Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE FILMES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE NA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

Palavra-chaves: RECURSOS AUDIOVISUAIS, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84896
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 235
    "titulo" => """
      O USO DE FILMES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS \r\n
      COM ÊNFASE NA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
      """
    "resumo" => """
      EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 E PARA QUE NÃO HOUVESSE UMA GRANDE \r\n
      QUANTIA DE CONTAMINAÇÕES RAPIDAMENTE, FOI NECESSÁRIO O ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL DE \r\n
      TODA A POPULAÇÃO MUNDIAL (OPAS, 2020), AFETANDO TODOS OS SETORES E ATÉ MESMO AS ESCOLAS, ESTAS \r\n
      PASSARAM A TRABALHAR COM AULAS REMOTAS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS. COM \r\n
      ESSA GRANDE MUDANÇA EXIGIDA PELO ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL, HOUVE A NECESSIDADE DE \r\n
      ADAPTAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS ANTIGAS PARA O MUNDO ONLINE. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO TEM POR \r\n
      OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, COM ÊNFASE EM FILMES, \r\n
      RELACIONADOS À CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ATRAVÉS DAS AULAS \r\n
      REMOTAS. PARTINDO DESSE CONTEXTO, OS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO \r\n
      BIOLOGIA, ENFRENTARAM O DESAFIO DE SE INSERIR NESTE PERÍODO UTILIZANDO FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS. \r\n
      AS ATIVIDADES OCORRERAM EM UM COLÉGIO ESTADUAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PR, \r\n
      NO QUAL AS REGÊNCIAS ACONTECERAM NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL II) E \r\n
      BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO), E TODO TIPO DE PARTICIPAÇÃO E INTERVENÇÃO FORAM REALIZADAS EM\r\n
      AMBIENTE VIRTUAL. A INCLUSÃO DE FILMES PODE TRAZER GRANDES CONHECIMENTOS AOS ALUNOS, ALÉM DE \r\n
      PROPORCIONAR A LIBERDADE DE ANÁLISE E PENSAR DE MODO CRÍTICO, COM ISSO APRENDENDO DE MODO \r\n
      LÚDICO, DESENVOLVENDO DIVERSOS CONHECIMENTOS E A LIBERDADE COMO SER SOCIAL E PENSANTE\r\n
      (KNECHTEL, 2008). DESTACA- SE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA ESTABELECER \r\n
      OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, POIS O USO DE \r\n
      RECURSOS AUDIOVISUAIS PODE TRAZER DIVERSAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO EDUCATIVO (BERGMANN; \r\n
      SAMS, 2018), POSSIBILITANDO ALTERNATIVAS NO ENVOLVIMENTO E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO \r\n
      ALUNO (SILVA, 2012). DIANTE DESTES FATOS E PARA A COMPREENSÃO DO USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS \r\n
      EM SALA DE AULA, FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COM O \r\n
      INTUITO DE OBTER RESPOSTAS RELACIONADAS AO USO DE FILMES PARA MEDIAR O CONHECIMENTO SOBRE À \r\n
      CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O QUESTIONÁRIO ERA COMPOSTO POR OITO \r\n
      PERGUNTAS SOBRE O TEMA EM QUESTÃO, RELACIONANDO QUESTÕES QUE PODERIAM CONTRIBUIR COM OS \r\n
      CONTEÚDOS SOBRE A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, ALGUNS FILMES COMO BEE MOVIE, OS SEM FLORESTAS, \r\n
      O LORAX, WALL E, CRIANDO ASAS, FORAM MENCIONADOS NO QUESTIONÁRIO COMO EXIBIÇÕES \r\n
      AUDIOVISUAIS QUE PODERIAM ABORDAR. TAL ESTRATÉGIA TEM COMO FINALIDADE ACRESCENTAR AÇÕES QUE \r\n
      VISAM CONTRIBUIR PARA UMA MUDANÇA NO COMPORTAMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM \r\n
      O AMBIENTE NATURAL, NÃO SOMENTE NO PRESENTE, MAS TAMBÉM PARA UM FUTURO ONDE A HUMANIDADE \r\n
      ESTEJA EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA. FORAM CONSIDERADOS PARA ESTA EXPERIÊNCIA OS ASPECTOS \r\n
      TEÓRICOS QUE ENGLOBAM O USO DE TECNOLOGIAS COMO MÍDIAS DIGITAIS, SENDO FERRAMENTAS QUE PODEM \r\n
      AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, INSTIGANDO O ALUNO A BUSCAR O CONHECIMENTO SOBRE \r\n
      O TEMA ABORDADO. AO UTILIZAR FERRAMENTAS COMO O USO DE FILMES PARA FALAR SOBRE A CONSERVAÇÃO \r\n
      DA NATUREZA, O PROFESSOR PRECISA BUSCAR FORMAS DE CONTEXTUALIZAR AS METODOLOGIAS ESCOLHIDAS \r\n
      PARA ABRIR ESPAÇOS QUE LEVEM O ALUNO A COMPREENDER A REALIDADE EM QUE ELE VIVE, DENTRO DE SEU \r\n
      CONTEXTO SOCIAL E O AMBIENTE EM QUE ELE ESTÁ INSERIDO, O PAPEL DAS ESCOLAS E DO PROFESSOR COMO \r\n
      MEDIADOR DO CONHECIMENTO É MUITO IMPORTANTE PARA SENSIBILIZAÇÃO, TRAZENDO PARA O ALUNO A \r\n
      FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, DEMONSTRANDO O SEU DEVER EM RELAÇÃO AO CUIDADO COM A \r\n
      NATUREZA, INCENTIVANDO COM AÇÕES QUE VISEM A CONSERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS, E UMA \r\n
      MUDANÇA DE COMPORTAMENTO FRENTE A NATUREZA (KIEREPKA, 2019). A TECNOLOGIA VEM OCUPANDO \r\n
      CADA VEZ MAIS ESPAÇO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE, TORNANDO-SE ESSENCIAL NA VIDA DE TODOS, E ATÉ \r\n
      MESMO PARA O PROFESSOR NA MEDICAÇÃO DO CONHECIMENTO, REFORMULANDO O ENSINO TRADICIONAL.\r\n
      TRAZENDO MULTIMÍDIAS COM ILUSTRAÇÕES E IMAGENS QUE CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM, ESTARÁ COLABORANDO COM AÇÕES QUE VISAM CONTRIBUIR PARA UMA MUDANÇA NO \r\n
      COMPORTAMENTO DO ALUNO PARA OS CUIDADOS COM O AMBIENTE NATURAL, NÃO SOMENTE NO PRESENTE, \r\n
      MAS TAMBÉM PARA UM FUTURO ONDE A HUMANIDADE PODE ESTAR EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA \r\n
      (AÑEZ, 2017). DENTRE AS RESPOSTAS EXISTEM RELATOS SOBRE COMO A INTERAÇÃO COM FILMES EM AULAS \r\n
      DE CIÊNCIAS PODE GERAR DEBATES, DESPERTAR OLHARES. AS ATIVIDADES LÚDICAS PODEM SER ESSENCIAIS \r\n
      NA EFETIVAÇÃO DO APRENDIZADO, AUXILIANDO AO ESPECTADOR NA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE FORMA \r\n
      DINÂMICA SOBRE UMA PERCEPÇÃO DO MUNDO AO SEU REDOR. O USO DE MULTIMÍDIAS PODE AUXILIAR NO \r\n
      PROCESSO QUE EXPLORA A CRIATIVIDADE E DIVERSOS CONHECIMENTOS. DISTINTAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO \r\n
      PODEM AMPLIAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, MAS TAMBÉM PODEM AUXILIAR EM UMA QUALIDADE DE \r\n
      VIDA MELHOR (PAZZINI, 2013). AO REALIZAR O TRABALHO E ANALISANDO AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES \r\n
      MEDIANTE AO QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS \r\n
      COMO O USO DE FILMES NA SALA DE AULA PODE SER UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA CAPAZ DE PROMOVER \r\n
      UM ENSINO DIFERENCIADO TECENDO RELAÇÕES ENTRE A TEORIA COM A PRÁTICA. O USO DE FILMES COMO \r\n
      RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO, PODE INSTIGAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E AMPLIAR DISCUSSÕES ACERCA \r\n
      DE DETERMINADAS SITUAÇÕES, BEM COMO DESPERTAR O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE AS \r\n
      REPRESENTAÇÕES QUE A MÍDIA TRAZ PARA A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "RECURSOS AUDIOVISUAIS, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID235_09112021155854.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA DE FÁTIMA OLEGÁRIO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA"
    "autor_email" => "andreiaolegario@alunos.ut"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84896
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 235
    "titulo" => """
      O USO DE FILMES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS \r\n
      COM ÊNFASE NA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
      """
    "resumo" => """
      EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 E PARA QUE NÃO HOUVESSE UMA GRANDE \r\n
      QUANTIA DE CONTAMINAÇÕES RAPIDAMENTE, FOI NECESSÁRIO O ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL DE \r\n
      TODA A POPULAÇÃO MUNDIAL (OPAS, 2020), AFETANDO TODOS OS SETORES E ATÉ MESMO AS ESCOLAS, ESTAS \r\n
      PASSARAM A TRABALHAR COM AULAS REMOTAS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS. COM \r\n
      ESSA GRANDE MUDANÇA EXIGIDA PELO ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL, HOUVE A NECESSIDADE DE \r\n
      ADAPTAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS ANTIGAS PARA O MUNDO ONLINE. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO TEM POR \r\n
      OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, COM ÊNFASE EM FILMES, \r\n
      RELACIONADOS À CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ATRAVÉS DAS AULAS \r\n
      REMOTAS. PARTINDO DESSE CONTEXTO, OS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO \r\n
      BIOLOGIA, ENFRENTARAM O DESAFIO DE SE INSERIR NESTE PERÍODO UTILIZANDO FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS. \r\n
      AS ATIVIDADES OCORRERAM EM UM COLÉGIO ESTADUAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PR, \r\n
      NO QUAL AS REGÊNCIAS ACONTECERAM NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL II) E \r\n
      BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO), E TODO TIPO DE PARTICIPAÇÃO E INTERVENÇÃO FORAM REALIZADAS EM\r\n
      AMBIENTE VIRTUAL. A INCLUSÃO DE FILMES PODE TRAZER GRANDES CONHECIMENTOS AOS ALUNOS, ALÉM DE \r\n
      PROPORCIONAR A LIBERDADE DE ANÁLISE E PENSAR DE MODO CRÍTICO, COM ISSO APRENDENDO DE MODO \r\n
      LÚDICO, DESENVOLVENDO DIVERSOS CONHECIMENTOS E A LIBERDADE COMO SER SOCIAL E PENSANTE\r\n
      (KNECHTEL, 2008). DESTACA- SE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA ESTABELECER \r\n
      OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, POIS O USO DE \r\n
      RECURSOS AUDIOVISUAIS PODE TRAZER DIVERSAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO EDUCATIVO (BERGMANN; \r\n
      SAMS, 2018), POSSIBILITANDO ALTERNATIVAS NO ENVOLVIMENTO E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO \r\n
      ALUNO (SILVA, 2012). DIANTE DESTES FATOS E PARA A COMPREENSÃO DO USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS \r\n
      EM SALA DE AULA, FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COM O \r\n
      INTUITO DE OBTER RESPOSTAS RELACIONADAS AO USO DE FILMES PARA MEDIAR O CONHECIMENTO SOBRE À \r\n
      CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O QUESTIONÁRIO ERA COMPOSTO POR OITO \r\n
      PERGUNTAS SOBRE O TEMA EM QUESTÃO, RELACIONANDO QUESTÕES QUE PODERIAM CONTRIBUIR COM OS \r\n
      CONTEÚDOS SOBRE A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, ALGUNS FILMES COMO BEE MOVIE, OS SEM FLORESTAS, \r\n
      O LORAX, WALL E, CRIANDO ASAS, FORAM MENCIONADOS NO QUESTIONÁRIO COMO EXIBIÇÕES \r\n
      AUDIOVISUAIS QUE PODERIAM ABORDAR. TAL ESTRATÉGIA TEM COMO FINALIDADE ACRESCENTAR AÇÕES QUE \r\n
      VISAM CONTRIBUIR PARA UMA MUDANÇA NO COMPORTAMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM \r\n
      O AMBIENTE NATURAL, NÃO SOMENTE NO PRESENTE, MAS TAMBÉM PARA UM FUTURO ONDE A HUMANIDADE \r\n
      ESTEJA EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA. FORAM CONSIDERADOS PARA ESTA EXPERIÊNCIA OS ASPECTOS \r\n
      TEÓRICOS QUE ENGLOBAM O USO DE TECNOLOGIAS COMO MÍDIAS DIGITAIS, SENDO FERRAMENTAS QUE PODEM \r\n
      AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, INSTIGANDO O ALUNO A BUSCAR O CONHECIMENTO SOBRE \r\n
      O TEMA ABORDADO. AO UTILIZAR FERRAMENTAS COMO O USO DE FILMES PARA FALAR SOBRE A CONSERVAÇÃO \r\n
      DA NATUREZA, O PROFESSOR PRECISA BUSCAR FORMAS DE CONTEXTUALIZAR AS METODOLOGIAS ESCOLHIDAS \r\n
      PARA ABRIR ESPAÇOS QUE LEVEM O ALUNO A COMPREENDER A REALIDADE EM QUE ELE VIVE, DENTRO DE SEU \r\n
      CONTEXTO SOCIAL E O AMBIENTE EM QUE ELE ESTÁ INSERIDO, O PAPEL DAS ESCOLAS E DO PROFESSOR COMO \r\n
      MEDIADOR DO CONHECIMENTO É MUITO IMPORTANTE PARA SENSIBILIZAÇÃO, TRAZENDO PARA O ALUNO A \r\n
      FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, DEMONSTRANDO O SEU DEVER EM RELAÇÃO AO CUIDADO COM A \r\n
      NATUREZA, INCENTIVANDO COM AÇÕES QUE VISEM A CONSERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS, E UMA \r\n
      MUDANÇA DE COMPORTAMENTO FRENTE A NATUREZA (KIEREPKA, 2019). A TECNOLOGIA VEM OCUPANDO \r\n
      CADA VEZ MAIS ESPAÇO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE, TORNANDO-SE ESSENCIAL NA VIDA DE TODOS, E ATÉ \r\n
      MESMO PARA O PROFESSOR NA MEDICAÇÃO DO CONHECIMENTO, REFORMULANDO O ENSINO TRADICIONAL.\r\n
      TRAZENDO MULTIMÍDIAS COM ILUSTRAÇÕES E IMAGENS QUE CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM, ESTARÁ COLABORANDO COM AÇÕES QUE VISAM CONTRIBUIR PARA UMA MUDANÇA NO \r\n
      COMPORTAMENTO DO ALUNO PARA OS CUIDADOS COM O AMBIENTE NATURAL, NÃO SOMENTE NO PRESENTE, \r\n
      MAS TAMBÉM PARA UM FUTURO ONDE A HUMANIDADE PODE ESTAR EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA \r\n
      (AÑEZ, 2017). DENTRE AS RESPOSTAS EXISTEM RELATOS SOBRE COMO A INTERAÇÃO COM FILMES EM AULAS \r\n
      DE CIÊNCIAS PODE GERAR DEBATES, DESPERTAR OLHARES. AS ATIVIDADES LÚDICAS PODEM SER ESSENCIAIS \r\n
      NA EFETIVAÇÃO DO APRENDIZADO, AUXILIANDO AO ESPECTADOR NA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE FORMA \r\n
      DINÂMICA SOBRE UMA PERCEPÇÃO DO MUNDO AO SEU REDOR. O USO DE MULTIMÍDIAS PODE AUXILIAR NO \r\n
      PROCESSO QUE EXPLORA A CRIATIVIDADE E DIVERSOS CONHECIMENTOS. DISTINTAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO \r\n
      PODEM AMPLIAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, MAS TAMBÉM PODEM AUXILIAR EM UMA QUALIDADE DE \r\n
      VIDA MELHOR (PAZZINI, 2013). AO REALIZAR O TRABALHO E ANALISANDO AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES \r\n
      MEDIANTE AO QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS \r\n
      COMO O USO DE FILMES NA SALA DE AULA PODE SER UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA CAPAZ DE PROMOVER \r\n
      UM ENSINO DIFERENCIADO TECENDO RELAÇÕES ENTRE A TEORIA COM A PRÁTICA. O USO DE FILMES COMO \r\n
      RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO, PODE INSTIGAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E AMPLIAR DISCUSSÕES ACERCA \r\n
      DE DETERMINADAS SITUAÇÕES, BEM COMO DESPERTAR O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE AS \r\n
      REPRESENTAÇÕES QUE A MÍDIA TRAZ PARA A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "RECURSOS AUDIOVISUAIS, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID235_09112021155854.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉIA DE FÁTIMA OLEGÁRIO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA"
    "autor_email" => "andreiaolegario@alunos.ut"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 E PARA QUE NÃO HOUVESSE UMA GRANDE QUANTIA DE CONTAMINAÇÕES RAPIDAMENTE, FOI NECESSÁRIO O ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL DE TODA A POPULAÇÃO MUNDIAL (OPAS, 2020), AFETANDO TODOS OS SETORES E ATÉ MESMO AS ESCOLAS, ESTAS PASSARAM A TRABALHAR COM AULAS REMOTAS POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS. COM ESSA GRANDE MUDANÇA EXIGIDA PELO ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL, HOUVE A NECESSIDADE DE ADAPTAR PRÁTICAS EDUCACIONAIS ANTIGAS PARA O MUNDO ONLINE. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS, COM ÊNFASE EM FILMES, RELACIONADOS À CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, ATRAVÉS DAS AULAS REMOTAS. PARTINDO DESSE CONTEXTO, OS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO BIOLOGIA, ENFRENTARAM O DESAFIO DE SE INSERIR NESTE PERÍODO UTILIZANDO FERRAMENTAS AUDIOVISUAIS. AS ATIVIDADES OCORRERAM EM UM COLÉGIO ESTADUAL LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA - PR, NO QUAL AS REGÊNCIAS ACONTECERAM NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL II) E BIOLOGIA (ENSINO MÉDIO), E TODO TIPO DE PARTICIPAÇÃO E INTERVENÇÃO FORAM REALIZADAS EM AMBIENTE VIRTUAL. A INCLUSÃO DE FILMES PODE TRAZER GRANDES CONHECIMENTOS AOS ALUNOS, ALÉM DE PROPORCIONAR A LIBERDADE DE ANÁLISE E PENSAR DE MODO CRÍTICO, COM ISSO APRENDENDO DE MODO LÚDICO, DESENVOLVENDO DIVERSOS CONHECIMENTOS E A LIBERDADE COMO SER SOCIAL E PENSANTE (KNECHTEL, 2008). DESTACA- SE A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA ESTABELECER OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DESSA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA, POIS O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PODE TRAZER DIVERSAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO EDUCATIVO (BERGMANN; SAMS, 2018), POSSIBILITANDO ALTERNATIVAS NO ENVOLVIMENTO E NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO (SILVA, 2012). DIANTE DESTES FATOS E PARA A COMPREENSÃO DO USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM SALA DE AULA, FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, COM O INTUITO DE OBTER RESPOSTAS RELACIONADAS AO USO DE FILMES PARA MEDIAR O CONHECIMENTO SOBRE À CONSERVAÇÃO DA NATUREZA EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. O QUESTIONÁRIO ERA COMPOSTO POR OITO PERGUNTAS SOBRE O TEMA EM QUESTÃO, RELACIONANDO QUESTÕES QUE PODERIAM CONTRIBUIR COM OS CONTEÚDOS SOBRE A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, ALGUNS FILMES COMO BEE MOVIE, OS SEM FLORESTAS, O LORAX, WALL E, CRIANDO ASAS, FORAM MENCIONADOS NO QUESTIONÁRIO COMO EXIBIÇÕES AUDIOVISUAIS QUE PODERIAM ABORDAR. TAL ESTRATÉGIA TEM COMO FINALIDADE ACRESCENTAR AÇÕES QUE VISAM CONTRIBUIR PARA UMA MUDANÇA NO COMPORTAMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS COM O AMBIENTE NATURAL, NÃO SOMENTE NO PRESENTE, MAS TAMBÉM PARA UM FUTURO ONDE A HUMANIDADE ESTEJA EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA. FORAM CONSIDERADOS PARA ESTA EXPERIÊNCIA OS ASPECTOS TEÓRICOS QUE ENGLOBAM O USO DE TECNOLOGIAS COMO MÍDIAS DIGITAIS, SENDO FERRAMENTAS QUE PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, INSTIGANDO O ALUNO A BUSCAR O CONHECIMENTO SOBRE O TEMA ABORDADO. AO UTILIZAR FERRAMENTAS COMO O USO DE FILMES PARA FALAR SOBRE A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, O PROFESSOR PRECISA BUSCAR FORMAS DE CONTEXTUALIZAR AS METODOLOGIAS ESCOLHIDAS PARA ABRIR ESPAÇOS QUE LEVEM O ALUNO A COMPREENDER A REALIDADE EM QUE ELE VIVE, DENTRO DE SEU CONTEXTO SOCIAL E O AMBIENTE EM QUE ELE ESTÁ INSERIDO, O PAPEL DAS ESCOLAS E DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DO CONHECIMENTO É MUITO IMPORTANTE PARA SENSIBILIZAÇÃO, TRAZENDO PARA O ALUNO A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, DEMONSTRANDO O SEU DEVER EM RELAÇÃO AO CUIDADO COM A NATUREZA, INCENTIVANDO COM AÇÕES QUE VISEM A CONSERVAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS, E UMA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO FRENTE A NATUREZA (KIEREPKA, 2019). A TECNOLOGIA VEM OCUPANDO CADA VEZ MAIS ESPAÇO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE, TORNANDO-SE ESSENCIAL NA VIDA DE TODOS, E ATÉ MESMO PARA O PROFESSOR NA MEDICAÇÃO DO CONHECIMENTO, REFORMULANDO O ENSINO TRADICIONAL. TRAZENDO MULTIMÍDIAS COM ILUSTRAÇÕES E IMAGENS QUE CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ESTARÁ COLABORANDO COM AÇÕES QUE VISAM CONTRIBUIR PARA UMA MUDANÇA NO COMPORTAMENTO DO ALUNO PARA OS CUIDADOS COM O AMBIENTE NATURAL, NÃO SOMENTE NO PRESENTE, MAS TAMBÉM PARA UM FUTURO ONDE A HUMANIDADE PODE ESTAR EM EQUILÍBRIO COM A NATUREZA (AÑEZ, 2017). DENTRE AS RESPOSTAS EXISTEM RELATOS SOBRE COMO A INTERAÇÃO COM FILMES EM AULAS DE CIÊNCIAS PODE GERAR DEBATES, DESPERTAR OLHARES. AS ATIVIDADES LÚDICAS PODEM SER ESSENCIAIS NA EFETIVAÇÃO DO APRENDIZADO, AUXILIANDO AO ESPECTADOR NA FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DE FORMA DINÂMICA SOBRE UMA PERCEPÇÃO DO MUNDO AO SEU REDOR. O USO DE MULTIMÍDIAS PODE AUXILIAR NO PROCESSO QUE EXPLORA A CRIATIVIDADE E DIVERSOS CONHECIMENTOS. DISTINTAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PODEM AMPLIAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, MAS TAMBÉM PODEM AUXILIAR EM UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR (PAZZINI, 2013). AO REALIZAR O TRABALHO E ANALISANDO AS RESPOSTAS DOS PROFESSORES MEDIANTE AO QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO O USO DE FILMES NA SALA DE AULA PODE SER UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA CAPAZ DE PROMOVER UM ENSINO DIFERENCIADO TECENDO RELAÇÕES ENTRE A TEORIA COM A PRÁTICA. O USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO, PODE INSTIGAR O INTERESSE DOS ALUNOS, E AMPLIAR DISCUSSÕES ACERCA DE DETERMINADAS SITUAÇÕES, BEM COMO DESPERTAR O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES QUE A MÍDIA TRAZ PARA A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.