Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS: UMA ANÁLISE ICONOGRÁFICA DO LIVRO DE HISTÓRIA DO PROJETO BURITI DO 4º ANO

Palavra-chaves: ICONOGRAFIA, REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA, DECOLONIZAÇÃO, , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

PRETENDE FAZER LEITURA ICONOGRÁFICA DE IMAGENS DO INDÍGENA A PARTIR DO LIVRO DE HISTÓRIA DO PROJETO BURITI DO 4° ANO, PARA TAL PARTE DA PROBLEMATIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA NA DICOTOMIA INGÊNUO – SELVAGEM, RECORRENTEMENTE DESTACADA NA HISTÓRIA, UMA VEZ QUE ESTA É CONTADA NA VISÃO DO COLONIZADOR. O REFERENCIAL TEÓRICO SE EMBASOU NOS ESTUDOS DE: BRASIL (2008), CATELLI JUNIOR (2009), FREITAS (2010), GRUPIONI (2004), PANOFSKY (1979), THAHIRA (2011), SCHMIDT E CAINELLI (2009), SANTOS (2007), BURKE (2004), OLIVEIRA (2011), FREIRE (2000), EMBASADO NA LEITURA ICONOGRÁFICA DAS IMAGENS QUE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO REPRESENTAÇÃO E HISTORICIDADE, ANTIGA E CONTEMPORÂNEA A FIM DE DAR FORÇA A UM DISCURSO QUE PRESTIGIA OUTRAS VISÕES ALÉM DA QUE JÁ ESTÁ DADA. AO FIM, PODEMOS CONCLUIR QUE A FIGURA DO INDÍGENA HÁ MUITO VEM SENDO NEGLIGENCIADA PELO MATERIAL DIDÁTICO, QUE PRECISA SER REVISITADO E REVISADO PERIODICAMENTE, E QUE A PRESENÇA DO PROFESSOR, ENQUANTO MEDIADOR E PROVOCADOR, É DE SUMA IMPORTÂNCIA NESTE PROCESSO DE MUDANÇA DE PENSAMENTO.

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