O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESPECIFICA NA ESCOLA E O CONTEXTO FAMILIAR NO QUE DIZ RESPEITO OS MÉTODOS QUE POSSA AUXILIAR OS ALUNOS EM UM APRENDIZADO MÚTUO E SATISFATÓRIO PARA TODOS. É VÁLIDO SALIENTAR SOBRE A IMPORTANTE DE FRISAR QUE A FAMÍLIA VEM PASSANDO POR VÁRIAS MUDANÇAS, SENDO QUE ESTAS VÊM PREJUDICANDO NO APRENDIZADO DOS ALUNOS. A QUALIDADE DO ENSINO FAMILIAR NÃO VEM TENDO O MESMO EFEITO DE ALGUMAS DÉCADAS PASSADAS, A FAMÍLIA VEM DEIXANDO SOMENTE A CARGO DOS GESTORES E PROFESSORES A FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ALUNOS, SENDO QUE AMBOS TÊM ESTA RESPONSABILIDADE. AS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SÃO INÚMEROS DESDE A ACESSIBILIDADE AS ESCOLAS, COMO TAMBÉM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA ESTE NOVO PÚBLICO DE ALUNO. OS RESULTADOS DA PESQUISA, TROUXE-SE UMA IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, NO QUE SE REFERE A EDUCAÇÃO ESPECIAL VOLTADA PARA O APRENDIZADO DE UM ALUNO QUE TÊM NECESSIDADES ESPECIAIS FÍSICA.