O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ DENTRO DO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ANALISOU O USO DE EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DEVIDO A PANDEMIA DE COVID-19 EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO DE CURITIBA. FOI DESENVOLVIDO UM PROJETO DE ENSINO BASEADO EM TEORIAS DE APRENDIZAGEM QUE CORROBORAM COM O USO EXPERIMENTAÇÃO DE CARÁTER DEMONSTRATIVO E SIMULAÇÕES COMO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL, ALÉM DISSO HOUVE UMA PESQUISA A OUTROS TRABALHOS COM EXPERIÊNCIAS SOBRE O ASSUNTO. FORAM MINISTRADAS AULAS COM BASE NESSES PRINCÍPIOS E DADOS FORAM COLETADOS UTILIZANDO OS RELATÓRIOS DOS RESIDENTES SOBRE AS INTERAÇÕES COM OS ESTUDANTES E TAMBÉM DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS NA PLATAFORMA PEDLAT E UM FORMULÁRIO ONLINE. A ANÁLISE DOS DADOS CITADOS FOI BASEADA EM DUAS DIMENSÕES DE ANÁLISE RELATIVAS A EVIDÊNCIAS DE: 1) MAIOR MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS; 2) ELEMENTOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS ESTUDANTES ACERCA DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. E APESAR DA DIFICULDADE DE INTERAÇÃO ALUNOS-RESIDENTES PUDEMOS COLETAR EVIDÊNCIAS DE QUE O USO DESSAS FERRAMENTAS AUXILIAM NA CONSTRUÇÃO DE UMA AULA MAIS ATRATIVA E ENVOLVENTE.