O USO DA DIDÁTICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84892 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 1077 "titulo" => "O USO DA DIDÁTICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ NO ENSINO DE QU?MICA, PERCEBE-SE QUE MUITAS VEZES QUE OS ALUNOS N?O CONSEGUEM APRENDER OS CONTE?DOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, DENOTA-SE QUE PODE ESTAR RELACIONADO ?S AULAS DESCONTEXTUALIZADAS E AOS M?TODOS TRADICIONAIS DE ENSINO. AGREGAR NOVOS M?TODOS E ESTRAT?GIAS NA EDUCA??O PARA O ENSINO DE QU?MICA ? MUITO IMPORTANTE TANTO PARA O PROCESSO DE FORMA??O DE PROFESSORES, QUANTO PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A UTILIZA??O DE JOGOS NO ENSINO DE QU?MICA TEM-SE REVELADO UM M?TODO ALTERNATIVO MUITO ADEQUADO, PODENDO SER UTILIZADO COMO MEIO DE MOTIVAR E MELHORAR A RELA??O DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM A DISCIPLINA DE QU?MICA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DE JOGOS L?DICOS NO ENSINO DE QU?MICA COMO RECURSO PEDAG?GICO IMPORTANTE PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, BEM\r\n COMO CRIAR CAMINHOS OU ESTRAT?GIAS PARA INOVAR O ENSINO. A METODOLOGIA CONSISTIU NO LEVANTAMENTO DO MATERIAL DE 16 ARTIGOS NO GOOGLE ACAD?MICO SOBRE A TEM?TICA EM TELA. OS DADOS LEVANTADOS FORAM CATEGORIZADOS POR CONTE?DOS ENSINADOS, JOGOS L?DICOS UTILIZADOS E EFICI?NCIAS DE SUAS PR?TICAS NA BUSCA DE REINVENTAR ATIVIDADES QUE FAVORECEM A MELHORIA DAS AULAS COM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, SOCIALIZA??O E PRODU??O NO ENSINO DE QU?MICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS JOGOS S?O IMPORTANTES PARA O PROCESSO DO ENSINO DO ALUNO COMO CIDAD?O COMPETENTE, PARTICIPATIVO E AUT?NOMO. A UTILIZA??O DOS JOGOS L?DICOS ? UMA BOA ESTRAT?GIA PARA O PROCESSO DE ASSIMILA??O DOS CONTE?DOS NO ENSINO DE QU?MICA, POIS FAVORECE A APRENDIZAGEM, OPORTUNIZA A INTEGRA??O, SOCIALIZA??O, TRABALHO EM EQUIPE E TORNA AS AULAS MAIS ATRATIVAS.\r\n \r\n PALAVRAS- CHAVE: LUDICIDADE; ENSINO DE QU?MICA; ENSINO E APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1077_11102021193840.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETILLEY RAIRA DE FARIAS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KETTY" "autor_email" => "ketilley@alunos.uneal.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84892 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 46 "inscrito_id" => 1077 "titulo" => "O USO DA DIDÁTICA LÚDICA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => """ NO ENSINO DE QU?MICA, PERCEBE-SE QUE MUITAS VEZES QUE OS ALUNOS N?O CONSEGUEM APRENDER OS CONTE?DOS ABORDADOS EM SALA DE AULA, DENOTA-SE QUE PODE ESTAR RELACIONADO ?S AULAS DESCONTEXTUALIZADAS E AOS M?TODOS TRADICIONAIS DE ENSINO. AGREGAR NOVOS M?TODOS E ESTRAT?GIAS NA EDUCA??O PARA O ENSINO DE QU?MICA ? MUITO IMPORTANTE TANTO PARA O PROCESSO DE FORMA??O DE PROFESSORES, QUANTO PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A UTILIZA??O DE JOGOS NO ENSINO DE QU?MICA TEM-SE REVELADO UM M?TODO ALTERNATIVO MUITO ADEQUADO, PODENDO SER UTILIZADO COMO MEIO DE MOTIVAR E MELHORAR A RELA??O DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM A DISCIPLINA DE QU?MICA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O USO DE JOGOS L?DICOS NO ENSINO DE QU?MICA COMO RECURSO PEDAG?GICO IMPORTANTE PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM, BEM\r\n COMO CRIAR CAMINHOS OU ESTRAT?GIAS PARA INOVAR O ENSINO. A METODOLOGIA CONSISTIU NO LEVANTAMENTO DO MATERIAL DE 16 ARTIGOS NO GOOGLE ACAD?MICO SOBRE A TEM?TICA EM TELA. OS DADOS LEVANTADOS FORAM CATEGORIZADOS POR CONTE?DOS ENSINADOS, JOGOS L?DICOS UTILIZADOS E EFICI?NCIAS DE SUAS PR?TICAS NA BUSCA DE REINVENTAR ATIVIDADES QUE FAVORECEM A MELHORIA DAS AULAS COM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, SOCIALIZA??O E PRODU??O NO ENSINO DE QU?MICA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS JOGOS S?O IMPORTANTES PARA O PROCESSO DO ENSINO DO ALUNO COMO CIDAD?O COMPETENTE, PARTICIPATIVO E AUT?NOMO. A UTILIZA??O DOS JOGOS L?DICOS ? UMA BOA ESTRAT?GIA PARA O PROCESSO DE ASSIMILA??O DOS CONTE?DOS NO ENSINO DE QU?MICA, POIS FAVORECE A APRENDIZAGEM, OPORTUNIZA A INTEGRA??O, SOCIALIZA??O, TRABALHO EM EQUIPE E TORNA AS AULAS MAIS ATRATIVAS.\r\n \r\n PALAVRAS- CHAVE: LUDICIDADE; ENSINO DE QU?MICA; ENSINO E APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, ENSINO DE QUÍMICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID1077_11102021193840.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KETILLEY RAIRA DE FARIAS NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KETTY" "autor_email" => "ketilley@alunos.uneal.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS- UNEAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }