ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS DE ENSINO PARA CEGOS A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ESPECIALIZADA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81642 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3048 "inscrito_id" => 6582 "titulo" => "ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS DE ENSINO PARA CEGOS A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ESPECIALIZADA" "resumo" => "OS RECURSOS DID?TICOS PARA O ENSINO DE PESSOAS COM DEFICI?NCIA VISUAL (DV) PRECISAM SER FARTOS, VARIADOS E SIGNIFICATIVOS, PODENDO SER CONFECCIONADOS, ADAPTADOS OU SELECIONADOS. APESAR DE EXTREMAMENTE RELEVANTE, H? POUCOS RESULTADOS SISTEMATIZADOS SOBRE A EFICI?NCIA DOS RECURSOS DID?TICOS EMPREGADOS NO ENSINO DE PESSOAS COM DV. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO PROP?S-SE A DESCREVER OS RECURSOS DID?TICOS EMPREGADOS NO ENSINO DE PESSOAS CEGAS A PARTIR DAS PUBLICA??ES DE REVISTAS BRASILEIRAS ESPECIALIZADAS EM EDUCA??O INCLUSIVA. A PARTIR DOS ESTUDOS, FORAM ENCONTRADOS ESTUDOS QUALITATIVOS. FORAM LOCALIZADAS UMA PUBLICA??O NA REE E NA REAI E ONZE NA RBC. NOS ARTIGOS ENCONTRADOS, DESTACOU-SE A CONFEC??O DE RECURSOS PARA FIM ESPEC?FICO E A SELE??O EM CONJUNTO COM A CONFEC??O. NESTES ESTUDOS DESTACARAM-SE OS JOGOS L?DICOS, AS MAQUETES E AS R?PLICAS T?TEIS. A MAT?RIA PRIMA ERA GERALMENTE DE F?CIL OBTEN??O, BAIXO CUSTO E SIMPLES, SENDO O EVA (SIGLA DE ETILENO ACETATO DE VINILA), O ISOPOR E O BISCUIT OS PRINCIPAIS GERADORES DE RELEVO PARA MANUSEIO. PERCEBEU-SE QUE N?O HOUVE MEN??O ?S MUITAS VARI?VEIS METODOL?GICAS, PRINCIPALMENTE EM RELA??O ? DESCRI??O DOS PARTICIPANTES, COMO POR EXEMPLO, SE ERAM LEITORES FLUENTES DE BRAILE, SE PREFERIAM RECURSOS TECNOL?GICOS E PERFIL SOCIOECON?MICO. ISSO DIFICULTOU A IDENTIFICA??O DAS VARI?VEIS DE PARTICIPANTES PARA MAIS PRECISA AN?LISE DOS RESULTADOS DA APLICA??O DE CADA RECURSO. POR FIM, ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE O DOM?NIO DO CONHECIMENTO SOBRE SELE??O, ADAPTA??O E CONFEC??O DE RECURSOS DID?TICOS ADEQUADOS POR EDUCADORES CONTRIBUIR? PARA O PLANEJAMENTO ADEQUADO E AVALIA??O DA APRENDIZAGEM E DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. PARA TANTO, ? ESSENCIAL E URGENTE IDENTIFICAR AS VARI?VEIS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO OU APERFEI?OAMENTO DE M?TODOS DE ENSINO MAIS EFICIENTES E ECON?MICOS. ? IGUALMENTE RELEVANTE IDENTIFICAR AS LACUNAS DESSES ESTUDOS E PROPOR NOVOS DESAFIOS PARA ESTUDOS FUTUROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO, DEFICIÊNCIA VISUAL, CEGOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID6582_05112021225141.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILE PRISCILA COSTA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JAMILE ALMEIDA" "autor_email" => "psi.jamilealmeida@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81642 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3048 "inscrito_id" => 6582 "titulo" => "ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS DE ENSINO PARA CEGOS A PARTIR DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA ESPECIALIZADA" "resumo" => "OS RECURSOS DID?TICOS PARA O ENSINO DE PESSOAS COM DEFICI?NCIA VISUAL (DV) PRECISAM SER FARTOS, VARIADOS E SIGNIFICATIVOS, PODENDO SER CONFECCIONADOS, ADAPTADOS OU SELECIONADOS. APESAR DE EXTREMAMENTE RELEVANTE, H? POUCOS RESULTADOS SISTEMATIZADOS SOBRE A EFICI?NCIA DOS RECURSOS DID?TICOS EMPREGADOS NO ENSINO DE PESSOAS COM DV. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO PROP?S-SE A DESCREVER OS RECURSOS DID?TICOS EMPREGADOS NO ENSINO DE PESSOAS CEGAS A PARTIR DAS PUBLICA??ES DE REVISTAS BRASILEIRAS ESPECIALIZADAS EM EDUCA??O INCLUSIVA. A PARTIR DOS ESTUDOS, FORAM ENCONTRADOS ESTUDOS QUALITATIVOS. FORAM LOCALIZADAS UMA PUBLICA??O NA REE E NA REAI E ONZE NA RBC. NOS ARTIGOS ENCONTRADOS, DESTACOU-SE A CONFEC??O DE RECURSOS PARA FIM ESPEC?FICO E A SELE??O EM CONJUNTO COM A CONFEC??O. NESTES ESTUDOS DESTACARAM-SE OS JOGOS L?DICOS, AS MAQUETES E AS R?PLICAS T?TEIS. A MAT?RIA PRIMA ERA GERALMENTE DE F?CIL OBTEN??O, BAIXO CUSTO E SIMPLES, SENDO O EVA (SIGLA DE ETILENO ACETATO DE VINILA), O ISOPOR E O BISCUIT OS PRINCIPAIS GERADORES DE RELEVO PARA MANUSEIO. PERCEBEU-SE QUE N?O HOUVE MEN??O ?S MUITAS VARI?VEIS METODOL?GICAS, PRINCIPALMENTE EM RELA??O ? DESCRI??O DOS PARTICIPANTES, COMO POR EXEMPLO, SE ERAM LEITORES FLUENTES DE BRAILE, SE PREFERIAM RECURSOS TECNOL?GICOS E PERFIL SOCIOECON?MICO. ISSO DIFICULTOU A IDENTIFICA??O DAS VARI?VEIS DE PARTICIPANTES PARA MAIS PRECISA AN?LISE DOS RESULTADOS DA APLICA??O DE CADA RECURSO. POR FIM, ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE O DOM?NIO DO CONHECIMENTO SOBRE SELE??O, ADAPTA??O E CONFEC??O DE RECURSOS DID?TICOS ADEQUADOS POR EDUCADORES CONTRIBUIR? PARA O PLANEJAMENTO ADEQUADO E AVALIA??O DA APRENDIZAGEM E DO DESEMPENHO DOS ALUNOS. PARA TANTO, ? ESSENCIAL E URGENTE IDENTIFICAR AS VARI?VEIS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO OU APERFEI?OAMENTO DE M?TODOS DE ENSINO MAIS EFICIENTES E ECON?MICOS. ? IGUALMENTE RELEVANTE IDENTIFICAR AS LACUNAS DESSES ESTUDOS E PROPOR NOVOS DESAFIOS PARA ESTUDOS FUTUROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO, DEFICIÊNCIA VISUAL, CEGOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID6582_05112021225141.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILE PRISCILA COSTA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JAMILE ALMEIDA" "autor_email" => "psi.jamilealmeida@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }