UM ESTUDO DA CEGUEIRA BOTÂNICA COM ÊNFASE NAS BRIÓFITAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80381 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1235 "inscrito_id" => 7154 "titulo" => "UM ESTUDO DA CEGUEIRA BOTÂNICA COM ÊNFASE NAS BRIÓFITAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM" "resumo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS POSSUEM GRANDE PARTICIPAÇÃO E RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESPECÍFICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DIVERSOS DOCENTES NOS ÂMBITOS ESCOLARES. PORÉM, OS CONTEÚDOS DESSES LIVROS SÃO APRESENTADOS DE FORMA REDUZIDA E SIMPLIFICADA, PRINCIPALMENTE EM BOTÂNICA. SURGINDO ASSIM, O CONCEITO DE CEGUEIRA BOTÂNICA QUE É A INCAPACIDADE DA PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO EM RELAÇÃO ÀS PLANTAS. DESSA FORMA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO SOBRE BRIÓFITAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE TRÊS LIVROS DIDÁTICOS, DENOMINANDO L1, L2 E L3, DAS 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM PARA VERIFICAR COMO OS CONTEÚDOS SÃO DEVIDAMENTE EXPOSTOS E TRABALHADOS, ASSIM COMO SE OS MESMOS APRESENTAM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DE TERMOS E ILUSTRAÇÕES BOTÂNICAS. POR MEIO DE UMA FOLHA-RESUMO PUDEMOS NOTAR QUE O L1, ONDE NÃO FOI ENCONTRADO CONTEÚDOS A RESPEITO DAS BRIÓFITAS. ENQUANTO QUE NO LIVRO L2 FORAM OBSERVADOS E ANALISADOS OS CONTEÚDOS DE BRIÓFITAS, ONDE MOSTRA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS SUCINTOS EM SEU CONTEÚDO E ENCHENDO OS LIVROS DE IMAGENS NÃO CONTEXTUALIZADAS COM SUAS LEGENDAS, E QUANDO SE HÁ TEXTOS SÃO SUPERFICIAIS. E NO LIVRO L3 NÃO POSSUÍA NADA A RESPEITO DO NOSSO TEMA PROPOSTO. DESSA FORMA, VALE REFLETIR SE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ESTÃO RECEBENDO DE FORMA CORRETA ESSE CONTEÚDO DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PEQUENOS GRUPOS, MUSGOS, AULAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID8607_25062021163121.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA NOGUEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HELOISA NOGUEIRA" "autor_email" => "heloisanogueira1999@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80381 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1235 "inscrito_id" => 7154 "titulo" => "UM ESTUDO DA CEGUEIRA BOTÂNICA COM ÊNFASE NAS BRIÓFITAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM" "resumo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS POSSUEM GRANDE PARTICIPAÇÃO E RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESPECÍFICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DIVERSOS DOCENTES NOS ÂMBITOS ESCOLARES. PORÉM, OS CONTEÚDOS DESSES LIVROS SÃO APRESENTADOS DE FORMA REDUZIDA E SIMPLIFICADA, PRINCIPALMENTE EM BOTÂNICA. SURGINDO ASSIM, O CONCEITO DE CEGUEIRA BOTÂNICA QUE É A INCAPACIDADE DA PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO EM RELAÇÃO ÀS PLANTAS. DESSA FORMA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO SOBRE BRIÓFITAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE TRÊS LIVROS DIDÁTICOS, DENOMINANDO L1, L2 E L3, DAS 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM PARA VERIFICAR COMO OS CONTEÚDOS SÃO DEVIDAMENTE EXPOSTOS E TRABALHADOS, ASSIM COMO SE OS MESMOS APRESENTAM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DE TERMOS E ILUSTRAÇÕES BOTÂNICAS. POR MEIO DE UMA FOLHA-RESUMO PUDEMOS NOTAR QUE O L1, ONDE NÃO FOI ENCONTRADO CONTEÚDOS A RESPEITO DAS BRIÓFITAS. ENQUANTO QUE NO LIVRO L2 FORAM OBSERVADOS E ANALISADOS OS CONTEÚDOS DE BRIÓFITAS, ONDE MOSTRA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS SUCINTOS EM SEU CONTEÚDO E ENCHENDO OS LIVROS DE IMAGENS NÃO CONTEXTUALIZADAS COM SUAS LEGENDAS, E QUANDO SE HÁ TEXTOS SÃO SUPERFICIAIS. E NO LIVRO L3 NÃO POSSUÍA NADA A RESPEITO DO NOSSO TEMA PROPOSTO. DESSA FORMA, VALE REFLETIR SE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ESTÃO RECEBENDO DE FORMA CORRETA ESSE CONTEÚDO DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PEQUENOS GRUPOS, MUSGOS, AULAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID8607_25062021163121.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA NOGUEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HELOISA NOGUEIRA" "autor_email" => "heloisanogueira1999@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }