AS ESCOLAS ADOTARAM O ENSINO REMOTO E COM ISSO SURGIRAM VÁRIAS INDAGAÇÕES SOBRE O SISTEMA EDUCAÇÃO ATUAL, NOVAS DIFICULDADES E NOVAS METODOLOGIAS. A RELEVÂNCIA DE DISCUTIR ESSA TEMÁTICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, DADO QUE SOMENTE, COM A EXPOSIÇÃO DA TEMÁTICA SERÁ POSSÍVEL COMPARTILHAR CONHECIMENTO E BUSCAR SOLUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS. O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM COMO BASE RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E PRESENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFTO - CAMPUS ARAGUATINS, E MOSTRAR AS FACETAS DO ENSINO REMOTO E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º E 3º ANO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARAGUATINS- TO. ALGUMAS DAS ESTRATÉGIAS USADAS PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FORAM: PERGUNTAS DURANTE AS AULAS; A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIFERENTES DO HABITUAL DAS AULAS: KAHOOT E YOUTUBE E A UTILIZAÇÃO DE PEQUENOS VÍDEOS DURANTE A AULA, A TURMA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO 1º ANO PARTICIPAVA MAIS DO QUE A TURMA DO 3º ANO, O QUE REFLETE NA QUESTÃO DA DIFICULDADE DO CONTEÚDO E PERFIL DA TURMA. É RELEVANTE QUE A PARTIR DO CONTEXTO ATUAL VIVENCIADO PELA COMUNIDADE EDUCACIONAL, OS DOCENTES REVISEM SUAS METODOLOGIAS E BUSQUEM DINAMIZAR SEU ENSINO PARA QUE NO FUTURO OS ALUNOS POSSAM COLOCAR EM PRÁTICA O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO AO LONGO DA SUA JORNADA ESCOLAR, DE FORMA ORGÂNICA, SEM PERDAS, SENDO QUE A UTILIZAÇÃO DE QUIZES JÁ SE PROVOU EFICAZ NO ENSINO-APRENDIZAGEM.