Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO DA CEGUEIRA BOTÂNICA COM ÊNFASE NAS BRIÓFITAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM

Palavra-chaves: PEQUENOS GRUPOS, MUSGOS, AULAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80381 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1235 "inscrito_id" => 7154 "titulo" => "UM ESTUDO DA CEGUEIRA BOTÂNICA COM ÊNFASE NAS BRIÓFITAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM" "resumo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS POSSUEM GRANDE PARTICIPAÇÃO E RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESPECÍFICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DIVERSOS DOCENTES NOS ÂMBITOS ESCOLARES. PORÉM, OS CONTEÚDOS DESSES LIVROS SÃO APRESENTADOS DE FORMA REDUZIDA E SIMPLIFICADA, PRINCIPALMENTE EM BOTÂNICA. SURGINDO ASSIM, O CONCEITO DE CEGUEIRA BOTÂNICA QUE É A INCAPACIDADE DA PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO EM RELAÇÃO ÀS PLANTAS. DESSA FORMA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO SOBRE BRIÓFITAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE TRÊS LIVROS DIDÁTICOS, DENOMINANDO L1, L2 E L3, DAS 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM PARA VERIFICAR COMO OS CONTEÚDOS SÃO DEVIDAMENTE EXPOSTOS E TRABALHADOS, ASSIM COMO SE OS MESMOS APRESENTAM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DE TERMOS E ILUSTRAÇÕES BOTÂNICAS. POR MEIO DE UMA FOLHA-RESUMO PUDEMOS NOTAR QUE O L1, ONDE NÃO FOI ENCONTRADO CONTEÚDOS A RESPEITO DAS BRIÓFITAS. ENQUANTO QUE NO LIVRO L2 FORAM OBSERVADOS E ANALISADOS OS CONTEÚDOS DE BRIÓFITAS, ONDE MOSTRA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS SUCINTOS EM SEU CONTEÚDO E ENCHENDO OS LIVROS DE IMAGENS NÃO CONTEXTUALIZADAS COM SUAS LEGENDAS, E QUANDO SE HÁ TEXTOS SÃO SUPERFICIAIS. E NO LIVRO L3 NÃO POSSUÍA NADA A RESPEITO DO NOSSO TEMA PROPOSTO. DESSA FORMA, VALE REFLETIR SE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ESTÃO RECEBENDO DE FORMA CORRETA ESSE CONTEÚDO DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.OS LIVROS DIDÁTICOS POSSUEM GRANDE PARTICIPAÇÃO E RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESPECÍFICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DIVERSOS DOCENTES NOS ÂM" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PEQUENOS GRUPOS, MUSGOS, AULAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID8607_25062021163121.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA NOGUEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HELOISA NOGUEIRA" "autor_email" => "heloisanogueira1999@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80381 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1235 "inscrito_id" => 7154 "titulo" => "UM ESTUDO DA CEGUEIRA BOTÂNICA COM ÊNFASE NAS BRIÓFITAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM" "resumo" => "OS LIVROS DIDÁTICOS POSSUEM GRANDE PARTICIPAÇÃO E RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESPECÍFICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DIVERSOS DOCENTES NOS ÂMBITOS ESCOLARES. PORÉM, OS CONTEÚDOS DESSES LIVROS SÃO APRESENTADOS DE FORMA REDUZIDA E SIMPLIFICADA, PRINCIPALMENTE EM BOTÂNICA. SURGINDO ASSIM, O CONCEITO DE CEGUEIRA BOTÂNICA QUE É A INCAPACIDADE DA PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO EM RELAÇÃO ÀS PLANTAS. DESSA FORMA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO SOBRE BRIÓFITAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE TRÊS LIVROS DIDÁTICOS, DENOMINANDO L1, L2 E L3, DAS 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM PARA VERIFICAR COMO OS CONTEÚDOS SÃO DEVIDAMENTE EXPOSTOS E TRABALHADOS, ASSIM COMO SE OS MESMOS APRESENTAM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DE TERMOS E ILUSTRAÇÕES BOTÂNICAS. POR MEIO DE UMA FOLHA-RESUMO PUDEMOS NOTAR QUE O L1, ONDE NÃO FOI ENCONTRADO CONTEÚDOS A RESPEITO DAS BRIÓFITAS. ENQUANTO QUE NO LIVRO L2 FORAM OBSERVADOS E ANALISADOS OS CONTEÚDOS DE BRIÓFITAS, ONDE MOSTRA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS SUCINTOS EM SEU CONTEÚDO E ENCHENDO OS LIVROS DE IMAGENS NÃO CONTEXTUALIZADAS COM SUAS LEGENDAS, E QUANDO SE HÁ TEXTOS SÃO SUPERFICIAIS. E NO LIVRO L3 NÃO POSSUÍA NADA A RESPEITO DO NOSSO TEMA PROPOSTO. DESSA FORMA, VALE REFLETIR SE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ESTÃO RECEBENDO DE FORMA CORRETA ESSE CONTEÚDO DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.OS LIVROS DIDÁTICOS POSSUEM GRANDE PARTICIPAÇÃO E RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESPECÍFICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DIVERSOS DOCENTES NOS ÂM" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PEQUENOS GRUPOS, MUSGOS, AULAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID8607_25062021163121.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA NOGUEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HELOISA NOGUEIRA" "autor_email" => "heloisanogueira1999@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

OS LIVROS DIDÁTICOS POSSUEM GRANDE PARTICIPAÇÃO E RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESPECÍFICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DIVERSOS DOCENTES NOS ÂMBITOS ESCOLARES. PORÉM, OS CONTEÚDOS DESSES LIVROS SÃO APRESENTADOS DE FORMA REDUZIDA E SIMPLIFICADA, PRINCIPALMENTE EM BOTÂNICA. SURGINDO ASSIM, O CONCEITO DE CEGUEIRA BOTÂNICA QUE É A INCAPACIDADE DA PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO EM RELAÇÃO ÀS PLANTAS. DESSA FORMA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO SOBRE BRIÓFITAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE TRÊS LIVROS DIDÁTICOS, DENOMINANDO L1, L2 E L3, DAS 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM PARA VERIFICAR COMO OS CONTEÚDOS SÃO DEVIDAMENTE EXPOSTOS E TRABALHADOS, ASSIM COMO SE OS MESMOS APRESENTAM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DE TERMOS E ILUSTRAÇÕES BOTÂNICAS. POR MEIO DE UMA FOLHA-RESUMO PUDEMOS NOTAR QUE O L1, ONDE NÃO FOI ENCONTRADO CONTEÚDOS A RESPEITO DAS BRIÓFITAS. ENQUANTO QUE NO LIVRO L2 FORAM OBSERVADOS E ANALISADOS OS CONTEÚDOS DE BRIÓFITAS, ONDE MOSTRA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS SUCINTOS EM SEU CONTEÚDO E ENCHENDO OS LIVROS DE IMAGENS NÃO CONTEXTUALIZADAS COM SUAS LEGENDAS, E QUANDO SE HÁ TEXTOS SÃO SUPERFICIAIS. E NO LIVRO L3 NÃO POSSUÍA NADA A RESPEITO DO NOSSO TEMA PROPOSTO. DESSA FORMA, VALE REFLETIR SE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ESTÃO RECEBENDO DE FORMA CORRETA ESSE CONTEÚDO DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.