PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESPANHOL/LE NO ENSINO MÉDIO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84958 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESPANHOL/LE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "COM O AVANÇO DA LINGUAGEM, CADA VEZ MAIS INTERLIGADA COM A GLOBALIZAÇÃO E COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SURGEM MODALIDADES DE LINGUAGEM E PRÁTICAS SOCIAIS NOVAS, ALÉM DE UMA MULTIMODALIDADE DE TEXTOS COTIDIANOS QUE OCASIONAM A NECESSIDADE DE SE REPENSAR O ENSINO NAS ESCOLAS E DE SE DESENVOLVER NÃO MAIS O LETRAMENTO, MAS SIM OS MULTILETRAMENTOS QUE APONTAM PARA A MODERNIZAÇÃO. ESTE ESTUDO SE JUSTIFICA PELO FATO DE QUE O LETRAMENTO DIGITAL, ATUALMENTE, CORRESPONDE A NOVAS POSSIBILIDADES PROPORCIONADAS PELO AVANÇO DAS TECNOLOGIAS NO MEIO SOCIAL. AS PESSOAS PROCURAM ATUALIZAR TODAS AS ÁREAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DAS QUAIS PARTICIPAM E, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO EDUCACIONAL, PROCURAM ESTUDOS RECENTES E COMPLETOS QUE INCLUAM O USO DAS TECNOLOGIAS, VISTO QUE O CRESCENTE E RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VEM FAZENDO PARTE DO COTIDIANO DA ESCOLA, DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. DESTA FORMA, O LETRAMENTO DIGITAL, NO CONTEXTO DAS ESFERAS SOCIAIS, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO, GANHA EVIDÊNCIA E ESPAÇO COMO UM POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, JÁ QUE É UM AMBIENTE AO QUAL OS ALUNOS ESTÃO FAMILIARIZADOS E PROPORCIONA UM CRESCENTE E SIGNIFICATIVO AVANÇO NA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, O LETRAMENTO DIGITAL PODE LEVAR AO AUTOCONHECIMENTO TENDO EM VISTA QUE O INTERESSE DO ALUNADO INFLUENCIA DIRETAMENTE NA PRODUTIVIDADE E ACERTABILIDADE DE UM FORMATO DIFERENTE PARA A AQUISIÇÃO DE ALGO NOVO. ESTES PROGRESSOS MIDIÁTICOS E SOCIAIS, TORNAM-SE CADA VEZ MAIS IMPORTANTES NA ROTINA EDUCATIVA, MOSTRANDO-SE COMO UMA ALTERNATIVA QUE GERA BONS RESULTADOS. APESAR DESTE CENÁRIO, AINDA SÃO POUCOS OS DOCENTES QUE SE ARRISCAM NESSES AMBIENTES E CONSEQUENTEMENTE, ESSA CARÊNCIA DIFICULTA O BOM APROVEITAMENTO DE IDEIAS VOLTADAS AO LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO; POR ISSO, NOSSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, NO ENSINO MÉDIO E COMO ESPECÍFICOS, DISCUTIR OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/MULTILETRAMENTOS E CRIAR PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM O LETRAMENTO DIGITAL PARA O ENSINO DE ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO. COMO METODOLOGIA, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO COM DESÍGNIOS DESCRITIVOS E UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO ELICKER (2019), PEREIRA (2014), SOARES (2004) E TFOUNI (1988), POR TRATAREM DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO/MULTILETRAMENTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ALÉM DE RELACIONAREM LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. AS ATIVIDADES COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DE FORMA POSITIVA, POIS, A PARTIR DO MOMENTO QUE OS DOCENTES UTILIZAM AS REDES E APPS AO SEU FAVOR, AS CHANCES DA APRENDIZAGEM SE CONCRETIZAR DE FORMA MAIS SIMPLES E EFICAZ SÃO ALTAS, JÁ QUE OS AMBIENTES TECNOLÓGICOS SÃO BASTANTE FAMILIARES E ATRATIVOS AOS JOVENS. PORTANTO, INOVAÇÃO E DINAMICIDADE SÃO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTE, POIS TRATA-SE DE UM PÚBLICO DISPERSO E QUE, POR VEZES, NÃO UTILIZAM AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A BUSCA DE UM SABER EFICAZ. ALÉM DISSO ACREDITAMOS QUE A EDUCAÇÃO É CÍCLICA E QUE DEVE MANTER-SE EM CONSTANTE MOVIMENTO. APÓS A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, CONCLUÍMOS QUE AS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DEVEM SER CADA VEZ MAIS INSERIDAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, TENDO EM VISTA QUE PROPORCIONAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS EFICAZES E MOTIVADORAS QUE SE DISTANCIAM DAS REGRAS E DA HOMOGENEIDADE DE CONHECIMENTOS ENGESSADOS E ULTRAPASSADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE ESPANHOL, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA107_ID366_08102021103657.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE VINICIUS DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FELIPE " "autor_email" => "felipevinicius27@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84958 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 41 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE ESPANHOL/LE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "COM O AVANÇO DA LINGUAGEM, CADA VEZ MAIS INTERLIGADA COM A GLOBALIZAÇÃO E COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SURGEM MODALIDADES DE LINGUAGEM E PRÁTICAS SOCIAIS NOVAS, ALÉM DE UMA MULTIMODALIDADE DE TEXTOS COTIDIANOS QUE OCASIONAM A NECESSIDADE DE SE REPENSAR O ENSINO NAS ESCOLAS E DE SE DESENVOLVER NÃO MAIS O LETRAMENTO, MAS SIM OS MULTILETRAMENTOS QUE APONTAM PARA A MODERNIZAÇÃO. ESTE ESTUDO SE JUSTIFICA PELO FATO DE QUE O LETRAMENTO DIGITAL, ATUALMENTE, CORRESPONDE A NOVAS POSSIBILIDADES PROPORCIONADAS PELO AVANÇO DAS TECNOLOGIAS NO MEIO SOCIAL. AS PESSOAS PROCURAM ATUALIZAR TODAS AS ÁREAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DAS QUAIS PARTICIPAM E, NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO EDUCACIONAL, PROCURAM ESTUDOS RECENTES E COMPLETOS QUE INCLUAM O USO DAS TECNOLOGIAS, VISTO QUE O CRESCENTE E RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO VEM FAZENDO PARTE DO COTIDIANO DA ESCOLA, DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. DESTA FORMA, O LETRAMENTO DIGITAL, NO CONTEXTO DAS ESFERAS SOCIAIS, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO, GANHA EVIDÊNCIA E ESPAÇO COMO UM POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, JÁ QUE É UM AMBIENTE AO QUAL OS ALUNOS ESTÃO FAMILIARIZADOS E PROPORCIONA UM CRESCENTE E SIGNIFICATIVO AVANÇO NA INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, O LETRAMENTO DIGITAL PODE LEVAR AO AUTOCONHECIMENTO TENDO EM VISTA QUE O INTERESSE DO ALUNADO INFLUENCIA DIRETAMENTE NA PRODUTIVIDADE E ACERTABILIDADE DE UM FORMATO DIFERENTE PARA A AQUISIÇÃO DE ALGO NOVO. ESTES PROGRESSOS MIDIÁTICOS E SOCIAIS, TORNAM-SE CADA VEZ MAIS IMPORTANTES NA ROTINA EDUCATIVA, MOSTRANDO-SE COMO UMA ALTERNATIVA QUE GERA BONS RESULTADOS. APESAR DESTE CENÁRIO, AINDA SÃO POUCOS OS DOCENTES QUE SE ARRISCAM NESSES AMBIENTES E CONSEQUENTEMENTE, ESSA CARÊNCIA DIFICULTA O BOM APROVEITAMENTO DE IDEIAS VOLTADAS AO LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO; POR ISSO, NOSSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, NO ENSINO MÉDIO E COMO ESPECÍFICOS, DISCUTIR OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO/MULTILETRAMENTOS E CRIAR PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE ENVOLVAM O LETRAMENTO DIGITAL PARA O ENSINO DE ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO. COMO METODOLOGIA, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO COM DESÍGNIOS DESCRITIVOS E UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO AUTORES COMO ELICKER (2019), PEREIRA (2014), SOARES (2004) E TFOUNI (1988), POR TRATAREM DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO/MULTILETRAMENTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ALÉM DE RELACIONAREM LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO. AS ATIVIDADES COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA DE FORMA POSITIVA, POIS, A PARTIR DO MOMENTO QUE OS DOCENTES UTILIZAM AS REDES E APPS AO SEU FAVOR, AS CHANCES DA APRENDIZAGEM SE CONCRETIZAR DE FORMA MAIS SIMPLES E EFICAZ SÃO ALTAS, JÁ QUE OS AMBIENTES TECNOLÓGICOS SÃO BASTANTE FAMILIARES E ATRATIVOS AOS JOVENS. PORTANTO, INOVAÇÃO E DINAMICIDADE SÃO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ADOLESCENTE, POIS TRATA-SE DE UM PÚBLICO DISPERSO E QUE, POR VEZES, NÃO UTILIZAM AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA A BUSCA DE UM SABER EFICAZ. ALÉM DISSO ACREDITAMOS QUE A EDUCAÇÃO É CÍCLICA E QUE DEVE MANTER-SE EM CONSTANTE MOVIMENTO. APÓS A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, CONCLUÍMOS QUE AS NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DEVEM SER CADA VEZ MAIS INSERIDAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, TENDO EM VISTA QUE PROPORCIONAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MAIS EFICAZES E MOTIVADORAS QUE SE DISTANCIAM DAS REGRAS E DA HOMOGENEIDADE DE CONHECIMENTOS ENGESSADOS E ULTRAPASSADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE ESPANHOL, ENSINO MÉDIO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA107_ID366_08102021103657.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE VINICIUS DA SILVA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FELIPE " "autor_email" => "felipevinicius27@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }