INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES COM ALUNOS SURDOS NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80084 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 809 "inscrito_id" => 1173 "titulo" => "INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES COM ALUNOS SURDOS NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO ESCOLAR É UM PROCESSO QUE NECESSITA DO DIÁLOGO ENTRE OS INDIVÍDUOS QUE FAZEM PARTE DELE. EM TERMOS INCLUSIVOS ESTE DIÁLOGO SE FAZ MAIS IMPORTANTE PARA QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO SEJA REALMENTE ALCANÇADO E MANTIDO. SABE-SE QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO DEPENDE EFETIVAMENTE DOS INDIVÍDUOS QUE FORMAM O ESPAÇO EDUCATIVO INCLUSIVO, LOGO, ENTENDER A INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO SURDO/INTÉRPRETE FAZ TOTAL DIFERENÇA NO FAZER PEDAGÓGICO. TEMOS COMO OBJETIVO GERAL ENTENDER A RELAÇÃO EM SALA DE AULA ENTRE PROFESSOR, ALUNO E CONSEQUENTEMENTE O INTÉRPRETE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES. PARA SE CHEGAR A TAL OBJETIVO FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM OS AUTORES: LACERDA, 2006, SIQUEIRA; SANTANA, 2010, CONSTANTINO; DORNELES, 2019, E UMA PESQUISA DE CAMPO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. A INCLUSÃO ESCOLAR É UMA TEMÁTICA RICA EM QUESTIONAMENTOS. QUANDO SE TRATA DO ALUNO SURDO ESTA INCLUSÃO ESCOLAR DEVE PERMITIR QUE HAJA UM DIÁLOGO ENTRE PESSOAS QUE NÃO FALAM A MESMA LÍNGUA, LOGO SE TEM DUAS OPÇÕES MAIS CONHECIDAS, O USO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA OU UM PROFESSOR QUE SAIBA A LÍNGUA ESPAÇO-VISUAL LIBRAS. UMA DAS PRÁTICA MAIS UTILIZADAS POR PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE SURDO É UMA ABORDAGEM MAIS VISUAL, TENTANDO ASSIM TORNAR O CONTEÚDO DE MAIS FÁCIL COMPREENSÃO. CONCLUI-SE QUE AS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES FORAM DIVERSAS MESMO ESTANDO EM SITUAÇÕES SEMELHANTES. PORÉM, AMBOS DESCONHECEM A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, MAS CONSEGUEM PRESUMIR FORMAS MAIS ACESSÍVEIS DE ENSINAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PROFESSOR, ACESSIBILIDADE, COLABORAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA111_ID1173_29072021164253.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA B" "autor_email" => "ana.bento@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80084 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 809 "inscrito_id" => 1173 "titulo" => "INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES COM ALUNOS SURDOS NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO ESCOLAR É UM PROCESSO QUE NECESSITA DO DIÁLOGO ENTRE OS INDIVÍDUOS QUE FAZEM PARTE DELE. EM TERMOS INCLUSIVOS ESTE DIÁLOGO SE FAZ MAIS IMPORTANTE PARA QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO SEJA REALMENTE ALCANÇADO E MANTIDO. SABE-SE QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO DEPENDE EFETIVAMENTE DOS INDIVÍDUOS QUE FORMAM O ESPAÇO EDUCATIVO INCLUSIVO, LOGO, ENTENDER A INTERAÇÃO PROFESSOR/ALUNO SURDO/INTÉRPRETE FAZ TOTAL DIFERENÇA NO FAZER PEDAGÓGICO. TEMOS COMO OBJETIVO GERAL ENTENDER A RELAÇÃO EM SALA DE AULA ENTRE PROFESSOR, ALUNO E CONSEQUENTEMENTE O INTÉRPRETE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES. PARA SE CHEGAR A TAL OBJETIVO FOI REALIZADA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM OS AUTORES: LACERDA, 2006, SIQUEIRA; SANTANA, 2010, CONSTANTINO; DORNELES, 2019, E UMA PESQUISA DE CAMPO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA. A INCLUSÃO ESCOLAR É UMA TEMÁTICA RICA EM QUESTIONAMENTOS. QUANDO SE TRATA DO ALUNO SURDO ESTA INCLUSÃO ESCOLAR DEVE PERMITIR QUE HAJA UM DIÁLOGO ENTRE PESSOAS QUE NÃO FALAM A MESMA LÍNGUA, LOGO SE TEM DUAS OPÇÕES MAIS CONHECIDAS, O USO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS EM SALA DE AULA OU UM PROFESSOR QUE SAIBA A LÍNGUA ESPAÇO-VISUAL LIBRAS. UMA DAS PRÁTICA MAIS UTILIZADAS POR PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE SURDO É UMA ABORDAGEM MAIS VISUAL, TENTANDO ASSIM TORNAR O CONTEÚDO DE MAIS FÁCIL COMPREENSÃO. CONCLUI-SE QUE AS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES FORAM DIVERSAS MESMO ESTANDO EM SITUAÇÕES SEMELHANTES. PORÉM, AMBOS DESCONHECEM A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, MAS CONSEGUEM PRESUMIR FORMAS MAIS ACESSÍVEIS DE ENSINAR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, PROFESSOR, ACESSIBILIDADE, COLABORAÇÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA111_ID1173_29072021164253.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA B" "autor_email" => "ana.bento@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }