OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SÃO ALVO DE CONSTANTES DEBATES, SOBRETUDO NO QUE TANGE À INOVAÇÃO NAS ESTRATÉGIAS. A GAMIFICAÇÃO, SEGUNDO A LITERATURA ESPECIALIZADA, CONFIGURA-SE COMO UMA GRANDE ALIADA NESSE PROCESSO. OS JOGOS DO TIPO POINT-AND-CLICK ADVENTURE, EM PARTICULAR, QUANDO UTILIZADOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO, DESEMPENHAM IMPORTANTE PAPEL. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE GAME DO TIPO POINT-AND-CLICK ADVENTURE PARA O ENSINO DA CULTURA SURDA A INDIVÍDUOS OUVINTES. COM VISTAS À APROXIMAÇÃO ENTRE AS COMUNIDADES E À SIGNIFICAÇÃO DO JOGO PARA OS JOGADORES, PRETENDE-SE UTILIZAR A ABORDAGEM SENSEMAKING, QUE COMPREENDE A FORMA COMO O HOMEM DÁ SENTIDO ÀS COISAS A PARTIR DE SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA. PARA DESENVOLVIMENTO DO GAME, UTILIZA-SE A METODOLOGIA DESIGN THINKING, DIVIDIDA EM 7 (SETE) ETAPAS, DAS QUAIS 5 (CINCO) JÁ FORAM CONCLUÍDAS E 2 (DUAS) ENCONTRAM-SE EM ANDAMENTO. ESPERA-SE QUE O RESULTADO FINAL, OU SEJA, O GAME, SEJA DIFUNDIDO E BEM RECEBIDO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA E PELA SOCIEDADE EM GERAL, DE MODO A CONTRIBUIR NA DESMISTIFICAÇÃO DE VISÕES EQUIVOCADAS SOBRE O SURDO, A LIBRAS E A CULTURA SURDA.