O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E A NECESSIDADE DE ADQUIRIR AS NOVAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM EFETIVA QUALIDADE. O REFERIDO TRABALHO TOMOU-SE COMO APORTE TEÓRICO, AS DISCUSSÕES DE GADOTTI (2000), DELORS (2006), IMBERNÓN (2000) E OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA TANTO, UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA: OBSERVAÇÕES DIÁRIAS, COLETAS DE DADOS, PESQUISAS AS LEGISLAÇÕES EM VIGOR, COMO TAMBÉM TRABALHOS TEÓRICOS RELACIONADOS AO CONTEXTO EM QUESTÃO. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A EDUCAÇÃO É A BASE PRINCIPAL DE UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO HOMEM, ASSUME UMA IMPORTÂNCIA CRUCIAL NO MUNDO ATUAL E DIANTE DESSE HORIZONTE, DEVE-SE INTENSIFICAR UMA LINHA DE BASE PARA QUE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS E SUPERAR OS IMPACTOS NOS ANOS POSTERIORES. ALÉM DISSO, PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, FAZ-SE NECESSÁRIO POSSIBILITAR CAPACITAÇÃO PARA O PROFISSIONAL DOCENTE, POIS O CONHECIMENTO É FONTE DE SABEDORIA E SOBREVIVÊNCIA PARA O EXERCÍCIO DESTA PROFISSÃO NO MUNDO ATUAL. PORTANTO, PARA QUE A EDUCAÇÃO POSSA DESEMPENHAR O SEU PAPEL DE AGENTE TRANSFORMADORA DA SOCIEDADE, É PRECISO QUE CONSISTA NA BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS QUE ATUEM EFETIVAMENTE E CONTEXTUALIZE O NOSSO TEMPO.