A DISCALCULIA – O TRANSTORNO ESPECÍFICO DA MATEMÁTICA - É UM TRANSTORNO POUCO CONHECIDO NO MEIO ACADÊMICO, MUITAS VEZES É FACILMENTE CONFUNDIDO COM UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DE CARÁTER EXPLICATIVO, O TRABALHO EM TELA VISA CONTRIBUIR PARA A DISSEMINAÇÃO DESSE CONHECIMENTO NO MEIO ACADÊMICO E INDICAR UMA PROPOSTA DE ENSINO – A LUDICIDADE. VISAMOS DESTACAR DE FORMA CLARA E OBJETIVA PONTOS DE GRANDE RELEVÂNCIA COMO DEFINIÇÕES, QUESTIONAMENTOS E BASES TEÓRICAS ACERCA DO TRANSTORNO, LUDICIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A COLETA DE DADOS FOI A PARTIR DE LIVROS, SITES, ARTIGOS, TESES E DISSERTAÇÕES. PORTANTO, O PRESENTE TEXTO, EM SUAS ARGUMENTAÇÕES, MOSTROU-SE A EFICIÊNCIA DA LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DISCALCULIA.