ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DESCREVER AS PRINCIPAIS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS QUE DERAM SUPORTE AOS PROFESSORES DE QUÍMICA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL, DECORRENTE DA PANDEMIA DA COVID-19, QUE LEVOU A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS. EM VIRTUDE DO LONGO PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, AS AULAS PASSARAM A SER MINISTRADAS DE FORMA REMOTA, O QUE LEVOU A NECESSIDADE DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, NEM SEMPRE DISPONÍVEIS PARA O DISCENTE. ESTA PESQUISA IDENTIFICOU COMO PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE ENSINO, O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO JOGOS DIDÁTICOS, ESTUDO DE CASO, SALA DE AULA INVERTIDA ASSOCIADO A PLATAFORMAS DIGITAIS COMO O INSTAGRAN, YOU TUBE, GOOGLE MEET, WHATSAPP DENTRE OUTROS. NESSE SENTIDO, A EDUCAÇÃO PRESENCIAL, AO MIGRAR PARA O ESPAÇO VIRTUAL, ASSUMIU NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS AULAS REMOTAS.