ESTE ESTUDO VISA ESCLARECER A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DESTA CIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. ATIVIDADES PSICOMOTORAS CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA CRIANÇA CONFIGURANDO-SE COMO AÇÕES DE POTENCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. É DURANTE O ENSINO INFANTIL QUE O ESTUDANTE DESENVOLVERÁ SEUS ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS, SOCIAIS E EMOCIONAIS, OS QUAIS SÃO DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA COMPREENSÃO DO APRENDIZADO. NESTE ESTUDO SERÁ UTILIZADA UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, QUE DO PONTO DE VISTA DOS SEUS OBJETIVOS, SE CONSTITUI COMO EXPLORATÓRIA. POSSUI PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO E A UTILIZAÇÃO DE ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. OS RESULTADOS APONTAM QUE EXPERIÊNCIAS CORPORAIS POR MEIO DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS MODIFICAM DE FORMA POSITIVA, O INTELECTO, AS EMOÇÕES E AS AÇÕES MOTORAS DAS CRIANÇAS, CONSTITUINDO-SE COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EFICAZ PARA A EVOLUÇÃO DO APRENDIZADO.