RECENTEMENTE, O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO, DESCARACTERIZANDO-O COMO ETAPA DA
EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE CONTEXTO, NESTE TRABALHO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, ANALISAMOS O CONTEÚDO
GERAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS DESSA ETAPA DA
EDUCAÇÃO BÁSICA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A TEORIA DAS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR SERGE MOSCOVICI. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA.
PARTICIPARAM 100 PROFESSORES/AS. UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO
LIVRE DE PALAVRAS. PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. OS
RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE O ENSINO MÉDIO É REPRESENTADO, PRINCIPALMENTE, COMO UMA ETAPA DE
FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO PARA A VIDA SOCIAL, POLÍTICA, ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO ESTUDANTE, POR MEIO DE
OBJETIVOS BEM DEFINIDOS. CONSIDERAMOS QUE ESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR PARA REVER OS CURSOS DE
FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE QUE FUTUROS PROFESSORES EXERÇAM A PROFISSÃO DE MANEIRA CRÍTICA E
REFLEXIVA, PRINCIPALMENTE EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE DESCARACTERIZA ESSA ETAPA
EDUCACIONAL.