ATUALMENTE, O CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO É CONSIDERADO UM GRANDE PALCO EM RELAÇÃO
ÀS MAIS DIVERSAS DISCUSSÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). SENDO ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM ESPECTRO DO AUTISMO MATRICULADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM- ES. ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA BUSCANDO A COMPREENSÃO DE FORMA QUALITATIVA, E POSTERIORMENTE ABARCOU AS MODALIDADES DA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA E OBSERVACIONAL. DURANTE OS PRIMEIROS DIAS DO PERÍODO DE ESTÁGIO, CONHECEMOS A ESCOLA E OS PROFISSIONAIS QUE NELA HABITA, OBSERVARMOS OS CUIDADOS E A DEDICAÇÃO DOS MESMOS PARA PROPORCIONAR O ENSINO AOS ESTUDANTES, CONTUDO SEGUINDO AS NORMAS E REGRAS EM RELAÇÃO A PREVENÇÃO DO CORONAVIRUS, RESPEITANDO O DISTANCIAMENTO SOCIAL, USO DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL. VIVENCIAMOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA O COMPORTAMENTO E CARACTERÍSTICAS DOS EDUCANDOS, ATRAVÉS DE ATIVIDADES E DINÂMICAS, QUE FORAM ELABORADAS POR MEIO DOS PLANEJAMENTOS ACOMPANHANDO AS TURMAS NAS AULAS, NOS DEPARAMOS COM ALUNOS AUTISTAS. CONVERSANDO COM AS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ESCOLA, FOI FALADO QUE MUITOS ALUNOS CONSIDERADOS AUTISTAS NÃO POSSUEM LAUDO, ISSO POR CONTA DA FAMÍLIA NÃO IR ATRÁS, E PORTANTO NÃO OBTÉM O DIREITO A UMA AUXILIAR. OBSERVOU-SE QUE HÁ UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS AUTISTAS NESSA ESCOLA, PORÉM SOMENTE ALGUNS POSSUEM LAUDO, SENDO QUE O DESENVOLVIMENTO DOS MESMOS FICAM COMPROMETIDO POR CONTA DESSE FATO.