O SURDO É A PESSOA QUE EM FUNÇÃO DA PERDA AUDITIVA INTERAGE COM O MUNDO DE MANEIRA VISUAL. ELE É
USUÁRIO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, A LIBRAS E ISSO TRAZ IMPLICAÇÕES NAS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E
LINGUÍSTICAS. EM FACE DISSO, O TRABALHO EM TELA OBJETIVA ANALISAR A VISUALIDADE NO PROCESSO DE MOTIVAÇÃO
DE CRIAÇÃO DE SEIS SINAIS DE ESPAÇOS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE E A SUA RELAÇÃO COM A IDENTIDADE E CULTURA
SURDA. O TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESCRITIVO, COM DADOS ANALISADOS EM UMA ABORDAGEM
QUALITATIVA. COMO RESULTADOS IDENTIFICAMOS DOIS PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO DO LÉXICO DA COMUNIDADE SURDA
QUE FREQUENTA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: 1) APROPRIAÇÃO DE SINAIS UTILIZADOS EM
OUTROS ESTADOS; 2) SINAIS CRIADOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DE ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM ESSES ESPAÇOS.
ESSE ÚLTIMO GRUPO SE SUBDIVIDE NOS SINAIS NOS QUAIS FOI OBSERVADA A UTILIZAÇÃO DE ASPECTOS ARQUITETÔNICOS
NA MOTIVAÇÃO DO SINAL; E NAQUELES ONDE FOI ENCONTRADA RELAÇÃO DO SINAL COM A LOGOMARCA (COM OU SEM A
PRESENÇA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS DENOMINADO DE INICIALIZAÇÃO) PARA A PRODUÇÃO DE
NEOLOGISMOS. IDENTIFICAMOS AINDA A NECESSIDADE DE PRODUÇÃO DE SINAIS É INTRÍNSECA AO SURDO E QUE ESSA
PRÁTICA RESSIGNIFICA OS ESPAÇOS E AMPLIA O LÉXICO DA LIBRAS COM A INSERÇÃO DESSES SINAIS.