ATUALMENTE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA PASSA POR VÁRIAS DIVERGÊNCIAS RELACIONADAS AO PAPEL/FUNÇÃO QUE CADA UM DEVE DESEMPENHAR DENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO DO ALUNO VISTO QUE TEM DELEGADO À ESCOLA INÚMERAS INCUMBÊNCIAS, DENTRE AS QUAIS, O PAPEL DE PROVIDENCIAR A EDUCAÇÃO FAMILIAR DO ALUNO. NESSA INTERLOCUÇÃO, OBSERVA-SE QUE TANTO A FAMÍLIA QUANTO A ESCOLA BUSCAM APOIAR-SE MUTUAMENTE, PORÉM ACABAM SE DESENCONTRANDO E PRODUZINDO, MUITAS VEZES, UM JOGO DE CULPADOS E INOCENTES. NESTE ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO TEÓRICA OBJETIVAMOS DESCREVER E PROBLEMATIZAR QUAIS AS IMPLICAÇÕES QUE ESTA PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA TRARÁ PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. O PROBLEMA EM ESTUDO TENTA DAR ALGUMAS RESPOSTAS E ANÁLISES RELATIVAMENTE AO QUE SE REFERIU EM CIMA, DE FORMA A CONHECER ALGUNS INSTRUMENTOS NORTEADORES DE UMA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA. PARA QUE ESTA PARCEIRA VANTAJOSA ACONTEÇA DE FATO É NECESSÁRIO REVER AS RESPONSABILIDADES, LIMITES E EXPECTATIVAS DE CADA UMA DAS PARTES FAMÍLIA E ESCOLA. ESPERA-SE COM ESTE ARTIGO CONTRIBUIR COM A REFLEXÃO ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DE PAIS OU RESPONSÁVEIS A PARTICIPAREM DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DOS FILHOS E MOSTRAR COMO ISSO CONTRIBUI PARA UM BOM DESEMPENHO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. MUITOS DEBATES SÃO AINDA NECESSÁRIOS PARA IDENTIFICAR QUAL É O PAPEL DE CADA PARTE NESSA PARCERIA E SOBRETUDO COMO EFETIVÁ-LA.