AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS DIFICULDADES DE INTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80365 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1208 "inscrito_id" => 4991 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS DIFICULDADES DE INTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "A FORMA DE AVALIAR ? UM ELEMENTO MUITO IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, TORNANDO-SE PRATICAMENTE UMA TRADI??O SEJA NA FORMA PRESENCIAL OU VIRTUAL SER PRATICADA DESDE O IN?CIO DO CURSO/DISCIPLINA POR MEIO DE UMA AVALIA??O DIAGN?STICA, PARA EM OUTROS MOMENTOS SER APROFUNDADA E MODIFICADA PARA ATENDER AOS DIVERSOS CONTEXTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAV?RUS TROUXE V?RIAS TRANSFORMA??ES PARA A ROTINA DOS EDUCADORES QUE PRECISARAM USAR AINDA MAIS AS M?DIAS DIGITAIS, QUE J? VINHAM TRANSFORMANDO A SUA ATUA??O H? ALGUM TEMPO, MAS COM O ISOLAMENTO SOCIAL VEIO TORNAR-SE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DI?RIAS E AVALIATIVAS. NESSE TRABALHO BUSCOU-SE IDENTIFICAR AS FORMAS UTILIZADAS PARA REALIZAR A AVALIA??O DA APRENDIZAGEM PELOS PROFESSORES DE UMA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JUAZEIRO DO NORTE - CEAR? NO PER?ODO DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS E DESCREVER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS REALIZADAS DE FORMA REMOTA, BEM COMO AS FORMAS DE SUPERA??O. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA COM A UTILIZA??O DE QUESTION?RIOS, QUE FORAM APLICADOS AOS PROFESSORES DESTA UNIDADE DE ENSINO. OBSERVANDO-SE QUE A CADA PASSO DADO PELOS EDUCADORES FORAM AMPLIADAS AS POSSIBILIDADES DID?TICOS-PEDAG?GICAS QUE N?O ERAM PERCEBIDAS ANTES DA PANDEMIA, BEM COMO AS IN?MERAS ATIVIDADES PASS?VEIS DE DESENVOLVIMENTO POR MEIO VIRTUAL, S?NCRONO E ASS?NCRONO, SEM DEIXAR DE SOMAR EXPERI?NCIAS COM OUTROS EDUCADORES QUE TAMB?M ENFRENTAVAM DESAFIOS, MAS NUNCA DESISTIRAM DE BUSCAR NOVAS METODOLOGIAS PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA MELHOR MANEIRA POSS?VEL. ESTE RESUMO FOI APROVADO E PUBLICADO NOS ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E TECNOLOGIA - CONDITEC, OCORRIDO NO PER?ODO DE 10 A 13 DE MAIO DE 2021." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ATIVIDADES AVALIATIVAS, MÍDIAS DIGITAIS, SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA117_ID3237_11062021230943.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCIMAR TELES" "autor_email" => "cimarteles@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO – PROFEPT IF SERTÃO – PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80365 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1208 "inscrito_id" => 4991 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS DIFICULDADES DE INTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "A FORMA DE AVALIAR ? UM ELEMENTO MUITO IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, TORNANDO-SE PRATICAMENTE UMA TRADI??O SEJA NA FORMA PRESENCIAL OU VIRTUAL SER PRATICADA DESDE O IN?CIO DO CURSO/DISCIPLINA POR MEIO DE UMA AVALIA??O DIAGN?STICA, PARA EM OUTROS MOMENTOS SER APROFUNDADA E MODIFICADA PARA ATENDER AOS DIVERSOS CONTEXTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAV?RUS TROUXE V?RIAS TRANSFORMA??ES PARA A ROTINA DOS EDUCADORES QUE PRECISARAM USAR AINDA MAIS AS M?DIAS DIGITAIS, QUE J? VINHAM TRANSFORMANDO A SUA ATUA??O H? ALGUM TEMPO, MAS COM O ISOLAMENTO SOCIAL VEIO TORNAR-SE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DI?RIAS E AVALIATIVAS. NESSE TRABALHO BUSCOU-SE IDENTIFICAR AS FORMAS UTILIZADAS PARA REALIZAR A AVALIA??O DA APRENDIZAGEM PELOS PROFESSORES DE UMA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JUAZEIRO DO NORTE - CEAR? NO PER?ODO DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS E DESCREVER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS REALIZADAS DE FORMA REMOTA, BEM COMO AS FORMAS DE SUPERA??O. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA COM A UTILIZA??O DE QUESTION?RIOS, QUE FORAM APLICADOS AOS PROFESSORES DESTA UNIDADE DE ENSINO. OBSERVANDO-SE QUE A CADA PASSO DADO PELOS EDUCADORES FORAM AMPLIADAS AS POSSIBILIDADES DID?TICOS-PEDAG?GICAS QUE N?O ERAM PERCEBIDAS ANTES DA PANDEMIA, BEM COMO AS IN?MERAS ATIVIDADES PASS?VEIS DE DESENVOLVIMENTO POR MEIO VIRTUAL, S?NCRONO E ASS?NCRONO, SEM DEIXAR DE SOMAR EXPERI?NCIAS COM OUTROS EDUCADORES QUE TAMB?M ENFRENTAVAM DESAFIOS, MAS NUNCA DESISTIRAM DE BUSCAR NOVAS METODOLOGIAS PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA MELHOR MANEIRA POSS?VEL. ESTE RESUMO FOI APROVADO E PUBLICADO NOS ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E TECNOLOGIA - CONDITEC, OCORRIDO NO PER?ODO DE 10 A 13 DE MAIO DE 2021." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ATIVIDADES AVALIATIVAS, MÍDIAS DIGITAIS, SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA117_ID3237_11062021230943.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FRANCIMAR TELES" "autor_email" => "cimarteles@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO – PROFEPT IF SERTÃO – PE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }