O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA É UM DISTÚRBIO DO NEURODESENVOLVIMENTO QUE SE CARACTERIZA POR DÉFICITS NA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL, PODENDO APRESENTAR, EM ALGUNS CASOS, APEGO EXCESSIVO À ROTINA. SENDO ASSIM, PESSOAS COM AUTISMO TENDEM A ENFRENTAR GRANDES OBSTÁCULOS NO QUE SE REFERE À INCLUSÃO EM CONTEXTOS SOCIAIS, COMO NA ESCOLA. TENDO ISSO EM VISTA, A PRESENTE PESQUISA SE TRATA DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, QUE TEM POR OBJETIVO VERIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS POR PESSOAS COM AUTISMO PARA A PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, NO CONTEXTO DA COVID-19, A PARTIR DA BUSCA E ANÁLISE DE MATERIAIS CIENTÍFICOS ACERCA DA TEMÁTICA. APÓS O ESTUDO, CONSTATOU-SE QUE DEVIDO A BRUSCA MUDANÇA DE ROTINA E A INVIABILIZAÇÃO DO CONTATO FÍSICO, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SE TRATA DE UM RECURSO POUCO EFETIVO PARA A INCLUSÃO DESTES ALUNOS NA PARTICIPAÇÃO EM AULA E INTERAÇÃO COM OS COLEGAS.