ENSINO DE GEOGRAFIA E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS EM
TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM UMA
ESCOLA DA ZONA METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84726 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 1423 "titulo" => """ ENSINO DE GEOGRAFIA E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS EM\r\n TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM UMA\r\n ESCOLA DA ZONA METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ """ "resumo" => """ NESTE ESTUDO TEM-SE A INTENÇÃO DE APRESENTAR EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA\r\n INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO\r\n FUNDAMENTAL PANORAMA XXI, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. NOSSA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS FOI\r\n POR MEIO REMOTO, UMA VEZ QUE TORNOU-SE OBRIGATÓRIO MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL, MAS TAL\r\n ALTERNATIVA NÃO PARECE TER PRODUZIDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO QUE CONCERNE À IMPLEMENTAÇÃO DO\r\n CURRÍCULO DE GEOGRAFIA, CONSIDERANDO-SE A QUASE AUSÊNCIA DE ABORDAGENS VOLTADAS À QUESTÕES\r\n SOCIOAMBIENTAIS. ASSIM, OBJETIVOU-SE ANALISAR A DINÂMICA DO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM FACE DA\r\n REALIDADE DAS MEDIDAS ADOTADAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - SEDUC DURANTE A\r\n PANDEMIA, BEM COMO VERIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA ESCOLA PANORAMA XXI POR\r\n PARTE DE PROFESSORES E ALUNOS. DESSA FORMA, O ESTUDO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA PARA A\r\n COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ESCOLA PANORAMA XXI, E QUAIS AÇÕES FORAM TOMADAS PELA\r\n SEDUC NO SENTIDO DE QUE AS AULAS CHEGASSEM AOS ALUNOS DE FORMA EFETIVA E TRATANDO SOBRE AS QUESTÕES\r\n AMBIENTAIS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE ALUNOS, PROFESSORES E OS DEMAIS MORADORES DO BAIRRO QUE A\r\n ESCOLA ESTÁ LOCALIZADA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS OBSERVA-SE QUE 47% DOS ESTUDANTES ENFRENTAM\r\n ALGUMA DIFICULDADE PARA PARTICIPAR DAS AULAS POR FALTA DE INTERNET, APARELHO CELULAR OU COMPUTADOR. E,\r\n 43% CLASSIFICA SUAS HABILIDADES COM A INTERNET COMO RUIM, PÉSSIMA OU REGULAR. ALÉM DISSO, 43% NÃO\r\n RECEBEM AJUDA DOS FAMILIARES PARA AS ATIVIDADES DA ESCOLA. DAS OPÇÕES DE ATIVIDADES QUE DIFICULTAM O\r\n ACOMPANHAMENTO DAS AULAS REMOTAS, 61% RESPONDEU QUE OS TRABALHOS DOMÉSTICOS SÃO OS QUE MAIS\r\n ATRAPALHAM. COM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES DE SANEAMENTO BÁSICO, 70% DOS ESTUDANTES APONTAM QUE ONDE\r\n MORAM POSSUEM ALGUM PROBLEMA: AUSÊNCIA DE ASFALTO, HÁ OCORRÊNCIA DE ALAGAMENTOS, BURACOS E LIXOS.\r\n TODAS ESSAS QUESTÕES APRESENTADAS MOSTRAM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES DA ESCOLA\r\n PANORAMA XXI, QUE DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA E DEMAIS MATERIAIS.\r\n LEVANDO A UMA DIFICULDADE MAIOR PARA O PROFESSOR DESENVOLVER UM CONTEÚDO CRÍTICO E QUE POSSA DISCUTIR AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE ACONTECEM NA REALIDADE VIVIDA PELOS ALUNOS. POR FIM, TENDO COMO\r\n PONTO DE PARTIDA O OBJETIVO DESSA PESQUISA, QUE É FAZER UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NA\r\n PANDEMIA DO COVID-19 NA ESCOLA PANORAMA XXI, SERÁ ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA QUALITATIVA, DE\r\n CARÁTER EXPLORATÓRIO, QUE FOI CONSIDERADO O MAIS APROPRIADO PARA O ESTUDO REALIZADO. ADEMAIS, OS\r\n INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS UTILIZADOS NA PESQUISA FORAM: BIBLIOGRÁFICA, DE CAMPO E ENTREVISTAS,\r\n COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA, ALUNOS E GESTORES DA ESCOLA PANORAMA XXI, PARA A COMPREENSÃO DO TEMA\r\n ABORDADO. ASSIM, OBSERVAMOS DURANTE AS AULAS REMOTAS A DIFICULDADE DO PROFESSOR TRABALHAR DE UMA\r\n FORMA MAIS DIDÁTICA E CRÍTICA A GEOGRAFIA A QUESTÃO AMBIENTAL, UMA VEZ QUE MUITOS NÃO ESTAVAM\r\n PREPARADOS PARA UTILIZAR A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NAS AULAS. NESSE CONTEXTO, A EXPERIÊNCIA COM O\r\n ENSINO REMOTO EVIDENCIOU DIFICULDADES DE DIDÁTICAS, A GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL, TORNANDO EMERGENTE\r\n A NECESSIDADE DE DEBATES PARA A COMPREENSÃO ESTRUTURAL DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO, E\r\n QUAL A POSSIBILIDADE DE REPARAR OS DANOS CAUSADOS DURANTE ESSES QUASE DOIS ANOS DE PANDEMIA. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ENSINO DE GEOGRAFIA, SOCIOAMBIENTAL, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1423_05112021125532.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILDA DUARTE DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "RAILDA" "autor_email" => "railda.duarte026@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84726 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 596 "inscrito_id" => 1423 "titulo" => """ ENSINO DE GEOGRAFIA E QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS EM\r\n TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS EM UMA\r\n ESCOLA DA ZONA METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ """ "resumo" => """ NESTE ESTUDO TEM-SE A INTENÇÃO DE APRESENTAR EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ÂMBITO DO PROGRAMA\r\n INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO\r\n FUNDAMENTAL PANORAMA XXI, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ. NOSSA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS FOI\r\n POR MEIO REMOTO, UMA VEZ QUE TORNOU-SE OBRIGATÓRIO MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL, MAS TAL\r\n ALTERNATIVA NÃO PARECE TER PRODUZIDO RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO QUE CONCERNE À IMPLEMENTAÇÃO DO\r\n CURRÍCULO DE GEOGRAFIA, CONSIDERANDO-SE A QUASE AUSÊNCIA DE ABORDAGENS VOLTADAS À QUESTÕES\r\n SOCIOAMBIENTAIS. ASSIM, OBJETIVOU-SE ANALISAR A DINÂMICA DO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA EM FACE DA\r\n REALIDADE DAS MEDIDAS ADOTADAS PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ - SEDUC DURANTE A\r\n PANDEMIA, BEM COMO VERIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA ESCOLA PANORAMA XXI POR\r\n PARTE DE PROFESSORES E ALUNOS. DESSA FORMA, O ESTUDO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA PARA A\r\n COMPREENSÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NA ESCOLA PANORAMA XXI, E QUAIS AÇÕES FORAM TOMADAS PELA\r\n SEDUC NO SENTIDO DE QUE AS AULAS CHEGASSEM AOS ALUNOS DE FORMA EFETIVA E TRATANDO SOBRE AS QUESTÕES\r\n AMBIENTAIS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE ALUNOS, PROFESSORES E OS DEMAIS MORADORES DO BAIRRO QUE A\r\n ESCOLA ESTÁ LOCALIZADA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS OBSERVA-SE QUE 47% DOS ESTUDANTES ENFRENTAM\r\n ALGUMA DIFICULDADE PARA PARTICIPAR DAS AULAS POR FALTA DE INTERNET, APARELHO CELULAR OU COMPUTADOR. E,\r\n 43% CLASSIFICA SUAS HABILIDADES COM A INTERNET COMO RUIM, PÉSSIMA OU REGULAR. ALÉM DISSO, 43% NÃO\r\n RECEBEM AJUDA DOS FAMILIARES PARA AS ATIVIDADES DA ESCOLA. DAS OPÇÕES DE ATIVIDADES QUE DIFICULTAM O\r\n ACOMPANHAMENTO DAS AULAS REMOTAS, 61% RESPONDEU QUE OS TRABALHOS DOMÉSTICOS SÃO OS QUE MAIS\r\n ATRAPALHAM. COM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES DE SANEAMENTO BÁSICO, 70% DOS ESTUDANTES APONTAM QUE ONDE\r\n MORAM POSSUEM ALGUM PROBLEMA: AUSÊNCIA DE ASFALTO, HÁ OCORRÊNCIA DE ALAGAMENTOS, BURACOS E LIXOS.\r\n TODAS ESSAS QUESTÕES APRESENTADAS MOSTRAM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DISCENTES DA ESCOLA\r\n PANORAMA XXI, QUE DIFICULTARAM A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE GEOGRAFIA E DEMAIS MATERIAIS.\r\n LEVANDO A UMA DIFICULDADE MAIOR PARA O PROFESSOR DESENVOLVER UM CONTEÚDO CRÍTICO E QUE POSSA DISCUTIR AS QUESTÕES AMBIENTAIS QUE ACONTECEM NA REALIDADE VIVIDA PELOS ALUNOS. POR FIM, TENDO COMO\r\n PONTO DE PARTIDA O OBJETIVO DESSA PESQUISA, QUE É FAZER UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NA\r\n PANDEMIA DO COVID-19 NA ESCOLA PANORAMA XXI, SERÁ ADOTADO O MÉTODO DE PESQUISA QUALITATIVA, DE\r\n CARÁTER EXPLORATÓRIO, QUE FOI CONSIDERADO O MAIS APROPRIADO PARA O ESTUDO REALIZADO. ADEMAIS, OS\r\n INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS UTILIZADOS NA PESQUISA FORAM: BIBLIOGRÁFICA, DE CAMPO E ENTREVISTAS,\r\n COM PROFESSORES DE GEOGRAFIA, ALUNOS E GESTORES DA ESCOLA PANORAMA XXI, PARA A COMPREENSÃO DO TEMA\r\n ABORDADO. ASSIM, OBSERVAMOS DURANTE AS AULAS REMOTAS A DIFICULDADE DO PROFESSOR TRABALHAR DE UMA\r\n FORMA MAIS DIDÁTICA E CRÍTICA A GEOGRAFIA A QUESTÃO AMBIENTAL, UMA VEZ QUE MUITOS NÃO ESTAVAM\r\n PREPARADOS PARA UTILIZAR A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NAS AULAS. NESSE CONTEXTO, A EXPERIÊNCIA COM O\r\n ENSINO REMOTO EVIDENCIOU DIFICULDADES DE DIDÁTICAS, A GRANDE DESIGUALDADE SOCIAL, TORNANDO EMERGENTE\r\n A NECESSIDADE DE DEBATES PARA A COMPREENSÃO ESTRUTURAL DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO, E\r\n QUAL A POSSIBILIDADE DE REPARAR OS DANOS CAUSADOS DURANTE ESSES QUASE DOIS ANOS DE PANDEMIA. """ "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ENSINO DE GEOGRAFIA, SOCIOAMBIENTAL, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1423_05112021125532.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAILDA DUARTE DAS NEVES" "autor_nome_curto" => "RAILDA" "autor_email" => "railda.duarte026@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }