A DISLEXIA É UM DISTÚRBIO DO NEURODESENVOLVIMENTO DE ORIGEM NEUROLÓGICA E CARACTERIZA-SE POR AQUISIÇÃO DE LEITURA PREJUDICADA, APESAR DA PRESENÇA DE INTELIGÊNCIA, EDUCAÇÃO E HISTÓRICO SOCIOECONÔMICO ADEQUADOS PARA APRENDER A LER. O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER SOBRE A DISLEXIA E OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA. DIANTE DO EXPOSTO, SURGIU-SE A SEGUINTE INDAGAÇÃO: QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM RELAÇÃO A DISLEXIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA? A PESQUISA TRATOU-SE DE UMA COLETA DE DADOS, DE CARÁTER QUALITATIVO EM QUE SE BASEIA POR INTERMÉDIO DE UMA ENTREVISTA COM UMA PARTICIPANTE. A AMOSTRA FOI REALIZADA COM UMA DOCENTE DA ÁREA DA EDUCAÇÃO DO LICEU, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PIRIPIRI-PI, NO MÊS DE JULHO NO ANO DE 2021. A PARTICIPANTE DESSE ESTUDO FOI UMA PROFESSORA QUE ATUA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NA REDE PRIVADA DE ENSINO. EM DECORRÊNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, TEM DESAFIADO OS PROFESSORES E ALUNOS A BUSCAREM MECANISMOS GARANTIR A CONTINUIDADE DO VÍNCULO E DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. DESSA FORMA, A PARTICIPANTE DEMONSTROU EM SUA FALA QUE É PRIMORDIAL AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE O DOCENTE CONSTRUA ELEMENTOS PARA MELHORAR A ORGANIZAÇÃO EM SALAS DE AULA INTEGRALIZADAS, ASSIMILANDO NORMATIVAS PARTICULARES QUE VISAM ATENDER A REALIDADE SOCIAL. PORTANTO, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE CERTOS EDUCANDOS NÃO CONSEGUIRAM ATENDER OS ANSEIOS DE SEUS PROFESSORES E GENITORES DE MODO COMO ESPERADO, SENDO PRECISO A EDIFICAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS. A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO.