O TRABALHO TRAZ COMO OBJETIVO ANALISAR ACERCA DA RELEVÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE A DIVERSIDADE ÉTNICA DO POVO BRASILEIRO. DURANTE LONGOS PERÍODOS GRUPOS COMO OS INDÍGENAS E PESSOAS NEGRAS FORAM ESCRAVIZADOS E PRIVADOS DOS SEUS DIREITOS POR SEREM TAXADOS COMO “DIFERENTES” E “INFERIORES”, E AINDA SOFREM COM AS DESIGUALDADES, AS PESSOAS NEGRAS SÃO UM DESSES GRUPOS, AINDA ESTÃO EXCLUÍDOS DA SOCIEDADE. NAS ESCOLAS, POSSUEM AS MAIORES TAXAS DE ANALFABETISMO, EVASÃO ESCOLAR E REPETÊNCIAS DE SERIES. ESSA DIVERSIDADE PRESENTE NO AMBIENTE ESCOLAR DEVE IMPULSIONAR NA CRIAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTRATÉGIAS PARA TRABALHÁ-LAS, ABRANGENDO AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA A INCLUSÃO, CONHECIMENTO E RESPEITO, PELO MENOS É O QUE CONSTA NAS LEGISLAÇÕES BRASILEIRAS. FUNDAMENTADO NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OS AUTORES ABORDARAM QUE É NECESSÁRIO DISCUTIR ESSES TEMAS PARA PROVOCAR A SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS E DIMINUIR SITUAÇÕES RACISTAS, DISCRIMINATÓRIAS E PRECONCEITUOSAS. A ESCOLA E A FAMÍLIA EM CONJUNTO SÃO RESPONSÁVEIS NA CONSTRUÇÃO DE CIDADÃOS QUE SE RELACIONAM EM SOCIEDADE DE FORMA RESPEITOSA.