Objetivou-se relatar uma prática de educação popular em saúde sobre a importância da doação de sangue, em uma Escola Técnica de Enfermagem, com alunos do curso Técnico em Saúde Bucal. Estudo descritivo de abordagem qualitativa na modalidade de relato de experiência. O relato surgiu através do componente curricular Estágio Curricular Supervisionado I, do curso de Enfermagem do Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A ação educativa, realizada no dia 17 de junho de 2014, versou sobre o tema da doação de sangue, sendo as curiosidades, os benefícios e os mitos e verdades sobre esta prática solidária os pontos norteadores da atividade. Para tanto, fez-se uso de metodologias ativas, sendo estas uma roda de conversa e uma dinâmica avaliativa. Foi uma experiência gratificante para o público alvo, que se mostrou receptivo, interessado e envolvido com a ação, refletindo de fato sobre o tema no espaço da atividade educativa, como para os acadêmicos organizadores, que executaram na prática, mediante embasamento teórico, uma ação de educação popular em saúde tão exitosa. Logo, experiências positivas como a relatada devem ser compartilhadas, especialmente sobre o tema em questão, o qual permite que vidas sejam salvas.