VOZES NAS MÃOS ECOAM COMUNICAÇÃO: COMO OS SURDOSSÃO ASSISTIDOS EM UM MUNICÍPIO DO PIAUÍ
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80172 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 923 "inscrito_id" => 2765 "titulo" => "VOZES NAS MÃOS ECOAM COMUNICAÇÃO: COMO OS SURDOSSÃO ASSISTIDOS EM UM MUNICÍPIO DO PIAUÍ" "resumo" => """ ABORDA-SE NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO ESPECIAL ATRAVÉS DA FORMA COMO A PESSOA SURDA É ASSISTIDA NO\r\n MUNICÍPIO DE CORRENTE-PI. OBJETIVOU-SE ATRAVÉS DESSA BUSCA POR INFORMAÇÕES, DE FORMA GERAL, CONHECER\r\n AS ASSERTIVAS QUE O MUNICÍPIO DISPONIBILIZA AS PESSOAS CONSIDERADAS SURDAS, DESTACANDO QUE AO LONGO DOS\r\n ANOS FORAM DEIXADOS À MARGEM, MAS QUE ATRAVÉS DOS AVANÇOS, LEIS E DECRETOS QUE OS ASSEGURAM, PODEM\r\n SER VISTAS SOB UMA NOVA PERSPECTIVA. ESPECIFICAMENTE OBJETIVOU COMPREENDER COMO OCORRE A BUSCA E\r\n INCLUSÃO DA PESSOA SURDA ATRAVÉS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS E ANALISAR OS PROCESSOS\r\n FORMATIVOS E ATUAÇÃO DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE. DIANTE DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS COMO SITUAÇÕES\r\n PROBLEMAS: QUEM SÃO OS SURDOS NA CIDADE DE CORRENTE-PI? ELES ESTÃO DENTRO DA SALA DE AULA OU\r\n “ESCONDIDOS” EM CASA? COMO ESTÃO SENDO ASSISTIDOS? ESTÁ COMUNIDADE TEM SIDO INCLUÍDA NAS ESCOLAS?\r\n AMBOS RECEBEM O ATENDIMENTO ESPECIAL INDIVIDUALIZADO? EXISTE UM PROFESSOR DE LIBRAS PARA ENSINÁ-LOS\r\n A COMUNICAR ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NAS ESCOLAS? COMO OCORRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL? ESTA\r\n PRODUÇÃO SE TORNA RELEVANTE PELA CONSTANTE NECESSIDADE DE REFLEXÃO ACERCA DA EFETIVIDADE DO\r\n DESPERTAMENTO DE UM NOVO OLHAR PARA OS SURDOS NA CIDADE CAMPO DE PESQUISA. PARA A CONSTRUÇÃO E\r\n ANÁLISES OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA COM REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS\r\n ATUANTES NAS ÁREA SOCIAL E EDUCACIONAL. OS RESULTADOS ATÉ AQUI EVIDENCIARAM QUE O MUNICÍPIO CAMINHA\r\n EM PASSOS LENTOS, ALÉM DE SER POSSÍVEL VER FALHAS E AS POUCAS AÇÕES QUE SÃO FEITAS PARA\r\n TRAZER AS PESSOAS SURDAS PARA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, PESSOA SURDA, SURDEZ, LIBRAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2765_29072021203428.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA LOBATO LOUZEIRO" "autor_nome_curto" => "JACIARA LOBATO LOUZEIRO" "autor_email" => "jaciaralouzeiro@aluno.ues" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80172 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 923 "inscrito_id" => 2765 "titulo" => "VOZES NAS MÃOS ECOAM COMUNICAÇÃO: COMO OS SURDOSSÃO ASSISTIDOS EM UM MUNICÍPIO DO PIAUÍ" "resumo" => """ ABORDA-SE NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO ESPECIAL ATRAVÉS DA FORMA COMO A PESSOA SURDA É ASSISTIDA NO\r\n MUNICÍPIO DE CORRENTE-PI. OBJETIVOU-SE ATRAVÉS DESSA BUSCA POR INFORMAÇÕES, DE FORMA GERAL, CONHECER\r\n AS ASSERTIVAS QUE O MUNICÍPIO DISPONIBILIZA AS PESSOAS CONSIDERADAS SURDAS, DESTACANDO QUE AO LONGO DOS\r\n ANOS FORAM DEIXADOS À MARGEM, MAS QUE ATRAVÉS DOS AVANÇOS, LEIS E DECRETOS QUE OS ASSEGURAM, PODEM\r\n SER VISTAS SOB UMA NOVA PERSPECTIVA. ESPECIFICAMENTE OBJETIVOU COMPREENDER COMO OCORRE A BUSCA E\r\n INCLUSÃO DA PESSOA SURDA ATRAVÉS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS E ANALISAR OS PROCESSOS\r\n FORMATIVOS E ATUAÇÃO DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE. DIANTE DOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS COMO SITUAÇÕES\r\n PROBLEMAS: QUEM SÃO OS SURDOS NA CIDADE DE CORRENTE-PI? ELES ESTÃO DENTRO DA SALA DE AULA OU\r\n “ESCONDIDOS” EM CASA? COMO ESTÃO SENDO ASSISTIDOS? ESTÁ COMUNIDADE TEM SIDO INCLUÍDA NAS ESCOLAS?\r\n AMBOS RECEBEM O ATENDIMENTO ESPECIAL INDIVIDUALIZADO? EXISTE UM PROFESSOR DE LIBRAS PARA ENSINÁ-LOS\r\n A COMUNICAR ATRAVÉS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NAS ESCOLAS? COMO OCORRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL? ESTA\r\n PRODUÇÃO SE TORNA RELEVANTE PELA CONSTANTE NECESSIDADE DE REFLEXÃO ACERCA DA EFETIVIDADE DO\r\n DESPERTAMENTO DE UM NOVO OLHAR PARA OS SURDOS NA CIDADE CAMPO DE PESQUISA. PARA A CONSTRUÇÃO E\r\n ANÁLISES OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA COM REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PROFISSIONAIS\r\n ATUANTES NAS ÁREA SOCIAL E EDUCACIONAL. OS RESULTADOS ATÉ AQUI EVIDENCIARAM QUE O MUNICÍPIO CAMINHA\r\n EM PASSOS LENTOS, ALÉM DE SER POSSÍVEL VER FALHAS E AS POUCAS AÇÕES QUE SÃO FEITAS PARA\r\n TRAZER AS PESSOAS SURDAS PARA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, PESSOA SURDA, SURDEZ, LIBRAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2765_29072021203428.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIARA LOBATO LOUZEIRO" "autor_nome_curto" => "JACIARA LOBATO LOUZEIRO" "autor_email" => "jaciaralouzeiro@aluno.ues" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }