ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO (ABA): CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM AUTISMO.
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81380 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2656 "inscrito_id" => 4053 "titulo" => "ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO (ABA): CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM AUTISMO." "resumo" => "NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL É CADA VEZ MAIS COMUM A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NO ÂMBITO DO ENSINO REGULAR, TAL PRÁTICA TEVE INICIO ATRAVÉS DE DETERMINAÇÕES LEGAIS CONFORME APONTAM A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2008) E LEIS SUBSEQUENTES COMO A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (2015), DENTRE OUTRAS. DIANTE DESTE CONTEXTO, O CONHECIMENTO A RESPEITO DE MÉTODOS ESPECÍFICOS QUE POSSAM AUXILIAR UMA PRÁTICA VERDADEIRAMENTE INCLUSIVA E UMA REAL INCLUSÃO É ESSENCIAL. E É NESSE PROCESSO, QUE A ABA VEM SE DESTACANDO COM MÉTODOS DE INTERVENÇÕES BEM SUCEDIDOS O QUE VÊM DIRECIONANDO PESQUISAS SOBRE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA. FRENTE AO EXPOSTO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR ESSE MODELO CIENTÍFICO-ABA, ESCLARECENDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA. ESTA ANÁLISE TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO E QUE TEVE COMO BASE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO: SILVA, GAIATO E REVELES (2012); SKINNER (2003), GENNAR, A.G. BLANCO, M.B (2003), BRITES, L.; BRITES, C. (2019), GENNAR, A.G. BLANCO, M.B (2019), DUARTE, C.P. SILVA, L.C. VELLOSO, R.L(2018), ZANOTTO (2004), KENYON, P.B. (2018). A PRESENTE PESQUISA EVIDENCIOU QUE A ABA, APRESENTA DESTAQUES CIENTÍFICOS PAUTADOS NA PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL E QUE A OPERACIONALIZAÇÃO DE SEUS MÉTODOS VEM DIMINUINDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENCONTRADAS POR ESTE SEGMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ABA, INCLUSÃO, AUTISMO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID4053_27102021113659.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_nome_curto" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_email" => "edilaniaalves@yahoo.com" "autor_ies" => "E.E.F. ANTÔNIO CRISÓSTOMO PEREIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81380 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2656 "inscrito_id" => 4053 "titulo" => "ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO (ABA): CONTRIBUIÇÕES PARA INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM AUTISMO." "resumo" => "NO ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL É CADA VEZ MAIS COMUM A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NO ÂMBITO DO ENSINO REGULAR, TAL PRÁTICA TEVE INICIO ATRAVÉS DE DETERMINAÇÕES LEGAIS CONFORME APONTAM A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2008) E LEIS SUBSEQUENTES COMO A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (2015), DENTRE OUTRAS. DIANTE DESTE CONTEXTO, O CONHECIMENTO A RESPEITO DE MÉTODOS ESPECÍFICOS QUE POSSAM AUXILIAR UMA PRÁTICA VERDADEIRAMENTE INCLUSIVA E UMA REAL INCLUSÃO É ESSENCIAL. E É NESSE PROCESSO, QUE A ABA VEM SE DESTACANDO COM MÉTODOS DE INTERVENÇÕES BEM SUCEDIDOS O QUE VÊM DIRECIONANDO PESQUISAS SOBRE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PRÁTICA INCLUSIVA. FRENTE AO EXPOSTO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR ESSE MODELO CIENTÍFICO-ABA, ESCLARECENDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA. ESTA ANÁLISE TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO E QUE TEVE COMO BASE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO: SILVA, GAIATO E REVELES (2012); SKINNER (2003), GENNAR, A.G. BLANCO, M.B (2003), BRITES, L.; BRITES, C. (2019), GENNAR, A.G. BLANCO, M.B (2019), DUARTE, C.P. SILVA, L.C. VELLOSO, R.L(2018), ZANOTTO (2004), KENYON, P.B. (2018). A PRESENTE PESQUISA EVIDENCIOU QUE A ABA, APRESENTA DESTAQUES CIENTÍFICOS PAUTADOS NA PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL E QUE A OPERACIONALIZAÇÃO DE SEUS MÉTODOS VEM DIMINUINDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ENCONTRADAS POR ESTE SEGMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ABA, INCLUSÃO, AUTISMO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID4053_27102021113659.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_nome_curto" => "EDILANIA REGINALDO ALVES" "autor_email" => "edilaniaalves@yahoo.com" "autor_ies" => "E.E.F. ANTÔNIO CRISÓSTOMO PEREIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }