CARDS COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA EM
ESPAÇOS NÃO FORMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE QUÍMICACCT/UECE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79780 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 1366 "titulo" => """ CARDS COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA EM\r\n ESPAÇOS NÃO FORMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE QUÍMICACCT/UECE """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO APRESENTA A CONSTRU??O E APLICA??O DE UM MATERIAL L?DICO DIGITAL DESENVOLVIDO PELOS\r\n BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE, NO FORMATO DE CARDS, COM OS ALUNOS DO 1? ANO\r\n DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA DE ENSINO M?DIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI\r\n DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO COMPONENTE CURRICULAR QU?MICA, ASSIM COMO PROMOVER O\r\n AUMENTO DO ENGAJAMENTO DO P?BLICO-ALVO NO ENSINO REMOTO. OS CARDS FORAM CONSTRU?DOS NO APLICATIVO\r\n CANVA E OS CONTE?DOS ABORDADOS FORAM SELECIONADOS COM BASE NO PLANEJAMENTO REGULAR DA ESCOLA PARA\r\n O COMPONENTE CURRICULAR EM QUEST?O. A FIM DE TORNAR OS CARDS INSTRUMENTOS L?DICOS DE APOIO NO\r\n PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, FORAM UTILIZADOS PERSONAGENS FICT?CIOS, INTERLIGANDO AS\r\n EST?RIAS DO MUNDO FANT?STICO AOS CONCEITOS QU?MICOS ESTUDADOS. O MATERIAL L?DICO PRODUZIDO FOI\r\n DIVULGADO, SEMANALMENTE POR QUATRO MESES, NO GRUPO DE WHATSAPP CRIADO PARA TIRAR D?VIDAS DOS\r\n ESTUDANTES E FORTALECER O V?NCULO COM OS BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE. AO\r\n FINAL DA ESTRAT?GIA, FOI POSS?VEL OBSERVAR UM MAIOR ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO GRUPO DE WHATSAPP\r\n AP?S POSTAGEM DOS CARDS, COMO TAMB?M FOI CONSTATADO UM RESULTADO POSITIVO DA A??O, A PARTIR DO\r\n ENVIO DE UM FORMUL?RIO COM QUESTIONAMENTOS SOBRE A ESTRAT?GIA REALIZADA. DESSA FORMA, FOI VERIFICADA\r\n A EFICI?NCIA DO USO DE CARDS INTERLIGADOS A PERSONAGENS FICT?CIOS COMO UM RECURSO L?DICO NO ENSINO DE\r\n QU?MICA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LUDICIDADE, CARDS, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, PIBID QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1366_27072021130157.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IANE SANTOS" "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79780 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 1366 "titulo" => """ CARDS COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA EM\r\n ESPAÇOS NÃO FORMAIS: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DE QUÍMICACCT/UECE """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO APRESENTA A CONSTRU??O E APLICA??O DE UM MATERIAL L?DICO DIGITAL DESENVOLVIDO PELOS\r\n BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE, NO FORMATO DE CARDS, COM OS ALUNOS DO 1? ANO\r\n DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA DE ENSINO M?DIO GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI\r\n DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELO COMPONENTE CURRICULAR QU?MICA, ASSIM COMO PROMOVER O\r\n AUMENTO DO ENGAJAMENTO DO P?BLICO-ALVO NO ENSINO REMOTO. OS CARDS FORAM CONSTRU?DOS NO APLICATIVO\r\n CANVA E OS CONTE?DOS ABORDADOS FORAM SELECIONADOS COM BASE NO PLANEJAMENTO REGULAR DA ESCOLA PARA\r\n O COMPONENTE CURRICULAR EM QUEST?O. A FIM DE TORNAR OS CARDS INSTRUMENTOS L?DICOS DE APOIO NO\r\n PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, FORAM UTILIZADOS PERSONAGENS FICT?CIOS, INTERLIGANDO AS\r\n EST?RIAS DO MUNDO FANT?STICO AOS CONCEITOS QU?MICOS ESTUDADOS. O MATERIAL L?DICO PRODUZIDO FOI\r\n DIVULGADO, SEMANALMENTE POR QUATRO MESES, NO GRUPO DE WHATSAPP CRIADO PARA TIRAR D?VIDAS DOS\r\n ESTUDANTES E FORTALECER O V?NCULO COM OS BOLSISTAS DO N?CLEO DE QU?MICA/CCT DO PIBID/UECE. AO\r\n FINAL DA ESTRAT?GIA, FOI POSS?VEL OBSERVAR UM MAIOR ENGAJAMENTO DOS ALUNOS NO GRUPO DE WHATSAPP\r\n AP?S POSTAGEM DOS CARDS, COMO TAMB?M FOI CONSTATADO UM RESULTADO POSITIVO DA A??O, A PARTIR DO\r\n ENVIO DE UM FORMUL?RIO COM QUESTIONAMENTOS SOBRE A ESTRAT?GIA REALIZADA. DESSA FORMA, FOI VERIFICADA\r\n A EFICI?NCIA DO USO DE CARDS INTERLIGADOS A PERSONAGENS FICT?CIOS COMO UM RECURSO L?DICO NO ENSINO DE\r\n QU?MICA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LUDICIDADE, CARDS, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, PIBID QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1366_27072021130157.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IANE SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IANE SANTOS" "autor_email" => "iane.santos@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }