O DEBATE DESSE TRABALHO SE FORMA ENTORNO DE PRECARIEDADES NO QUE TANGE O ENSINO CRÍTICO DA GEOGRAFIA, ENCONTRADOS NO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PANORAMA XXI, EM BELÉM-PA. PARA O RECONHECIMENTO DOS ALUNOS DE ACORDO COM SUAS DEMANDAS ENFRENTADAS COTIDIANAMENTE, FORAM FEITOS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAR QUAIS ERAM AS DIFICULDADES DOS ALUNOS SOMADO À REALIDADE DE PANDEMIA DE COVID-19. O QUE SE OBSERVOU É QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS MORAM NAS ADJACÊNCIAS PRÓXIMAS A ESCOLA, E QUE MUITOS PROBLEMAS JÁ ERAM ENFRENTADOS ANTERIORMENTE À CONTEXTO PANDÊMICO, E CONSEQUENTEMENTE SE CONCLUI QUE ELES TAMBÉM ENFRENTAM OS MESMOS PROBLEMAS ESTRUTURAIS DO ESPAÇO O QUAL A ESCOLA ESTÁ INSERIDA. CONCLUIU-SE E OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS NÃO RECONHECE DE FORMA CRÍTICA A SÉRIE DE DINÂMICAS QUE ENVOLVEM O ESPAÇO AO SEU REDOR E AS CAUSALIDADES. POR ISSO O TRABALHO USA DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS MUITO ALINHADAS AO ENSINO DA GEOGRAFIA QUE CONSIDERA O ALUNO COMO UM SER MAIS ATIVO, E PARTICIPANTE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E QUE SIMULTANEAMENTE APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DESSA EDUCAÇÃO NO FORMAÇÃO DA DIGNIDADE E CIDADANIA DO ALUNO.