AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NÃO SÃO APENAS COADJUVANTES NA FORMAÇÃO LEITORA DO INDIVÍDUO, SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ALÉM DE FAVORECEREM A OBTENÇÃO DE CULTURA E O CONHECIMENTO DE MUNDO. COM ABORDAGEM QUALITATIVA E UTILIZANDO O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DO TIPO BIBLIOGRÁFICO EXPLORATÓRIO, A PESQUISA OBJETIVA COMPREENDER A RELEVÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL PARA O LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E COMO ESTE TEM SIDO UTILIZADO EM SALA DE AULA. COM ESSE PROPÓSITO, FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM OITO PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, ANALISANDO COMO TEM SIDO REALIZADO A UTILIZAÇÃO DESTE RECURSO. A PARTIR DAS DISCUSSÕES TEÓRICAS E RESPOSTAS DAS PROFESSORAS, A PESQUISA CULMINA COM A PERCEPÇÃO DE QUE AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, COMPREENSÃO E PROCEDIMENTOS DE LEITURA E DE ESCRITA, ALÉM DE FORMAR INDIVÍDUOS PARTICIPANTES DOS EVENTOS E PRÁTICAS SOCIAIS DE LETRAMENTO.