ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DIRECIONADA PARA O
ENEM
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84721 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 1308 "titulo" => """ ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DIRECIONADA PARA O \r\n ENEM """ "resumo" => """ JUSTIFICA-SE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ALIADO AO ENSINO REMOTO, TROUXE A NECESSIDADE DOS DOCENTES \r\n TEREM QUE SE ADAPTAREM, DE MANEIRA INESPERADA, AO FORMATO DE ENSINO, PARA SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DA \r\n ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) PARA NÃO CORROBORAR COM A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19. \r\n EVIDENTEMENTE OS PROFESSORES TIVERAM DIFICULDADES EM REPASSAR O CONTEÚDO DE QUÍMICA DEVIDO SER UMA \r\n CIÊNCIA EXPERIMENTAL E CONSIDERADA DIFÍCIL PELOS OS ALUNOS, POIS EXIGE BASTANTE DEDICAÇÃO PARA \r\n COMPREENDER A DISCIPLINA POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA ABSTRATA. A PARTIR DESSA SITUAÇÃO, SURGIU A \r\n NECESSIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM NOVAS METODOLOGIAS E FORMAS DE PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O \r\n ENEM. ASSIM, O ENSINO REMOTO EXIGIU QUE PROFESSORES E ALUNOS SUBSTITUÍSSEM AS AULAS PRESENCIAIS PELO \r\n AMBIENTE VIRTUAL, NO QUAL SERIA O ESPAÇO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL É \r\n COMPREENDIDO COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO ONDE EXISTE O DISTANCIAMENTO ENTRE DOCENTE E DISCENTE, \r\n MAS PERMITE ATENDER AO ALUNO, QUE MESMO EM CASA PODE ESTUDAR E SE MANTER ATIVO NO PROCESSO \r\n EDUCACIONAL. DIANTE DO EXPOSTO, OS PROFESSORES TIVERAM UMA GRANDE MUDANÇA NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, \r\n POIS COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), TUDO MUDOU DE REPENTE, SEM QUE HOUVESSE TEMPO \r\n DE PREPARAÇÃO. DESSA FORMA, OS DOCENTES TIVERAM QUE GRAVAR E EDITAR AULAS, USAR AS FERRAMENTAS \r\n TECNOLÓGICAS QUE ANTES NÃO ESTAVAM HABITUADOS A USAR E SE ADAPTAR AS NOVAS FORMAS DE ENSINAR, ALÉM DE \r\n LIDAR COM PROBLEMAS NO QUE SE REFEREM ÀS DISPARIDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS BRASILEIRAS. A PRESENTE \r\n PESQUISA RETRATA AS DIFICULDADES DO PROFESSOR DE QUÍMICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DE BOA \r\n VIAGEM-CE EM MINISTRAR OS CONTEÚDOS VOLTADOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NA \r\n MODALIDADE DE ENSINO REMOTO. OBJETIVA-SE COM O PRESENTE ESTUDO ANALISAR OS IMPASSES QUE O DOCENTE \r\n ENFRENTA PARA LECIONAR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA COM FOCO PARA A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, MAPEANDO \r\n AS PERCEPÇÕES, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COMO \r\n FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A QUÍMICA ESTÁ PRESENTE EM TUDO, MAS NAS ESCOLAS ESTA MATÉRIA É CONSIDERADA A \r\n DISCIPLINA MAIS DIFÍCIL, POIS COMPREENDEM MUITAS FÓRMULAS E EQUAÇÕES, DESSE MODO OS ALUNOS NÃO SE \r\n INTERESSAM MUITO, MAS TAMBÉM PODE ACONTECER QUE A METODOLOGIA QUE É USADA PARA ABORDAR O CONTEÚDO \r\n NÃO É FAVORÁVEL PARA QUE POSSA CHAMAR A ATENÇÃO DO DISCENTE. PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE É NECESSÁRIO \r\n QUE O DOCENTE APLIQUE METODOLOGIAS EFICAZES, RELACIONANDO O ASSUNTO AO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA \r\n INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. É COMUM SE DEPARAR COM OS DISCENTES COM DIFICULDADES DE \r\n APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POR TER UMA CONCEPÇÃO ERRADA DAS DISCIPLINAS DAS EXATAS, ENTÃO \r\n É DEVER DO PROFESSOR MUDAR ESSA VISÃO, TENTANDO SE APROXIMAR DA REALIDADE DOS ALUNOS E DANDO EXEMPLOS \r\n QUE CORRESPONDAM COM O DIA A DIA. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) É UMA PROVA QUE \r\n ACONTECE ANUALMENTE, ORGANIZADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TEM O OBJETIVO DE AVALIAR A \r\n QUALIDADE DE ENSINO, VISANDO ANALISAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS PELOS \r\n DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TODO O BRASIL. O ENEM POR MAIS DE 10 ANOS ERA EXCLUSIVAMENTE, PARA \r\n 1LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n LUCIANA.LUZ.SANTOS61@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n 2LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n CINTIA.MARCIEL.SOUSA07@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n 3LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n IRANEIDE.MOREIRA.ARAUJO04@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n 4PROFESSOR ORIENTADOR - MESTRANDO EM QUÍMICA PLENA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UF, \r\n PROFESSORWESCLLE@HOTMAIL.COM.\r\n AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO, A PARTIR DO ANO DE 2009 GANHOU MAIS DESTAQUE, DEVIDO ÀS AÇÕES \r\n GOVERNAMENTAIS QUE ESTIMULOU O ACESSO DO ESTUDANTE AO NÍVEL SUPERIOR. O ENEM É UMA PORTA DE ACESSO \r\n PARA O JOVEM ENTRAR NA UNIVERSIDADE. DE ACORDO COM A NOTA OBTIDA NO EXAME, PODERÁ PARTICIPAR DE \r\n PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS COMO O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU), PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA \r\n TODOS (PROUNI) E FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) QUE FACILITAM O ACESSO A UNIVERSIDADES \r\n PÚBLICAS E PRIVADAS DO NOSSO PAÍS. A EDIÇÃO ENEM 2021 JÁ FOI ENCERRADA AS INSCRIÇÕES, O EXAME ESTÁ \r\n MARCADO PARA ACONTECER NOS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO, SENDO APLICADO EM DOIS DOMINGOS CONSECUTIVOS, \r\n NO ENTANTO, OCORREU UM RECORDE NEGATIVO NO NÚMERO DE INSCRITOS, COGITA-SE QUE SERÁ A MENOR EDIÇÃO EM \r\n 13 ANOS, FORAM MAIS DE 3 MILHÕES DE INSCRITOS PARA REALIZAR A PROVA. EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO NOVO \r\n CORONAVÍRUS, QUE ULTRAPASSA A MARCA DE 564 MIL MORTES, VIVENCIAMOS UM CONTEXTO EM QUE AS ESCOLAS \r\n ESTÃO FECHADAS DESDE MARÇO DE 2020 E DIANTE DESSA REALIDADE INSTAUROU-SE O ENSINO REMOTO, SABEMOS QUE \r\n NEM TODOS OS ESTUDANTES TÊM ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS E AO APARATO TECNOLÓGICO OCASIONADO PELA \r\n DESIGUALDADE SOCIAL QUE ENFRENTAMOS, POR OUTRO LADO TEMOS O DOCENTE QUE É UM DOS PROTAGONISTAS E \r\n RESPONSÁVEL PELA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA REALIZAR O EXAME, QUE TAMBÉM ENFRENTA \r\n OBSTÁCULOS EM LIDAR COM AS TECNOLOGIAS, COM O ACESSO À INTERNET, A FALTA DE INFRAESTRUTURA E A FALTA DE \r\n MATERIAIS TECNOLÓGICOS. DIANTE DESSA REALIDADE, É NOTÓRIO QUE O ENSINO REMOTO TEM UM ALCANCE LIMITADO \r\n E CONSEQUENTEMENTE EXCLUI ESTUDANTES QUE NÃO POSSUEM MEIOS TECNOLÓGICOS E ACESSO À INTERNET, DESSA \r\n FORMA, O DOCENTE EM MEIO A ESTES PANORAMAS, VEM SE RESSIGNIFICANDO E ADAPTANDO-SE ÀS FERRAMENTAS \r\n DIGITAIS BUSCANDO MANEIRAS DE EFETIVAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NESTA MODALIDADE. COMO \r\n METODOLOGIA, UTILIZOU-SE ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, POIS, FOI ADOTADA A PESQUISA \r\n BIBLIOGRÁFICA, E PARA COLETA DE DADOS, APLICOU-SE UM FORMULÁRIO COM 13 PERGUNTAS NO GOOGLE FORMULÁRIOS \r\n PARA UM DOCENTE DE DETERMINADA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DA CIDADE DE BOA VIAGEM-CE. \r\n COMO RESULTADOS, ATRAVÉS DO FORMULÁRIO, CONSTATOU-SE QUE O PROFESSOR TEM FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM \r\n QUÍMICA, ATUA 1°, 2° E 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, ATUANDO EM SETE TURMAS COM EM MÉDIA 40 \r\n ALUNOS POR SALA, NO QUAL AVALIA O ENSINO REMOTO COMO UMA FORMA NECESSÁRIA PARA NÃO INTERROMPER O \r\n PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS ESTRATÉGIAS USADAS DURANTE O ENSINO REMOTO, INICIALMENTE FOI A \r\n FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO WHATSAPP, APÓS SURGIU UMA NECESSIDADE DE UM CONTATO DE FORMA SÍNCRONA \r\n ENTRE PROFESSOR E ALUNO, DESSA FORMA IMPLEMENTOU-SE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COMO GOOGLE CLASSROOM, \r\n MEET E FORMS. MESMO USANDO ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS AINDA O DOCENTE ENFRENTA DIFICULDADES \r\n PERTINENTES, QUE É ESTABELECER O CONTATO COM OS ALUNOS. EM MEIO AO ENSINO REMOTO, HOUVE A PREPARAÇÃO \r\n DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COM FOCO NO ENEM, ATRAVÉS DE AULAS COM RESOLUÇÕES DE QUESTÕES \r\n DA PROVA DO ENEM DAS EDIÇÕES ANTERIORES. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO MODIFICOU COMPLETAMENTE A \r\n FORMA DE ENSINAR E ESTUDAR, JÁ QUE O DOCENTE TEVE QUE SE ADAPTAR A ESSE MODELO DE ENSINO, SEM \r\n TREINAMENTO NO INÍCIO, PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. MAS DIANTE DE TODOS OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR \r\n EM MINISTRAR AULAS COM FOCO NO ENEM, PERCEBE-SE QUE TANTO A ESCOLA COMO O DOCENTE CONSEGUIRAM \r\n INSCREVER QUASE TODOS OS ALUNOS APTOS A FAZER O EXAME, E DE CERTA FORMA USAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS A \r\n SEU FAVOR, A FIM DE PREPARAR OS DISCENTES PARA UMA PROVA TÃO IMPORTANTE NA VIDA DOS ALUNOS QUE DESEJAM \r\n INGRESSAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORMA GRATUITA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENEM, DOCENTE, QUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1308_25102021222959.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DA LUZ SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANA SANTOS" "autor_email" => "luciana.luz.santos61@alun" "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS BOA VIAGEM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84721 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 204 "inscrito_id" => 1308 "titulo" => """ ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DIRECIONADA PARA O \r\n ENEM """ "resumo" => """ JUSTIFICA-SE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ALIADO AO ENSINO REMOTO, TROUXE A NECESSIDADE DOS DOCENTES \r\n TEREM QUE SE ADAPTAREM, DE MANEIRA INESPERADA, AO FORMATO DE ENSINO, PARA SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DA \r\n ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) PARA NÃO CORROBORAR COM A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19. \r\n EVIDENTEMENTE OS PROFESSORES TIVERAM DIFICULDADES EM REPASSAR O CONTEÚDO DE QUÍMICA DEVIDO SER UMA \r\n CIÊNCIA EXPERIMENTAL E CONSIDERADA DIFÍCIL PELOS OS ALUNOS, POIS EXIGE BASTANTE DEDICAÇÃO PARA \r\n COMPREENDER A DISCIPLINA POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA ABSTRATA. A PARTIR DESSA SITUAÇÃO, SURGIU A \r\n NECESSIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM NOVAS METODOLOGIAS E FORMAS DE PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O \r\n ENEM. ASSIM, O ENSINO REMOTO EXIGIU QUE PROFESSORES E ALUNOS SUBSTITUÍSSEM AS AULAS PRESENCIAIS PELO \r\n AMBIENTE VIRTUAL, NO QUAL SERIA O ESPAÇO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL É \r\n COMPREENDIDO COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO ONDE EXISTE O DISTANCIAMENTO ENTRE DOCENTE E DISCENTE, \r\n MAS PERMITE ATENDER AO ALUNO, QUE MESMO EM CASA PODE ESTUDAR E SE MANTER ATIVO NO PROCESSO \r\n EDUCACIONAL. DIANTE DO EXPOSTO, OS PROFESSORES TIVERAM UMA GRANDE MUDANÇA NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, \r\n POIS COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), TUDO MUDOU DE REPENTE, SEM QUE HOUVESSE TEMPO \r\n DE PREPARAÇÃO. DESSA FORMA, OS DOCENTES TIVERAM QUE GRAVAR E EDITAR AULAS, USAR AS FERRAMENTAS \r\n TECNOLÓGICAS QUE ANTES NÃO ESTAVAM HABITUADOS A USAR E SE ADAPTAR AS NOVAS FORMAS DE ENSINAR, ALÉM DE \r\n LIDAR COM PROBLEMAS NO QUE SE REFEREM ÀS DISPARIDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS BRASILEIRAS. A PRESENTE \r\n PESQUISA RETRATA AS DIFICULDADES DO PROFESSOR DE QUÍMICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DE BOA \r\n VIAGEM-CE EM MINISTRAR OS CONTEÚDOS VOLTADOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NA \r\n MODALIDADE DE ENSINO REMOTO. OBJETIVA-SE COM O PRESENTE ESTUDO ANALISAR OS IMPASSES QUE O DOCENTE \r\n ENFRENTA PARA LECIONAR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA COM FOCO PARA A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, MAPEANDO \r\n AS PERCEPÇÕES, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COMO \r\n FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A QUÍMICA ESTÁ PRESENTE EM TUDO, MAS NAS ESCOLAS ESTA MATÉRIA É CONSIDERADA A \r\n DISCIPLINA MAIS DIFÍCIL, POIS COMPREENDEM MUITAS FÓRMULAS E EQUAÇÕES, DESSE MODO OS ALUNOS NÃO SE \r\n INTERESSAM MUITO, MAS TAMBÉM PODE ACONTECER QUE A METODOLOGIA QUE É USADA PARA ABORDAR O CONTEÚDO \r\n NÃO É FAVORÁVEL PARA QUE POSSA CHAMAR A ATENÇÃO DO DISCENTE. PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE É NECESSÁRIO \r\n QUE O DOCENTE APLIQUE METODOLOGIAS EFICAZES, RELACIONANDO O ASSUNTO AO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA \r\n INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. É COMUM SE DEPARAR COM OS DISCENTES COM DIFICULDADES DE \r\n APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POR TER UMA CONCEPÇÃO ERRADA DAS DISCIPLINAS DAS EXATAS, ENTÃO \r\n É DEVER DO PROFESSOR MUDAR ESSA VISÃO, TENTANDO SE APROXIMAR DA REALIDADE DOS ALUNOS E DANDO EXEMPLOS \r\n QUE CORRESPONDAM COM O DIA A DIA. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) É UMA PROVA QUE \r\n ACONTECE ANUALMENTE, ORGANIZADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TEM O OBJETIVO DE AVALIAR A \r\n QUALIDADE DE ENSINO, VISANDO ANALISAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS PELOS \r\n DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TODO O BRASIL. O ENEM POR MAIS DE 10 ANOS ERA EXCLUSIVAMENTE, PARA \r\n 1LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n LUCIANA.LUZ.SANTOS61@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n 2LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n CINTIA.MARCIEL.SOUSA07@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n 3LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n IRANEIDE.MOREIRA.ARAUJO04@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n 4PROFESSOR ORIENTADOR - MESTRANDO EM QUÍMICA PLENA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UF, \r\n PROFESSORWESCLLE@HOTMAIL.COM.\r\n AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO, A PARTIR DO ANO DE 2009 GANHOU MAIS DESTAQUE, DEVIDO ÀS AÇÕES \r\n GOVERNAMENTAIS QUE ESTIMULOU O ACESSO DO ESTUDANTE AO NÍVEL SUPERIOR. O ENEM É UMA PORTA DE ACESSO \r\n PARA O JOVEM ENTRAR NA UNIVERSIDADE. DE ACORDO COM A NOTA OBTIDA NO EXAME, PODERÁ PARTICIPAR DE \r\n PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS COMO O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU), PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA \r\n TODOS (PROUNI) E FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) QUE FACILITAM O ACESSO A UNIVERSIDADES \r\n PÚBLICAS E PRIVADAS DO NOSSO PAÍS. A EDIÇÃO ENEM 2021 JÁ FOI ENCERRADA AS INSCRIÇÕES, O EXAME ESTÁ \r\n MARCADO PARA ACONTECER NOS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO, SENDO APLICADO EM DOIS DOMINGOS CONSECUTIVOS, \r\n NO ENTANTO, OCORREU UM RECORDE NEGATIVO NO NÚMERO DE INSCRITOS, COGITA-SE QUE SERÁ A MENOR EDIÇÃO EM \r\n 13 ANOS, FORAM MAIS DE 3 MILHÕES DE INSCRITOS PARA REALIZAR A PROVA. EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO NOVO \r\n CORONAVÍRUS, QUE ULTRAPASSA A MARCA DE 564 MIL MORTES, VIVENCIAMOS UM CONTEXTO EM QUE AS ESCOLAS \r\n ESTÃO FECHADAS DESDE MARÇO DE 2020 E DIANTE DESSA REALIDADE INSTAUROU-SE O ENSINO REMOTO, SABEMOS QUE \r\n NEM TODOS OS ESTUDANTES TÊM ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS E AO APARATO TECNOLÓGICO OCASIONADO PELA \r\n DESIGUALDADE SOCIAL QUE ENFRENTAMOS, POR OUTRO LADO TEMOS O DOCENTE QUE É UM DOS PROTAGONISTAS E \r\n RESPONSÁVEL PELA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA REALIZAR O EXAME, QUE TAMBÉM ENFRENTA \r\n OBSTÁCULOS EM LIDAR COM AS TECNOLOGIAS, COM O ACESSO À INTERNET, A FALTA DE INFRAESTRUTURA E A FALTA DE \r\n MATERIAIS TECNOLÓGICOS. DIANTE DESSA REALIDADE, É NOTÓRIO QUE O ENSINO REMOTO TEM UM ALCANCE LIMITADO \r\n E CONSEQUENTEMENTE EXCLUI ESTUDANTES QUE NÃO POSSUEM MEIOS TECNOLÓGICOS E ACESSO À INTERNET, DESSA \r\n FORMA, O DOCENTE EM MEIO A ESTES PANORAMAS, VEM SE RESSIGNIFICANDO E ADAPTANDO-SE ÀS FERRAMENTAS \r\n DIGITAIS BUSCANDO MANEIRAS DE EFETIVAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NESTA MODALIDADE. COMO \r\n METODOLOGIA, UTILIZOU-SE ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, POIS, FOI ADOTADA A PESQUISA \r\n BIBLIOGRÁFICA, E PARA COLETA DE DADOS, APLICOU-SE UM FORMULÁRIO COM 13 PERGUNTAS NO GOOGLE FORMULÁRIOS \r\n PARA UM DOCENTE DE DETERMINADA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DA CIDADE DE BOA VIAGEM-CE. \r\n COMO RESULTADOS, ATRAVÉS DO FORMULÁRIO, CONSTATOU-SE QUE O PROFESSOR TEM FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM \r\n QUÍMICA, ATUA 1°, 2° E 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, ATUANDO EM SETE TURMAS COM EM MÉDIA 40 \r\n ALUNOS POR SALA, NO QUAL AVALIA O ENSINO REMOTO COMO UMA FORMA NECESSÁRIA PARA NÃO INTERROMPER O \r\n PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS ESTRATÉGIAS USADAS DURANTE O ENSINO REMOTO, INICIALMENTE FOI A \r\n FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO WHATSAPP, APÓS SURGIU UMA NECESSIDADE DE UM CONTATO DE FORMA SÍNCRONA \r\n ENTRE PROFESSOR E ALUNO, DESSA FORMA IMPLEMENTOU-SE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COMO GOOGLE CLASSROOM, \r\n MEET E FORMS. MESMO USANDO ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS AINDA O DOCENTE ENFRENTA DIFICULDADES \r\n PERTINENTES, QUE É ESTABELECER O CONTATO COM OS ALUNOS. EM MEIO AO ENSINO REMOTO, HOUVE A PREPARAÇÃO \r\n DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COM FOCO NO ENEM, ATRAVÉS DE AULAS COM RESOLUÇÕES DE QUESTÕES \r\n DA PROVA DO ENEM DAS EDIÇÕES ANTERIORES. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO MODIFICOU COMPLETAMENTE A \r\n FORMA DE ENSINAR E ESTUDAR, JÁ QUE O DOCENTE TEVE QUE SE ADAPTAR A ESSE MODELO DE ENSINO, SEM \r\n TREINAMENTO NO INÍCIO, PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. MAS DIANTE DE TODOS OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR \r\n EM MINISTRAR AULAS COM FOCO NO ENEM, PERCEBE-SE QUE TANTO A ESCOLA COMO O DOCENTE CONSEGUIRAM \r\n INSCREVER QUASE TODOS OS ALUNOS APTOS A FAZER O EXAME, E DE CERTA FORMA USAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS A \r\n SEU FAVOR, A FIM DE PREPARAR OS DISCENTES PARA UMA PROVA TÃO IMPORTANTE NA VIDA DOS ALUNOS QUE DESEJAM \r\n INGRESSAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORMA GRATUITA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENEM, DOCENTE, QUÍMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1308_25102021222959.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DA LUZ SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCIANA SANTOS" "autor_email" => "luciana.luz.santos61@alun" "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS BOA VIAGEM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }