Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DIRECIONADA PARA O ENEM

Palavra-chaves: ENEM, DOCENTE, QUÍMICA, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84721
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 1308
    "titulo" => """
      ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DIRECIONADA PARA O \r\n
      ENEM
      """
    "resumo" => """
      JUSTIFICA-SE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ALIADO AO ENSINO REMOTO, TROUXE A NECESSIDADE DOS DOCENTES \r\n
      TEREM QUE SE ADAPTAREM, DE MANEIRA INESPERADA, AO FORMATO DE ENSINO, PARA SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DA \r\n
      ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) PARA NÃO CORROBORAR COM A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19. \r\n
      EVIDENTEMENTE OS PROFESSORES TIVERAM DIFICULDADES EM REPASSAR O CONTEÚDO DE QUÍMICA DEVIDO SER UMA \r\n
      CIÊNCIA EXPERIMENTAL E CONSIDERADA DIFÍCIL PELOS OS ALUNOS, POIS EXIGE BASTANTE DEDICAÇÃO PARA \r\n
      COMPREENDER A DISCIPLINA POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA ABSTRATA. A PARTIR DESSA SITUAÇÃO, SURGIU A \r\n
      NECESSIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM NOVAS METODOLOGIAS E FORMAS DE PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O \r\n
      ENEM. ASSIM, O ENSINO REMOTO EXIGIU QUE PROFESSORES E ALUNOS SUBSTITUÍSSEM AS AULAS PRESENCIAIS PELO \r\n
      AMBIENTE VIRTUAL, NO QUAL SERIA O ESPAÇO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL É \r\n
      COMPREENDIDO COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO ONDE EXISTE O DISTANCIAMENTO ENTRE DOCENTE E DISCENTE, \r\n
      MAS PERMITE ATENDER AO ALUNO, QUE MESMO EM CASA PODE ESTUDAR E SE MANTER ATIVO NO PROCESSO \r\n
      EDUCACIONAL. DIANTE DO EXPOSTO, OS PROFESSORES TIVERAM UMA GRANDE MUDANÇA NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, \r\n
      POIS COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), TUDO MUDOU DE REPENTE, SEM QUE HOUVESSE TEMPO \r\n
      DE PREPARAÇÃO. DESSA FORMA, OS DOCENTES TIVERAM QUE GRAVAR E EDITAR AULAS, USAR AS FERRAMENTAS \r\n
      TECNOLÓGICAS QUE ANTES NÃO ESTAVAM HABITUADOS A USAR E SE ADAPTAR AS NOVAS FORMAS DE ENSINAR, ALÉM DE \r\n
      LIDAR COM PROBLEMAS NO QUE SE REFEREM ÀS DISPARIDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS BRASILEIRAS. A PRESENTE \r\n
      PESQUISA RETRATA AS DIFICULDADES DO PROFESSOR DE QUÍMICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DE BOA \r\n
      VIAGEM-CE EM MINISTRAR OS CONTEÚDOS VOLTADOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NA \r\n
      MODALIDADE DE ENSINO REMOTO. OBJETIVA-SE COM O PRESENTE ESTUDO ANALISAR OS IMPASSES QUE O DOCENTE \r\n
      ENFRENTA PARA LECIONAR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA COM FOCO PARA A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, MAPEANDO \r\n
      AS PERCEPÇÕES, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COMO \r\n
      FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A QUÍMICA ESTÁ PRESENTE EM TUDO, MAS NAS ESCOLAS ESTA MATÉRIA É CONSIDERADA A \r\n
      DISCIPLINA MAIS DIFÍCIL, POIS COMPREENDEM MUITAS FÓRMULAS E EQUAÇÕES, DESSE MODO OS ALUNOS NÃO SE \r\n
      INTERESSAM MUITO, MAS TAMBÉM PODE ACONTECER QUE A METODOLOGIA QUE É USADA PARA ABORDAR O CONTEÚDO \r\n
      NÃO É FAVORÁVEL PARA QUE POSSA CHAMAR A ATENÇÃO DO DISCENTE. PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE É NECESSÁRIO \r\n
      QUE O DOCENTE APLIQUE METODOLOGIAS EFICAZES, RELACIONANDO O ASSUNTO AO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA \r\n
      INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. É COMUM SE DEPARAR COM OS DISCENTES COM DIFICULDADES DE \r\n
      APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POR TER UMA CONCEPÇÃO ERRADA DAS DISCIPLINAS DAS EXATAS, ENTÃO \r\n
      É DEVER DO PROFESSOR MUDAR ESSA VISÃO, TENTANDO SE APROXIMAR DA REALIDADE DOS ALUNOS E DANDO EXEMPLOS \r\n
      QUE CORRESPONDAM COM O DIA A DIA. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) É UMA PROVA QUE \r\n
      ACONTECE ANUALMENTE, ORGANIZADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TEM O OBJETIVO DE AVALIAR A \r\n
      QUALIDADE DE ENSINO, VISANDO ANALISAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS PELOS \r\n
      DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TODO O BRASIL. O ENEM POR MAIS DE 10 ANOS ERA EXCLUSIVAMENTE, PARA \r\n
      1LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      LUCIANA.LUZ.SANTOS61@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      2LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      CINTIA.MARCIEL.SOUSA07@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      3LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      IRANEIDE.MOREIRA.ARAUJO04@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      4PROFESSOR ORIENTADOR - MESTRANDO EM QUÍMICA PLENA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UF, \r\n
      PROFESSORWESCLLE@HOTMAIL.COM.\r\n
      AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO, A PARTIR DO ANO DE 2009 GANHOU MAIS DESTAQUE, DEVIDO ÀS AÇÕES \r\n
      GOVERNAMENTAIS QUE ESTIMULOU O ACESSO DO ESTUDANTE AO NÍVEL SUPERIOR. O ENEM É UMA PORTA DE ACESSO \r\n
      PARA O JOVEM ENTRAR NA UNIVERSIDADE. DE ACORDO COM A NOTA OBTIDA NO EXAME, PODERÁ PARTICIPAR DE \r\n
      PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS COMO O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU), PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA \r\n
      TODOS (PROUNI) E FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) QUE FACILITAM O ACESSO A UNIVERSIDADES \r\n
      PÚBLICAS E PRIVADAS DO NOSSO PAÍS. A EDIÇÃO ENEM 2021 JÁ FOI ENCERRADA AS INSCRIÇÕES, O EXAME ESTÁ \r\n
      MARCADO PARA ACONTECER NOS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO, SENDO APLICADO EM DOIS DOMINGOS CONSECUTIVOS, \r\n
      NO ENTANTO, OCORREU UM RECORDE NEGATIVO NO NÚMERO DE INSCRITOS, COGITA-SE QUE SERÁ A MENOR EDIÇÃO EM \r\n
      13 ANOS, FORAM MAIS DE 3 MILHÕES DE INSCRITOS PARA REALIZAR A PROVA. EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO NOVO \r\n
      CORONAVÍRUS, QUE ULTRAPASSA A MARCA DE 564 MIL MORTES, VIVENCIAMOS UM CONTEXTO EM QUE AS ESCOLAS \r\n
      ESTÃO FECHADAS DESDE MARÇO DE 2020 E DIANTE DESSA REALIDADE INSTAUROU-SE O ENSINO REMOTO, SABEMOS QUE \r\n
      NEM TODOS OS ESTUDANTES TÊM ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS E AO APARATO TECNOLÓGICO OCASIONADO PELA \r\n
      DESIGUALDADE SOCIAL QUE ENFRENTAMOS, POR OUTRO LADO TEMOS O DOCENTE QUE É UM DOS PROTAGONISTAS E \r\n
      RESPONSÁVEL PELA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA REALIZAR O EXAME, QUE TAMBÉM ENFRENTA \r\n
      OBSTÁCULOS EM LIDAR COM AS TECNOLOGIAS, COM O ACESSO À INTERNET, A FALTA DE INFRAESTRUTURA E A FALTA DE \r\n
      MATERIAIS TECNOLÓGICOS. DIANTE DESSA REALIDADE, É NOTÓRIO QUE O ENSINO REMOTO TEM UM ALCANCE LIMITADO \r\n
      E CONSEQUENTEMENTE EXCLUI ESTUDANTES QUE NÃO POSSUEM MEIOS TECNOLÓGICOS E ACESSO À INTERNET, DESSA \r\n
      FORMA, O DOCENTE EM MEIO A ESTES PANORAMAS, VEM SE RESSIGNIFICANDO E ADAPTANDO-SE ÀS FERRAMENTAS \r\n
      DIGITAIS BUSCANDO MANEIRAS DE EFETIVAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NESTA MODALIDADE. COMO \r\n
      METODOLOGIA, UTILIZOU-SE ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, POIS, FOI ADOTADA A PESQUISA \r\n
      BIBLIOGRÁFICA, E PARA COLETA DE DADOS, APLICOU-SE UM FORMULÁRIO COM 13 PERGUNTAS NO GOOGLE FORMULÁRIOS \r\n
      PARA UM DOCENTE DE DETERMINADA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DA CIDADE DE BOA VIAGEM-CE. \r\n
      COMO RESULTADOS, ATRAVÉS DO FORMULÁRIO, CONSTATOU-SE QUE O PROFESSOR TEM FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM \r\n
      QUÍMICA, ATUA 1°, 2° E 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, ATUANDO EM SETE TURMAS COM EM MÉDIA 40 \r\n
      ALUNOS POR SALA, NO QUAL AVALIA O ENSINO REMOTO COMO UMA FORMA NECESSÁRIA PARA NÃO INTERROMPER O \r\n
      PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS ESTRATÉGIAS USADAS DURANTE O ENSINO REMOTO, INICIALMENTE FOI A \r\n
      FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO WHATSAPP, APÓS SURGIU UMA NECESSIDADE DE UM CONTATO DE FORMA SÍNCRONA \r\n
      ENTRE PROFESSOR E ALUNO, DESSA FORMA IMPLEMENTOU-SE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COMO GOOGLE CLASSROOM, \r\n
      MEET E FORMS. MESMO USANDO ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS AINDA O DOCENTE ENFRENTA DIFICULDADES \r\n
      PERTINENTES, QUE É ESTABELECER O CONTATO COM OS ALUNOS. EM MEIO AO ENSINO REMOTO, HOUVE A PREPARAÇÃO \r\n
      DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COM FOCO NO ENEM, ATRAVÉS DE AULAS COM RESOLUÇÕES DE QUESTÕES \r\n
      DA PROVA DO ENEM DAS EDIÇÕES ANTERIORES. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO MODIFICOU COMPLETAMENTE A \r\n
      FORMA DE ENSINAR E ESTUDAR, JÁ QUE O DOCENTE TEVE QUE SE ADAPTAR A ESSE MODELO DE ENSINO, SEM \r\n
      TREINAMENTO NO INÍCIO, PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. MAS DIANTE DE TODOS OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR \r\n
      EM MINISTRAR AULAS COM FOCO NO ENEM, PERCEBE-SE QUE TANTO A ESCOLA COMO O DOCENTE CONSEGUIRAM \r\n
      INSCREVER QUASE TODOS OS ALUNOS APTOS A FAZER O EXAME, E DE CERTA FORMA USAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS A \r\n
      SEU FAVOR, A FIM DE PREPARAR OS DISCENTES PARA UMA PROVA TÃO IMPORTANTE NA VIDA DOS ALUNOS QUE DESEJAM \r\n
      INGRESSAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORMA GRATUITA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENEM, DOCENTE, QUÍMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1308_25102021222959.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DA LUZ SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA SANTOS"
    "autor_email" => "luciana.luz.santos61@alun"
    "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS BOA VIAGEM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84721
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 204
    "inscrito_id" => 1308
    "titulo" => """
      ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DIRECIONADA PARA O \r\n
      ENEM
      """
    "resumo" => """
      JUSTIFICA-SE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ALIADO AO ENSINO REMOTO, TROUXE A NECESSIDADE DOS DOCENTES \r\n
      TEREM QUE SE ADAPTAREM, DE MANEIRA INESPERADA, AO FORMATO DE ENSINO, PARA SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DA \r\n
      ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) PARA NÃO CORROBORAR COM A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19. \r\n
      EVIDENTEMENTE OS PROFESSORES TIVERAM DIFICULDADES EM REPASSAR O CONTEÚDO DE QUÍMICA DEVIDO SER UMA \r\n
      CIÊNCIA EXPERIMENTAL E CONSIDERADA DIFÍCIL PELOS OS ALUNOS, POIS EXIGE BASTANTE DEDICAÇÃO PARA \r\n
      COMPREENDER A DISCIPLINA POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA ABSTRATA. A PARTIR DESSA SITUAÇÃO, SURGIU A \r\n
      NECESSIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM NOVAS METODOLOGIAS E FORMAS DE PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O \r\n
      ENEM. ASSIM, O ENSINO REMOTO EXIGIU QUE PROFESSORES E ALUNOS SUBSTITUÍSSEM AS AULAS PRESENCIAIS PELO \r\n
      AMBIENTE VIRTUAL, NO QUAL SERIA O ESPAÇO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL É \r\n
      COMPREENDIDO COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO ONDE EXISTE O DISTANCIAMENTO ENTRE DOCENTE E DISCENTE, \r\n
      MAS PERMITE ATENDER AO ALUNO, QUE MESMO EM CASA PODE ESTUDAR E SE MANTER ATIVO NO PROCESSO \r\n
      EDUCACIONAL. DIANTE DO EXPOSTO, OS PROFESSORES TIVERAM UMA GRANDE MUDANÇA NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, \r\n
      POIS COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), TUDO MUDOU DE REPENTE, SEM QUE HOUVESSE TEMPO \r\n
      DE PREPARAÇÃO. DESSA FORMA, OS DOCENTES TIVERAM QUE GRAVAR E EDITAR AULAS, USAR AS FERRAMENTAS \r\n
      TECNOLÓGICAS QUE ANTES NÃO ESTAVAM HABITUADOS A USAR E SE ADAPTAR AS NOVAS FORMAS DE ENSINAR, ALÉM DE \r\n
      LIDAR COM PROBLEMAS NO QUE SE REFEREM ÀS DISPARIDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS BRASILEIRAS. A PRESENTE \r\n
      PESQUISA RETRATA AS DIFICULDADES DO PROFESSOR DE QUÍMICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DE BOA \r\n
      VIAGEM-CE EM MINISTRAR OS CONTEÚDOS VOLTADOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NA \r\n
      MODALIDADE DE ENSINO REMOTO. OBJETIVA-SE COM O PRESENTE ESTUDO ANALISAR OS IMPASSES QUE O DOCENTE \r\n
      ENFRENTA PARA LECIONAR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA COM FOCO PARA A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, MAPEANDO \r\n
      AS PERCEPÇÕES, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COMO \r\n
      FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A QUÍMICA ESTÁ PRESENTE EM TUDO, MAS NAS ESCOLAS ESTA MATÉRIA É CONSIDERADA A \r\n
      DISCIPLINA MAIS DIFÍCIL, POIS COMPREENDEM MUITAS FÓRMULAS E EQUAÇÕES, DESSE MODO OS ALUNOS NÃO SE \r\n
      INTERESSAM MUITO, MAS TAMBÉM PODE ACONTECER QUE A METODOLOGIA QUE É USADA PARA ABORDAR O CONTEÚDO \r\n
      NÃO É FAVORÁVEL PARA QUE POSSA CHAMAR A ATENÇÃO DO DISCENTE. PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE É NECESSÁRIO \r\n
      QUE O DOCENTE APLIQUE METODOLOGIAS EFICAZES, RELACIONANDO O ASSUNTO AO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA \r\n
      INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. É COMUM SE DEPARAR COM OS DISCENTES COM DIFICULDADES DE \r\n
      APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POR TER UMA CONCEPÇÃO ERRADA DAS DISCIPLINAS DAS EXATAS, ENTÃO \r\n
      É DEVER DO PROFESSOR MUDAR ESSA VISÃO, TENTANDO SE APROXIMAR DA REALIDADE DOS ALUNOS E DANDO EXEMPLOS \r\n
      QUE CORRESPONDAM COM O DIA A DIA. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) É UMA PROVA QUE \r\n
      ACONTECE ANUALMENTE, ORGANIZADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TEM O OBJETIVO DE AVALIAR A \r\n
      QUALIDADE DE ENSINO, VISANDO ANALISAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS PELOS \r\n
      DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TODO O BRASIL. O ENEM POR MAIS DE 10 ANOS ERA EXCLUSIVAMENTE, PARA \r\n
      1LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      LUCIANA.LUZ.SANTOS61@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      2LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      CINTIA.MARCIEL.SOUSA07@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      3LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, \r\n
      IRANEIDE.MOREIRA.ARAUJO04@ALUNO.IFCE.EDU.BR;\r\n
      4PROFESSOR ORIENTADOR - MESTRANDO EM QUÍMICA PLENA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UF, \r\n
      PROFESSORWESCLLE@HOTMAIL.COM.\r\n
      AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO, A PARTIR DO ANO DE 2009 GANHOU MAIS DESTAQUE, DEVIDO ÀS AÇÕES \r\n
      GOVERNAMENTAIS QUE ESTIMULOU O ACESSO DO ESTUDANTE AO NÍVEL SUPERIOR. O ENEM É UMA PORTA DE ACESSO \r\n
      PARA O JOVEM ENTRAR NA UNIVERSIDADE. DE ACORDO COM A NOTA OBTIDA NO EXAME, PODERÁ PARTICIPAR DE \r\n
      PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS COMO O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU), PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA \r\n
      TODOS (PROUNI) E FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) QUE FACILITAM O ACESSO A UNIVERSIDADES \r\n
      PÚBLICAS E PRIVADAS DO NOSSO PAÍS. A EDIÇÃO ENEM 2021 JÁ FOI ENCERRADA AS INSCRIÇÕES, O EXAME ESTÁ \r\n
      MARCADO PARA ACONTECER NOS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO, SENDO APLICADO EM DOIS DOMINGOS CONSECUTIVOS, \r\n
      NO ENTANTO, OCORREU UM RECORDE NEGATIVO NO NÚMERO DE INSCRITOS, COGITA-SE QUE SERÁ A MENOR EDIÇÃO EM \r\n
      13 ANOS, FORAM MAIS DE 3 MILHÕES DE INSCRITOS PARA REALIZAR A PROVA. EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO NOVO \r\n
      CORONAVÍRUS, QUE ULTRAPASSA A MARCA DE 564 MIL MORTES, VIVENCIAMOS UM CONTEXTO EM QUE AS ESCOLAS \r\n
      ESTÃO FECHADAS DESDE MARÇO DE 2020 E DIANTE DESSA REALIDADE INSTAUROU-SE O ENSINO REMOTO, SABEMOS QUE \r\n
      NEM TODOS OS ESTUDANTES TÊM ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS E AO APARATO TECNOLÓGICO OCASIONADO PELA \r\n
      DESIGUALDADE SOCIAL QUE ENFRENTAMOS, POR OUTRO LADO TEMOS O DOCENTE QUE É UM DOS PROTAGONISTAS E \r\n
      RESPONSÁVEL PELA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA REALIZAR O EXAME, QUE TAMBÉM ENFRENTA \r\n
      OBSTÁCULOS EM LIDAR COM AS TECNOLOGIAS, COM O ACESSO À INTERNET, A FALTA DE INFRAESTRUTURA E A FALTA DE \r\n
      MATERIAIS TECNOLÓGICOS. DIANTE DESSA REALIDADE, É NOTÓRIO QUE O ENSINO REMOTO TEM UM ALCANCE LIMITADO \r\n
      E CONSEQUENTEMENTE EXCLUI ESTUDANTES QUE NÃO POSSUEM MEIOS TECNOLÓGICOS E ACESSO À INTERNET, DESSA \r\n
      FORMA, O DOCENTE EM MEIO A ESTES PANORAMAS, VEM SE RESSIGNIFICANDO E ADAPTANDO-SE ÀS FERRAMENTAS \r\n
      DIGITAIS BUSCANDO MANEIRAS DE EFETIVAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NESTA MODALIDADE. COMO \r\n
      METODOLOGIA, UTILIZOU-SE ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, POIS, FOI ADOTADA A PESQUISA \r\n
      BIBLIOGRÁFICA, E PARA COLETA DE DADOS, APLICOU-SE UM FORMULÁRIO COM 13 PERGUNTAS NO GOOGLE FORMULÁRIOS \r\n
      PARA UM DOCENTE DE DETERMINADA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DA CIDADE DE BOA VIAGEM-CE. \r\n
      COMO RESULTADOS, ATRAVÉS DO FORMULÁRIO, CONSTATOU-SE QUE O PROFESSOR TEM FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM \r\n
      QUÍMICA, ATUA 1°, 2° E 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, ATUANDO EM SETE TURMAS COM EM MÉDIA 40 \r\n
      ALUNOS POR SALA, NO QUAL AVALIA O ENSINO REMOTO COMO UMA FORMA NECESSÁRIA PARA NÃO INTERROMPER O \r\n
      PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS ESTRATÉGIAS USADAS DURANTE O ENSINO REMOTO, INICIALMENTE FOI A \r\n
      FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO WHATSAPP, APÓS SURGIU UMA NECESSIDADE DE UM CONTATO DE FORMA SÍNCRONA \r\n
      ENTRE PROFESSOR E ALUNO, DESSA FORMA IMPLEMENTOU-SE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COMO GOOGLE CLASSROOM, \r\n
      MEET E FORMS. MESMO USANDO ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS AINDA O DOCENTE ENFRENTA DIFICULDADES \r\n
      PERTINENTES, QUE É ESTABELECER O CONTATO COM OS ALUNOS. EM MEIO AO ENSINO REMOTO, HOUVE A PREPARAÇÃO \r\n
      DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COM FOCO NO ENEM, ATRAVÉS DE AULAS COM RESOLUÇÕES DE QUESTÕES \r\n
      DA PROVA DO ENEM DAS EDIÇÕES ANTERIORES. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO MODIFICOU COMPLETAMENTE A \r\n
      FORMA DE ENSINAR E ESTUDAR, JÁ QUE O DOCENTE TEVE QUE SE ADAPTAR A ESSE MODELO DE ENSINO, SEM \r\n
      TREINAMENTO NO INÍCIO, PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. MAS DIANTE DE TODOS OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR \r\n
      EM MINISTRAR AULAS COM FOCO NO ENEM, PERCEBE-SE QUE TANTO A ESCOLA COMO O DOCENTE CONSEGUIRAM \r\n
      INSCREVER QUASE TODOS OS ALUNOS APTOS A FAZER O EXAME, E DE CERTA FORMA USAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS A \r\n
      SEU FAVOR, A FIM DE PREPARAR OS DISCENTES PARA UMA PROVA TÃO IMPORTANTE NA VIDA DOS ALUNOS QUE DESEJAM \r\n
      INGRESSAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORMA GRATUITA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENEM, DOCENTE, QUÍMICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1308_25102021222959.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DA LUZ SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA SANTOS"
    "autor_email" => "luciana.luz.santos61@alun"
    "autor_ies" => "IFCE - CAMPUS BOA VIAGEM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

JUSTIFICA-SE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ALIADO AO ENSINO REMOTO, TROUXE A NECESSIDADE DOS DOCENTES TEREM QUE SE ADAPTAREM, DE MANEIRA INESPERADA, AO FORMATO DE ENSINO, PARA SEGUIR AS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) PARA NÃO CORROBORAR COM A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19. EVIDENTEMENTE OS PROFESSORES TIVERAM DIFICULDADES EM REPASSAR O CONTEÚDO DE QUÍMICA DEVIDO SER UMA CIÊNCIA EXPERIMENTAL E CONSIDERADA DIFÍCIL PELOS OS ALUNOS, POIS EXIGE BASTANTE DEDICAÇÃO PARA COMPREENDER A DISCIPLINA POR SE TRATAR DE UMA CIÊNCIA ABSTRATA. A PARTIR DESSA SITUAÇÃO, SURGIU A NECESSIDADE DOS PROFESSORES BUSCAREM NOVAS METODOLOGIAS E FORMAS DE PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O ENEM. ASSIM, O ENSINO REMOTO EXIGIU QUE PROFESSORES E ALUNOS SUBSTITUÍSSEM AS AULAS PRESENCIAIS PELO AMBIENTE VIRTUAL, NO QUAL SERIA O ESPAÇO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM. O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL É COMPREENDIDO COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO ONDE EXISTE O DISTANCIAMENTO ENTRE DOCENTE E DISCENTE, MAS PERMITE ATENDER AO ALUNO, QUE MESMO EM CASA PODE ESTUDAR E SE MANTER ATIVO NO PROCESSO EDUCACIONAL. DIANTE DO EXPOSTO, OS PROFESSORES TIVERAM UMA GRANDE MUDANÇA NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL, POIS COM A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), TUDO MUDOU DE REPENTE, SEM QUE HOUVESSE TEMPO DE PREPARAÇÃO. DESSA FORMA, OS DOCENTES TIVERAM QUE GRAVAR E EDITAR AULAS, USAR AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE ANTES NÃO ESTAVAM HABITUADOS A USAR E SE ADAPTAR AS NOVAS FORMAS DE ENSINAR, ALÉM DE LIDAR COM PROBLEMAS NO QUE SE REFEREM ÀS DISPARIDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS BRASILEIRAS. A PRESENTE PESQUISA RETRATA AS DIFICULDADES DO PROFESSOR DE QUÍMICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DE BOA VIAGEM-CE EM MINISTRAR OS CONTEÚDOS VOLTADOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO. OBJETIVA-SE COM O PRESENTE ESTUDO ANALISAR OS IMPASSES QUE O DOCENTE ENFRENTA PARA LECIONAR OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA COM FOCO PARA A PREPARAÇÃO PARA O ENEM, MAPEANDO AS PERCEPÇÕES, AS METODOLOGIAS EMPREGADAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, A QUÍMICA ESTÁ PRESENTE EM TUDO, MAS NAS ESCOLAS ESTA MATÉRIA É CONSIDERADA A DISCIPLINA MAIS DIFÍCIL, POIS COMPREENDEM MUITAS FÓRMULAS E EQUAÇÕES, DESSE MODO OS ALUNOS NÃO SE INTERESSAM MUITO, MAS TAMBÉM PODE ACONTECER QUE A METODOLOGIA QUE É USADA PARA ABORDAR O CONTEÚDO NÃO É FAVORÁVEL PARA QUE POSSA CHAMAR A ATENÇÃO DO DISCENTE. PARA MODIFICAR ESSA REALIDADE É NECESSÁRIO QUE O DOCENTE APLIQUE METODOLOGIAS EFICAZES, RELACIONANDO O ASSUNTO AO COTIDIANO, DE FORMA QUE HAJA INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. É COMUM SE DEPARAR COM OS DISCENTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, POR TER UMA CONCEPÇÃO ERRADA DAS DISCIPLINAS DAS EXATAS, ENTÃO É DEVER DO PROFESSOR MUDAR ESSA VISÃO, TENTANDO SE APROXIMAR DA REALIDADE DOS ALUNOS E DANDO EXEMPLOS QUE CORRESPONDAM COM O DIA A DIA. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) É UMA PROVA QUE ACONTECE ANUALMENTE, ORGANIZADA PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), TEM O OBJETIVO DE AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO, VISANDO ANALISAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE TODO O BRASIL. O ENEM POR MAIS DE 10 ANOS ERA EXCLUSIVAMENTE, PARA 1LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, LUCIANA.LUZ.SANTOS61@ALUNO.IFCE.EDU.BR; 2LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, CINTIA.MARCIEL.SOUSA07@ALUNO.IFCE.EDU.BR; 3LICENCIANDA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE, IRANEIDE.MOREIRA.ARAUJO04@ALUNO.IFCE.EDU.BR; 4PROFESSOR ORIENTADOR - MESTRANDO EM QUÍMICA PLENA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UF, PROFESSORWESCLLE@HOTMAIL.COM. AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO, A PARTIR DO ANO DE 2009 GANHOU MAIS DESTAQUE, DEVIDO ÀS AÇÕES GOVERNAMENTAIS QUE ESTIMULOU O ACESSO DO ESTUDANTE AO NÍVEL SUPERIOR. O ENEM É UMA PORTA DE ACESSO PARA O JOVEM ENTRAR NA UNIVERSIDADE. DE ACORDO COM A NOTA OBTIDA NO EXAME, PODERÁ PARTICIPAR DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS COMO O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU), PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI) E FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES) QUE FACILITAM O ACESSO A UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS DO NOSSO PAÍS. A EDIÇÃO ENEM 2021 JÁ FOI ENCERRADA AS INSCRIÇÕES, O EXAME ESTÁ MARCADO PARA ACONTECER NOS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO, SENDO APLICADO EM DOIS DOMINGOS CONSECUTIVOS, NO ENTANTO, OCORREU UM RECORDE NEGATIVO NO NÚMERO DE INSCRITOS, COGITA-SE QUE SERÁ A MENOR EDIÇÃO EM 13 ANOS, FORAM MAIS DE 3 MILHÕES DE INSCRITOS PARA REALIZAR A PROVA. EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, QUE ULTRAPASSA A MARCA DE 564 MIL MORTES, VIVENCIAMOS UM CONTEXTO EM QUE AS ESCOLAS ESTÃO FECHADAS DESDE MARÇO DE 2020 E DIANTE DESSA REALIDADE INSTAUROU-SE O ENSINO REMOTO, SABEMOS QUE NEM TODOS OS ESTUDANTES TÊM ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS E AO APARATO TECNOLÓGICO OCASIONADO PELA DESIGUALDADE SOCIAL QUE ENFRENTAMOS, POR OUTRO LADO TEMOS O DOCENTE QUE É UM DOS PROTAGONISTAS E RESPONSÁVEL PELA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARA REALIZAR O EXAME, QUE TAMBÉM ENFRENTA OBSTÁCULOS EM LIDAR COM AS TECNOLOGIAS, COM O ACESSO À INTERNET, A FALTA DE INFRAESTRUTURA E A FALTA DE MATERIAIS TECNOLÓGICOS. DIANTE DESSA REALIDADE, É NOTÓRIO QUE O ENSINO REMOTO TEM UM ALCANCE LIMITADO E CONSEQUENTEMENTE EXCLUI ESTUDANTES QUE NÃO POSSUEM MEIOS TECNOLÓGICOS E ACESSO À INTERNET, DESSA FORMA, O DOCENTE EM MEIO A ESTES PANORAMAS, VEM SE RESSIGNIFICANDO E ADAPTANDO-SE ÀS FERRAMENTAS DIGITAIS BUSCANDO MANEIRAS DE EFETIVAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NESTA MODALIDADE. COMO METODOLOGIA, UTILIZOU-SE ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, POIS, FOI ADOTADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, E PARA COLETA DE DADOS, APLICOU-SE UM FORMULÁRIO COM 13 PERGUNTAS NO GOOGLE FORMULÁRIOS PARA UM DOCENTE DE DETERMINADA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DA CIDADE DE BOA VIAGEM-CE. COMO RESULTADOS, ATRAVÉS DO FORMULÁRIO, CONSTATOU-SE QUE O PROFESSOR TEM FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM QUÍMICA, ATUA 1°, 2° E 3° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, ATUANDO EM SETE TURMAS COM EM MÉDIA 40 ALUNOS POR SALA, NO QUAL AVALIA O ENSINO REMOTO COMO UMA FORMA NECESSÁRIA PARA NÃO INTERROMPER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AS ESTRATÉGIAS USADAS DURANTE O ENSINO REMOTO, INICIALMENTE FOI A FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO WHATSAPP, APÓS SURGIU UMA NECESSIDADE DE UM CONTATO DE FORMA SÍNCRONA ENTRE PROFESSOR E ALUNO, DESSA FORMA IMPLEMENTOU-SE FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS COMO GOOGLE CLASSROOM, MEET E FORMS. MESMO USANDO ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS AINDA O DOCENTE ENFRENTA DIFICULDADES PERTINENTES, QUE É ESTABELECER O CONTATO COM OS ALUNOS. EM MEIO AO ENSINO REMOTO, HOUVE A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA COM FOCO NO ENEM, ATRAVÉS DE AULAS COM RESOLUÇÕES DE QUESTÕES DA PROVA DO ENEM DAS EDIÇÕES ANTERIORES. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO MODIFICOU COMPLETAMENTE A FORMA DE ENSINAR E ESTUDAR, JÁ QUE O DOCENTE TEVE QUE SE ADAPTAR A ESSE MODELO DE ENSINO, SEM TREINAMENTO NO INÍCIO, PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. MAS DIANTE DE TODOS OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR EM MINISTRAR AULAS COM FOCO NO ENEM, PERCEBE-SE QUE TANTO A ESCOLA COMO O DOCENTE CONSEGUIRAM INSCREVER QUASE TODOS OS ALUNOS APTOS A FAZER O EXAME, E DE CERTA FORMA USAR OS RECURSOS PEDAGÓGICOS A SEU FAVOR, A FIM DE PREPARAR OS DISCENTES PARA UMA PROVA TÃO IMPORTANTE NA VIDA DOS ALUNOS QUE DESEJAM INGRESSAR EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FORMA GRATUITA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.