA PODE TER CONTRIBUÍDO EM RELAÇÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROFESSOR PODERÁ UTILIZAR PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS, OFICINAS E MINICURSOS (GOOGLE FORMULÁRIOS, GOOGLE CLASSROOM, MATERIAL CONCRETO, SOFTWARE GEOGEBRA E MENTIMETER) PRINCIPALMENTE NA ATUAL REALIDADE DO ENSINO NA MODALIDADE REMOTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MATEMÁTICA, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, OFICINA, ÂNGULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID390_18112021231126.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADIEL SANTOS DOS REIS "
    "autor_nome_curto" => "JADIEL"
    "autor_email" => "jadielreis73@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84793
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 800
    "inscrito_id" => 390
    "titulo" => "HORA DA AVENTURA: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE ÂNGULOS NUMA ATIVIDADE REMOTA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "resumo" => "UM DOS COMPONENTES CURRICULARES QUE VISA APROXIMAR OS LICENCIANDOS DA ESCOLA É O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR. ESTA PONTE CONSTRUÍDA PERMITE QUE ESTE FUTURO PROFESSOR POSSA CONHECER AS NUANCES QUE EXISTEM DENTRO DA SALA DE AULA, POSSIBILITANDO-O ANALISAR, REFLETIR, COMPREENDER E RESSIGNIFICAR ESTE ESPAÇO ATRAVÉS DE AÇÕES COMO OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E A REGÊNCIA. CONTUDO, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, OS DOCENTES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRECISAM SE READAPTAR A UMA NOVA REALIDADE: A MODALIDADE REMOTA DE ENSINO. E COMO FICARIAM OS ESTÁGIOS NESTA CONJECTURA, SENDO QUE ESTE CONTATO COM A ESCOLA É TOTALMENTE PRESENCIAL? ASSIM, SENDO, UMA NOVA ROUPAGEM PARA ESTAS DISCIPLINAS FOI SE CONSTRUINDO DURANTE O PERCURSO. NESTE ÍNTERIM, AS AULAS OCORRERAM REMOTAMENTE, COM AULAS ASSÍNCRONAS E SÍNCRONAS. AS ETAPAS DE OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA, TAMBÉM PRECISARAM SE ADEQUAR AO ENSINO REMOTO. EM RELAÇÃO AS AULAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO II, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS II, NA CIDADE DE ALAGOINHAS-BAHIA FORAM VIABILIZADAS ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS (NO MÁXIMO 60% DA CARGA HORÁRIA) E O RESTANTE ASSÍNCRONAS. DENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO II NA MODALIDADE SÍNCRONA DESTACAMOS A ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE UMA OFICINA QUE SERIA APLICADA NA PRÓPRIA TURMA. ESTA OFICINA PODERIA SER VOLTADA PARA OS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ABORDANDO ALGUM CONTEÚDO MATEMÁTICO OU PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DE MANEIRA GERAL, O FOCO DAS 4 OFICINAS REALIZADAS FORAM PARA OS ESTUDANTES. ANTERIORMENTE, A PROFESSORA DA TURMA, EM UMA DE SUAS AULAS, APRESENTOU, ATRAVÉS DE SLIDES, COMO PLANEJAVA OFICINAS E MINICURSOS, DE FORMA QUE NOS DIRECIONÁSSEMOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE. DE FORMA GERAL, A TURMA FOI DIVIDIDA EM TRÊS DUPLAS E UM TRIO E CADA UM FICOU COM UM ANO DE ENSINO. A ESCOLHA FOI FEITA DE FORMA ALEATÓRIA E CADA EQUIPE DECIDIU QUAL O ASSUNTO QUE IRIA TRABALHAR E DE QUE FORMA SERIA A OFICINA. A ORDEM DAS APRESENTAÇÕES FOI DE ACORDO COM A VOLUNTARIEDADE DE CADA EQUIPE. ASSIM, OBJETIVAMOS COM ESTE TRABALHO, RELATAR A EXPERIÊNCIA DE DOIS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS II, ACERCA DA APRESENTAÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE ÂNGULOS NA MODALIDADE REMOTA, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19. PARA ATINGIR TAL OBJETIVO DESCREVEREMOS O PROCESSO DE PRODUÇÃO, A EXECUÇÃO E AS REFLEXÕES SOBRE A OFICINA PARA QUE FUTUROS PROFESSORES POSSAM UTILIZÁ-LA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. TEREMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO FERRAZ E FERREIRA (2021), LEMOS E KAIBER (2016), LIMA, FERNANDES E SANTOS (2014) E SOUZA E FERREIRA (2021).  A OFICINA INTITULADA “HORA DA AVENTURA”, VOLTADA PARA TURMAS DO SEXTO ANO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI CONSTRUÍDA PELOS LICENCIANDOS RAFAEL FLORENCIO E JADIEL REIS PARA TRABALHAR COM O CONTEÚDO DE ÂNGULOS. A MESMA FOI APLICADA REMOTAMENTE ATRAVÉS DA SALA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, NO MICROSOFT TEAMS. PRIMEIRAMENTE, NOS REUNIMOS ANTERIORMENTE PARA DISCUTIRMOS SOBRE AS IDEIAS EM RELAÇÃO A CONSTRUÇÃO DA OFICINA. APÓS ESTUDOS E BUSCAS, DECIDIMOS DIVIDIR A OFICINA EM MOMENTO ASSÍNCRONO E SÍNCRONO. NO MOMENTO ASSÍNCRONO, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS SOBRE O ENTENDIMENTO ACERCA DO CONCEITO, OS ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO DOS ÂNGULOS, BEM COMO A VISUALIZAÇÃO DESTE ENTE GEOMÉTRICO NAS SITUAÇÕES COTIDIANAS. ALÉM DO QUESTIONÁRIO, FIZEMOS UMA SALA VIRTUAL ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM. NESTE AMBIENTE VIRTUAL, PREENCHEMOS COM 5 TÓPICOS: NOÇÃO DE ÂNGULOS, USO DOS ÂNGULOS, MEDINDO OS ÂNGULOS, CLASSIFICAÇÃO DOS ÂNGULOS E SOBRE OS ÂNGULOS. EM CADA TÓPICO DESTE, COLOCAMOS CONCEITOS, VÍDEOS INTERATIVOS, CARDS, PERGUNTAS E CURIOSIDADES PARA QUE OS ESTUDANTES ACESSASSEM, INTERAGISSEM E TENTASSEM RESPONDER. PARA O MOMENTO SÍNCRONO, ELABORAMOS DOIS MOMENTOS: PRIMEIRAMENTE COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E POSTERIORMENTE COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL CONCRETO, FOI SOLICITADO ANTERIORMENTE QUE OS ESTUDANTES TIVESSEM COM OS MATERIAIS EM MÃOS: FOLHAS DE PAPEL OFÍCIO, RÉGUA, COMPASSO, CANETA, LÁPIS, BORRACHA, TESOURA E COLA. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI SOLICITADO QUE CADA ESTUDANTE FIZESSE UMA CIRCUNFERÊNCIA NA FOLHA DE PAPEL A4 COM O COMPASSO OU, CASO NÃO TIVESSE, UM OBJETO COM MOLDE CIRCULAR COMO UMA TAMPA. DEPOIS FOI PEDIDO PARA QUE CORTASSEM A CIRCUNFERÊNCIA A PARTIR DO MOLDE QUE TINHAM ACABADO DE FAZER. COM DOBRADURAS, FOMOS ENCONTRANDO OUTROS ÂNGULOS, COMO O DE 180, 90 E 45 GRAUS, A CADA PARTE QUE DOBRÁVAMOS AO MEIO O QUE TÍNHAMOS FEITO ANTES. ENQUANTO ISSO, CLASSIFICÁVAMOS ESTES ÂNGULOS, COMO O RASO, RETO E AGUDO, RESPECTIVAMENTE. POSTERIORMENTE A ESSE BATE PAPO ACERCA DOS ÂNGULOS, SOLICITAMOS QUE ELES ABRISSEM O PAPEL AO PONTO INICIAL E O COLASSE EM UM OUTRO PAPEL A4. O INTUITO NESTE MOMENTO ERA QUE ELES PERCEBESSEM QUE TERÍAMOS 8 ÂNGULOS DE 45 GRAUS E COM ESSA INFORMAÇÃO, PODERÍAMOS FORMAR OUTROS ÂNGULOS COMO O 0, 45, 90, 135, 180, 225, 270, 315, 360 GRAUS. ASSIM, SOLICITAMOS QUE OS MESMOS FIZESSEM ESSAS MARCAÇÕES E ANOTASSEM OS VALORES DESTES ÂNGULOS. NO SEGUNDO MOMENTO DA OFICINA FOI SOLICITADA A ELABORAÇÃO DO QUE FOI FEITO ANTERIORMENTE COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. O MESMO, ATRAVÉS DE COMANDOS E JUNTAMENTE COM OS ESTUDANTES FOI FAZENDO OS PROCEDIMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DOS ÂNGULOS NO SOFTWARE. PARA FORMALIZAR, APRESENTAMOS UM SLIDE COM OS CONCEITOS PRINCIPAIS. AO FINAL DA OFICINA, DISPONIBILIZAMOS NO GRUPO DO WHATSAPP UM LINK DO SITE MENTIMETER PARA QUE ELES, EM UMA PALAVRA, ESCREVESSEM O QUE ACHARAM DA OFICINA, POIS AO FINAL SERIA CRIADO UMA NUVEM DE PALAVRAS. A TODO MOMENTO TIVEMOS A PREOCUPAÇÃO PARA QUE OS CONCEITOS FOSSEM BEM EXPLANADOS E ENTENDIDO PELOS ESTUDANTES, JÁ QUE NÃO ADIANTA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS E SOFTWARES EDUCACIONAIS SE OS CONCEITOS NÃO TIVEREM SENDO TRABALHADOS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, A FIM DE OBTER UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. PARA ALÉM DISTO, ACREDITAMOS QUE A OFICINA PODE TER CONTRIBUÍDO EM RELAÇÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROFESSOR PODERÁ UTILIZAR PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS, OFICINAS E MINICURSOS (GOOGLE FORMULÁRIOS, GOOGLE CLASSROOM, MATERIAL CONCRETO, SOFTWARE GEOGEBRA E MENTIMETER) PRINCIPALMENTE NA ATUAL REALIDADE DO ENSINO NA MODALIDADE REMOTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MATEMÁTICA, ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, OFICINA, ÂNGULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID390_18112021231126.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADIEL SANTOS DOS REIS "
    "autor_nome_curto" => "JADIEL"
    "autor_email" => "jadielreis73@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

UM DOS COMPONENTES CURRICULARES QUE VISA APROXIMAR OS LICENCIANDOS DA ESCOLA É O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR. ESTA PONTE CONSTRUÍDA PERMITE QUE ESTE FUTURO PROFESSOR POSSA CONHECER AS NUANCES QUE EXISTEM DENTRO DA SALA DE AULA, POSSIBILITANDO-O ANALISAR, REFLETIR, COMPREENDER E RESSIGNIFICAR ESTE ESPAÇO ATRAVÉS DE AÇÕES COMO OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E A REGÊNCIA. CONTUDO, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, OS DOCENTES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRECISAM SE READAPTAR A UMA NOVA REALIDADE: A MODALIDADE REMOTA DE ENSINO. E COMO FICARIAM OS ESTÁGIOS NESTA CONJECTURA, SENDO QUE ESTE CONTATO COM A ESCOLA É TOTALMENTE PRESENCIAL? ASSIM, SENDO, UMA NOVA ROUPAGEM PARA ESTAS DISCIPLINAS FOI SE CONSTRUINDO DURANTE O PERCURSO. NESTE ÍNTERIM, AS AULAS OCORRERAM REMOTAMENTE, COM AULAS ASSÍNCRONAS E SÍNCRONAS. AS ETAPAS DE OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA, TAMBÉM PRECISARAM SE ADEQUAR AO ENSINO REMOTO. EM RELAÇÃO AS AULAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO II, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS II, NA CIDADE DE ALAGOINHAS-BAHIA FORAM VIABILIZADAS ATRAVÉS DE AULAS SÍNCRONAS (NO MÁXIMO 60% DA CARGA HORÁRIA) E O RESTANTE ASSÍNCRONAS. DENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO II NA MODALIDADE SÍNCRONA DESTACAMOS A ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE UMA OFICINA QUE SERIA APLICADA NA PRÓPRIA TURMA. ESTA OFICINA PODERIA SER VOLTADA PARA OS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ABORDANDO ALGUM CONTEÚDO MATEMÁTICO OU PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. DE MANEIRA GERAL, O FOCO DAS 4 OFICINAS REALIZADAS FORAM PARA OS ESTUDANTES. ANTERIORMENTE, A PROFESSORA DA TURMA, EM UMA DE SUAS AULAS, APRESENTOU, ATRAVÉS DE SLIDES, COMO PLANEJAVA OFICINAS E MINICURSOS, DE FORMA QUE NOS DIRECIONÁSSEMOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE. DE FORMA GERAL, A TURMA FOI DIVIDIDA EM TRÊS DUPLAS E UM TRIO E CADA UM FICOU COM UM ANO DE ENSINO. A ESCOLHA FOI FEITA DE FORMA ALEATÓRIA E CADA EQUIPE DECIDIU QUAL O ASSUNTO QUE IRIA TRABALHAR E DE QUE FORMA SERIA A OFICINA. A ORDEM DAS APRESENTAÇÕES FOI DE ACORDO COM A VOLUNTARIEDADE DE CADA EQUIPE. ASSIM, OBJETIVAMOS COM ESTE TRABALHO, RELATAR A EXPERIÊNCIA DE DOIS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS II, ACERCA DA APRESENTAÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE ÂNGULOS NA MODALIDADE REMOTA, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19. PARA ATINGIR TAL OBJETIVO DESCREVEREMOS O PROCESSO DE PRODUÇÃO, A EXECUÇÃO E AS REFLEXÕES SOBRE A OFICINA PARA QUE FUTUROS PROFESSORES POSSAM UTILIZÁ-LA EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. TEREMOS COMO APORTE TEÓRICO AUTORES COMO FERRAZ E FERREIRA (2021), LEMOS E KAIBER (2016), LIMA, FERNANDES E SANTOS (2014) E SOUZA E FERREIRA (2021). A OFICINA INTITULADA “HORA DA AVENTURA”, VOLTADA PARA TURMAS DO SEXTO ANO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI CONSTRUÍDA PELOS LICENCIANDOS RAFAEL FLORENCIO E JADIEL REIS PARA TRABALHAR COM O CONTEÚDO DE ÂNGULOS. A MESMA FOI APLICADA REMOTAMENTE ATRAVÉS DA SALA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, NO MICROSOFT TEAMS. PRIMEIRAMENTE, NOS REUNIMOS ANTERIORMENTE PARA DISCUTIRMOS SOBRE AS IDEIAS EM RELAÇÃO A CONSTRUÇÃO DA OFICINA. APÓS ESTUDOS E BUSCAS, DECIDIMOS DIVIDIR A OFICINA EM MOMENTO ASSÍNCRONO E SÍNCRONO. NO MOMENTO ASSÍNCRONO, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS SOBRE O ENTENDIMENTO ACERCA DO CONCEITO, OS ELEMENTOS E CLASSIFICAÇÃO DOS ÂNGULOS, BEM COMO A VISUALIZAÇÃO DESTE ENTE GEOMÉTRICO NAS SITUAÇÕES COTIDIANAS. ALÉM DO QUESTIONÁRIO, FIZEMOS UMA SALA VIRTUAL ATRAVÉS DO GOOGLE CLASSROOM. NESTE AMBIENTE VIRTUAL, PREENCHEMOS COM 5 TÓPICOS: NOÇÃO DE ÂNGULOS, USO DOS ÂNGULOS, MEDINDO OS ÂNGULOS, CLASSIFICAÇÃO DOS ÂNGULOS E SOBRE OS ÂNGULOS. EM CADA TÓPICO DESTE, COLOCAMOS CONCEITOS, VÍDEOS INTERATIVOS, CARDS, PERGUNTAS E CURIOSIDADES PARA QUE OS ESTUDANTES ACESSASSEM, INTERAGISSEM E TENTASSEM RESPONDER. PARA O MOMENTO SÍNCRONO, ELABORAMOS DOIS MOMENTOS: PRIMEIRAMENTE COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E POSTERIORMENTE COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL CONCRETO, FOI SOLICITADO ANTERIORMENTE QUE OS ESTUDANTES TIVESSEM COM OS MATERIAIS EM MÃOS: FOLHAS DE PAPEL OFÍCIO, RÉGUA, COMPASSO, CANETA, LÁPIS, BORRACHA, TESOURA E COLA. NO PRIMEIRO MOMENTO FOI SOLICITADO QUE CADA ESTUDANTE FIZESSE UMA CIRCUNFERÊNCIA NA FOLHA DE PAPEL A4 COM O COMPASSO OU, CASO NÃO TIVESSE, UM OBJETO COM MOLDE CIRCULAR COMO UMA TAMPA. DEPOIS FOI PEDIDO PARA QUE CORTASSEM A CIRCUNFERÊNCIA A PARTIR DO MOLDE QUE TINHAM ACABADO DE FAZER. COM DOBRADURAS, FOMOS ENCONTRANDO OUTROS ÂNGULOS, COMO O DE 180, 90 E 45 GRAUS, A CADA PARTE QUE DOBRÁVAMOS AO MEIO O QUE TÍNHAMOS FEITO ANTES. ENQUANTO ISSO, CLASSIFICÁVAMOS ESTES ÂNGULOS, COMO O RASO, RETO E AGUDO, RESPECTIVAMENTE. POSTERIORMENTE A ESSE BATE PAPO ACERCA DOS ÂNGULOS, SOLICITAMOS QUE ELES ABRISSEM O PAPEL AO PONTO INICIAL E O COLASSE EM UM OUTRO PAPEL A4. O INTUITO NESTE MOMENTO ERA QUE ELES PERCEBESSEM QUE TERÍAMOS 8 ÂNGULOS DE 45 GRAUS E COM ESSA INFORMAÇÃO, PODERÍAMOS FORMAR OUTROS ÂNGULOS COMO O 0, 45, 90, 135, 180, 225, 270, 315, 360 GRAUS. ASSIM, SOLICITAMOS QUE OS MESMOS FIZESSEM ESSAS MARCAÇÕES E ANOTASSEM OS VALORES DESTES ÂNGULOS. NO SEGUNDO MOMENTO DA OFICINA FOI SOLICITADA A ELABORAÇÃO DO QUE FOI FEITO ANTERIORMENTE COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA. O MESMO, ATRAVÉS DE COMANDOS E JUNTAMENTE COM OS ESTUDANTES FOI FAZENDO OS PROCEDIMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DOS ÂNGULOS NO SOFTWARE. PARA FORMALIZAR, APRESENTAMOS UM SLIDE COM OS CONCEITOS PRINCIPAIS. AO FINAL DA OFICINA, DISPONIBILIZAMOS NO GRUPO DO WHATSAPP UM LINK DO SITE MENTIMETER PARA QUE ELES, EM UMA PALAVRA, ESCREVESSEM O QUE ACHARAM DA OFICINA, POIS AO FINAL SERIA CRIADO UMA NUVEM DE PALAVRAS. A TODO MOMENTO TIVEMOS A PREOCUPAÇÃO PARA QUE OS CONCEITOS FOSSEM BEM EXPLANADOS E ENTENDIDO PELOS ESTUDANTES, JÁ QUE NÃO ADIANTA A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS E SOFTWARES EDUCACIONAIS SE OS CONCEITOS NÃO TIVEREM SENDO TRABALHADOS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, A FIM DE OBTER UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO. PARA ALÉM DISTO, ACREDITAMOS QUE A OFICINA PODE TER CONTRIBUÍDO EM RELAÇÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROFESSOR PODERÁ UTILIZAR PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS, OFICINAS E MINICURSOS (GOOGLE FORMULÁRIOS, GOOGLE CLASSROOM, MATERIAL CONCRETO, SOFTWARE GEOGEBRA E MENTIMETER) PRINCIPALMENTE NA ATUAL REALIDADE DO ENSINO NA MODALIDADE REMOTA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.