Um dos conteúdos trabalhados no ensino fundamental e médio trata a respeito da Fotossíntese e seus aspectos metabólicos, considerando também que este conteúdo está diretamente relacionado a outros, como: Cadeia Alimentar, Fluxo de Energia, Alterações Climáticas entre outros. Nesta mesma fase escolar são trabalhados os tipos textuais e a relação com o gênero textual. Partindo de tais realidades, esse artigo tem a finalidade de trazer algumas considerações em torno da seguinte questão: Que contribuições o conhecimento das concepções de Linguagem e de ensino e o desenvolvimento da leitura e escrita podem fazer para favorecer um melhor desenvolvimento de uma aula interdisciplinar de Biologia e Português? A perspectiva metodológica deste trabalho procura trazer a reflexão realizada em aula, pela turma/2014 de Mestrandos do PPGFP a respeito da proposta didática apresentada, intitulada Dissertando sobre a Fotossíntese, cuja apresentação foi realizada na componente Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa. Essa reflexão levou em consideração os aspectos pedagógicos de uma proposta didática e o conhecimento específico sobre o processo da Fotossíntese, bem como as concepções de Linguagem, Ensino, Leitura e Escrita que serviram de embasamento para o desenvolvimento de tal proposta didática. Nos resultados e discussões apresentaremos um quadro-resumo da proposta didática, objetivo de analise e reflexão do referido artigo. Para efeito de discussão, são considerados os aspectos desenvolvidos e discutidos sobre a proposta didática e as concepções a ela relacionadas. Dentre outros aspectos concluímos com essa pesquisa que tais concepções traz um aporte teórico – metodológico que favorece um melhor desenvolvimento da aula, pois dá ao aluno uma real possibilidade de atuar efetivamente no desenvolvimento e aprimoramento de sua aprendizagem.