Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E DIVERSIDADE CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES DO NATURALISMO DEWEYANO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, TRADIÇÕES, EPISTEMOLOGIA, CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, Comunicação Oral (CO) ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
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NOSSO RECORTE É DELIMITADO COM BASE NAS DISCUSSÕES QUE ENVOLVEM AS INTERAÇÕES ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO, CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, CRENÇA E ENTENDIMENTO (COBERN, 2000; BAPTISTA, 2007; EL-HANI, SEPULVEDA, 2010). O FATO QUE DEMANDOU ESTA PREOCUPAÇÃO SURGE ATRAVÉS DAS PROBLEMATIZAÇÕES EM TORNO DO CIENTIFICISMO TÃO PRESENTE NA PRÁTICA DOS PROFESSORES(AS) QUE LECIONAM CIÊNCIAS (BAPTISTA, 2010), ESPECIALMENTE PORQUE O CIENTIFICISMO PULVERIZA AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE AS TRADIÇÕES. EM TERMOS METODOLÓGICOS, NOS INSPIRAMOS NA PESQUISA TEÓRICA, POIS É ORIENTADA NO SENTIDO DE APRESENTAR DISCUSSÕES PERTINENTES E RE-CONSTRUIR TEORIAS (DEMO, 2000), ALIMENTADAS POR LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, TESES E DISSERTAÇÕES. EM MEIO AOS ACHADOS DA PESQUISA, PERCEBEMOS QUE, CONFORME APONTOU NUNES (2008), NAS ÚLTIMAS DÉCADAS O PROJETO DA EPISTEMOLOGIA VEM PASSANDO POR UMA ONDA DE CRÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES MUITO RELACIONADAS ÀS IMPLICAÇÕES DO ASPECTO SOCIAL E POLÍTICO SOBRE O PROCESSO DO CONHECIMENTO, BEM COMO O REFORÇO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ONTOLOGIA PARA COMPREENDER EPISTEMOLOGIAS ANCORADAS EM OUTRAS BASES. NESSE SENTIDO, AINDA SEGUNDO ESSE AUTOR, APESAR DOS PRAGMATISTAS CLÁSSICOS - CHARLES SANDERS PEIRCE, WILLIAM JAMES E JOHN DEWEY - TEREM TRAZIDO GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A TEORIA DO CONHECIMENTO, DENTRE ELES, FOI JOHN DEWEY QUE DESENVOLVEU FORMULAÇÕES MAIS SUBSTANCIAIS A RESPEITO DAS DIFERENTES FORMAS DE EXPERIÊNCIAS COLETIVAS E DIVERSOS MODOS DE CONHECER. ISSO É IMPORTANTE SER TEMATIZADO PRINCIPALMENTE PORQUE NA EPISTEMOLOGIA TRADICIONAL O CONHECIMENTO CIENTÍFICO TOMA UM STATUS DE SER O ÚNICO CONHECIMENTO VERDADEIRO E JUSTIFICADO, ASSIM DESAUTORIZANDO E EXCLUINDO AS OUTRAS INÚMERAS TRADIÇÕES QUE POSSUEM FORMAS ESPECÍFICAS DE EXPERIENCIAR A NATUREZA E PRODUZIR CONHECIMENTO. DEWEY, CONTRAPONDO A EPISTEMOLOGIA TRADICIONAL, EMPREGA UM SIGNIFICADO HOLÍSTICO PARA A NATUREZA NO SENTIDO DE ENTENDÊ-LA COMO UM TODO UNIFICADO EM QUE TODAS AS COISAS INTERAGEM ENTRE SI, ESTANDO O HOMEM TAMBÉM ENQUANTO PARTE DESTA NATUREZA E NÃO COMO UM OBSERVADOR PASSIVO. ALÉM DISSO, PARA ELE AS PARTES DA NATUREZA NÃO SE RESUMEM SOMENTE AOS OBJETOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS, MAS TAMBÉM AOS ESTADOS MENTAIS ATÉ AS RELAÇÕES SOCIAIS SENDO, PORTANTO, A PRÓPRIA NATUREZA O MATERIAL DA INVESTIGAÇÃO. 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DESSE MODO, COMPREENDEMOS A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM SENSÍVEL À DIVERSIDADE CULTURAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPECIALMENTE PORQUE CONCORDAMOS COM COBERN (2000), QUANDO ELE DISCORRE SOBRE A FORMA EXCLUDENTE QUE AS OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO SÃO TRATADAS QUANDO PARTILHAM DO MESMO ESPAÇO QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. ACREDITAMOS QUE O NATURALISMO HUMANISTA DEWEYANO PODE TRAZER CONTRIBUIÇÕES PARA A DEMARCAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA SENSÍVEL À REALIDADE PLURICULTURAL. EM RELAÇÃO A ISSO, CONCORDAMOS COM ALCOFF (2016) AO TEMATIZAR QUE A LINGUAGEM SOBRE A VERDADE E JUSTIFICAÇÃO TEM SIDO MAIS DESCONSIDERADA DO QUE REDEFINIDA, A RESPEITO DISSO É QUE DEVEMOS IR ALÉM DA RECUSA PÓS-MODERNA, AVANÇANDO EM UMA PERSPECTIVA MAIS PROPOSITIVA TAMBÉM NO SENTIDO DIDÁTICO. ESSE ASPECTO É IMPORTANTE SER CONSIDERADO PRINCIPALMENTE POR LEVARMOS EM CONTA O PERÍODO ATUAL QUE AS CIÊNCIAS VÊM SOFRENDO VÁRIOS GOLPES LIGADOS À ONDA NEGACIONISTA, BEM COMO A CONTROVÉRSIA DO ALTO TEOR CIENTIFICISTA QUE CARACTERIZA PARTE DA NOSSA CULTURA. COMPREENDENDO ESTES DOIS EXTREMOS QUE REPRESENTAM FORTES NUANCES NA CONTEMPORANEIDADE É QUE PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NO FORNECIMENTO DE SUBSÍDIOS TEÓRICOS IMPRESCINDÍVEIS PARA TOMADA DE DECISÕES E CONSTRUÇÃO DE PERSPECTIVAS CADA VEZ MAIS REVERENTES. POR FIM, CONSIDERAMOS QUE DEWEY AO PROBLEMATIZAR A LINGUAGEM DA VERDADE NA EPISTEMOLOGIA TRADICIONAL E OS PROCESSOS DE INVESTIGAÇÕES QUE OCORREM NAS MAIS DIVERSAS TRADIÇÕES DEIXA UMA ABERTURA MUITO INTERESSANTE PARA QUE POSSAMOS CONSTRUIR E PENSAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS CADA VEZ MAIS COMPROMETIDO COM AS QUESTÕES SOCIAIS E SENSÍVEL AO RESGATE DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

SABE-SE QUE É RECORRENTE A PRÁTICA CIENTÍFICA DENTRO DE UM ESCOPO NATURALISTA OU MATERIALISTA E NESTE TRABALHO PRETENDEMOS TECER UMA DISCUSSÃO TEÓRICA QUE SIRVA DE BASE PARA EXPLORARMOS AS CONTRIBUIÇÕES DO NATURALISMO À LUZ DO PENSAMENTO DE JOHN DEWEY (1859-1952), PARA LIDAR COM AS RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DEMAIS FORMAS DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA ALCANÇAR ESTE OBJETIVO MAIS GERAL, NESTE TRABALHO NOS PROPOMOS A RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: COMO O NATURALISMO HUMANISTA DE JOHN DEWEY PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO EDUCACIONAL CIENTÍFICO ALICERÇADO EM BASES MAIS SENSÍVEIS À DIVERSIDADE CULTURAL? PARA ISSO, FAREMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE O NATURALISMO HUMANISTA PROPOSTO POR DEWEY E OS SEUS DESDOBRAMENTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. NOSSO RECORTE É DELIMITADO COM BASE NAS DISCUSSÕES QUE ENVOLVEM AS INTERAÇÕES ENTRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO, CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, CRENÇA E ENTENDIMENTO (COBERN, 2000; BAPTISTA, 2007; EL-HANI, SEPULVEDA, 2010). O FATO QUE DEMANDOU ESTA PREOCUPAÇÃO SURGE ATRAVÉS DAS PROBLEMATIZAÇÕES EM TORNO DO CIENTIFICISMO TÃO PRESENTE NA PRÁTICA DOS PROFESSORES(AS) QUE LECIONAM CIÊNCIAS (BAPTISTA, 2010), ESPECIALMENTE PORQUE O CIENTIFICISMO PULVERIZA AS POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ENTRE AS TRADIÇÕES. EM TERMOS METODOLÓGICOS, NOS INSPIRAMOS NA PESQUISA TEÓRICA, POIS É ORIENTADA NO SENTIDO DE APRESENTAR DISCUSSÕES PERTINENTES E RE-CONSTRUIR TEORIAS (DEMO, 2000), ALIMENTADAS POR LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, TESES E DISSERTAÇÕES. EM MEIO AOS ACHADOS DA PESQUISA, PERCEBEMOS QUE, CONFORME APONTOU NUNES (2008), NAS ÚLTIMAS DÉCADAS O PROJETO DA EPISTEMOLOGIA VEM PASSANDO POR UMA ONDA DE CRÍTICAS E TRANSFORMAÇÕES MUITO RELACIONADAS ÀS IMPLICAÇÕES DO ASPECTO SOCIAL E POLÍTICO SOBRE O PROCESSO DO CONHECIMENTO, BEM COMO O REFORÇO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ONTOLOGIA PARA COMPREENDER EPISTEMOLOGIAS ANCORADAS EM OUTRAS BASES. NESSE SENTIDO, AINDA SEGUNDO ESSE AUTOR, APESAR DOS PRAGMATISTAS CLÁSSICOS - CHARLES SANDERS PEIRCE, WILLIAM JAMES E JOHN DEWEY - TEREM TRAZIDO GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A TEORIA DO CONHECIMENTO, DENTRE ELES, FOI JOHN DEWEY QUE DESENVOLVEU FORMULAÇÕES MAIS SUBSTANCIAIS A RESPEITO DAS DIFERENTES FORMAS DE EXPERIÊNCIAS COLETIVAS E DIVERSOS MODOS DE CONHECER. 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DEWEY DEFINE INVESTIGAÇÃO COMO "[...] A TRANSFORMAÇÃO DIRIGIDA OU CONTROLADA DE UMA SITUAÇÃO INDETERMINADA EM UMA SITUAÇÃO DE TAL MODO DETERMINADA NAS DISTINÇÕES E RELAÇÕES QUE A CONSTITUEM [...]” (DEWEY, 1974, P.216). ASSIM, UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO NÃO É UMA METODOLOGIA NORMATIVA A SER SEGUIDA PELOS SUJEITOS. POR ISSO, DIVERSAS TRADIÇÕES PODEM DESENVOLVER PROCESSOS INVESTIGATIVOS BEM SUCEDIDOS QUE POSSUEM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DE TAL MANEIRA, A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NESSA PERSPECTIVA É UM PROCESSO COLETIVO, EM QUE, OS SUJEITOS NAS SUAS INTERAÇÕES COM A NATUREZA PRODUZEM DIVERSAS MANEIRAS DE INVESTIGAR E DE RESOLVER PROBLEMAS.PODEMOS INFERIR QUE ESSA POSTURA VALORIZA OS DIVERSOS PROCESSOS INVESTIGATIVOS PROVENIENTES DE OUTRAS COMUNIDADES EPISTÊMICAS DIFERENTES DA CIENTÍFICA. DESSE MODO, COMPREENDEMOS A IMPORTÂNCIA DE UMA ABORDAGEM SENSÍVEL À DIVERSIDADE CULTURAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPECIALMENTE PORQUE CONCORDAMOS COM COBERN (2000), QUANDO ELE DISCORRE SOBRE A FORMA EXCLUDENTE QUE AS OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO SÃO TRATADAS QUANDO PARTILHAM DO MESMO ESPAÇO QUE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. ACREDITAMOS QUE O NATURALISMO HUMANISTA DEWEYANO PODE TRAZER CONTRIBUIÇÕES PARA A DEMARCAÇÃO DA ÁREA DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA SENSÍVEL À REALIDADE PLURICULTURAL. EM RELAÇÃO A ISSO, CONCORDAMOS COM ALCOFF (2016) AO TEMATIZAR QUE A LINGUAGEM SOBRE A VERDADE E JUSTIFICAÇÃO TEM SIDO MAIS DESCONSIDERADA DO QUE REDEFINIDA, A RESPEITO DISSO É QUE DEVEMOS IR ALÉM DA RECUSA PÓS-MODERNA, AVANÇANDO EM UMA PERSPECTIVA MAIS PROPOSITIVA TAMBÉM NO SENTIDO DIDÁTICO. ESSE ASPECTO É IMPORTANTE SER CONSIDERADO PRINCIPALMENTE POR LEVARMOS EM CONTA O PERÍODO ATUAL QUE AS CIÊNCIAS VÊM SOFRENDO VÁRIOS GOLPES LIGADOS À ONDA NEGACIONISTA, BEM COMO A CONTROVÉRSIA DO ALTO TEOR CIENTIFICISTA QUE CARACTERIZA PARTE DA NOSSA CULTURA. COMPREENDENDO ESTES DOIS EXTREMOS QUE REPRESENTAM FORTES NUANCES NA CONTEMPORANEIDADE É QUE PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NO FORNECIMENTO DE SUBSÍDIOS TEÓRICOS IMPRESCINDÍVEIS PARA TOMADA DE DECISÕES E CONSTRUÇÃO DE PERSPECTIVAS CADA VEZ MAIS REVERENTES. POR FIM, CONSIDERAMOS QUE DEWEY AO PROBLEMATIZAR A LINGUAGEM DA VERDADE NA EPISTEMOLOGIA TRADICIONAL E OS PROCESSOS DE INVESTIGAÇÕES QUE OCORREM NAS MAIS DIVERSAS TRADIÇÕES DEIXA UMA ABERTURA MUITO INTERESSANTE PARA QUE POSSAMOS CONSTRUIR E PENSAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS CADA VEZ MAIS COMPROMETIDO COM AS QUESTÕES SOCIAIS E SENSÍVEL AO RESGATE DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS.

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