INTRODUÇÃO O DESENVOLVIMENTO DAS DIFERENTES HABILIDADES AUDITIVAS DEPENDE DA INTEGRIDADE DO SISTEMA AUDITIVO AO NASCIMENTO E DA EXPERIÊNCIA ACÚSTICA NO MEIO AMBIENTE. DESSE MODO, A INTEGRIDADE DAS VIAS AUDITIVAS CONSISTE EM UM DOS PRERREQUISITOS PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DAS HABILIDADES DE LINGUAGEM ORAL, ESCRITA E DE LEITURA, UMA VEZ QUE O SISTEMA AUDITIVO CONSISTE EM UMA VIA DE ENTRADA DE INFORMAÇÕES QUE POSTERIORMENTE SERÃO ACESSADAS NA FASE DE PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES, SENDO IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR POR MEIO DE UMA REVISÃO DE LITERATURA A REALIZAÇÃO DA TRIAGEM AUDITIVA NO AMBIENTE ESCOLAR. METODOLOGIA TRATA-SE DE UMA REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA NAS BASES DE DADOS DA SCIELO E LILACS, SEM PERÍODO ESPECÍFICO DE PUBLICAÇÃO. OS ARTIGOS PASSARAM POR UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO, ONDE EM UM PRIMEIRO MOMENTO FORAM ANALISADOS POR MEIO DE LEITURA EXPLORATÓRIA DO TÍTULO E RESUMO DOS TRABALHOS, EM UM SEGUNDO MOMENTO FORAM ANALISADOS POR MEIO DE LEITURA ANALÍTICA, SENDO A AMOSTRA FINAL COMPOSTA POR 25 ARTIGOS. RESULTADOS E DISCUSSÃO A PESQUISA MOSTROU QUE AS REGIÕES SUDESTE, SUL E NORDESTE SÃO AS QUE MAIS DESENVOLVEM PESQUISAS RELACIONADAS A SAÚDE AUDITIVA DO ESCOLAR. A FAIXA ETÁRIA DA POPULAÇÃO ESTUDADA FICOU ENTRE 3 À 12 ANOS DE IDADE. OS PROCEDIMENTOS MAIS CITADOS PARA MONITORAMENTO DA SAÚDE AUDITIVA DOS ESCOLARES FORAM: TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITO CENTRAL, EMISSÕES OTOACÚSTICAS E IMITANCIOMETRIA. O PERCENTUAL DE FALHAS CITADOS NAS PESQUISAS PARA OS PROCEDIMENTOS DE TRIAGEM AUDITIVA FICOU EM TORNO DE 12%. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A DEFICIÊNCIA AUDITIVA CONSTITUI-SE EM UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. SENDO ASSIM, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS NAS ESCOLAS QUE PREZEM PELA INVESTIGAÇÃO DE POSSÍVEIS COMPROMETIMENTO DE VIAS AUDITIVAS.