Introdução: O processo ensino- aprendizagem apresenta- se complexo e difícil no que diz respeito a Anatomia Humana. Com isso, o aprimoramento de recursos didáticos aplicado ao ensino desta disciplina, mostra- se como uma tendência satisfatória e estimula a participação do aluno como sujeito ativo na busca por novas informações, dando suporte indispensável ao processo ensino- aprendizagem. Objetivo: realizar uma revisão de literatura a fim de verificar a existência e utilização de roteiros didáticos para aulas práticas de Anatomia Humana nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Metodologia: O estudo constituiu- se de uma revisão sistemática descritiva, desenvolvida com produção científica indexadas nas bases eletrônicas de dados do LILACS, MEDLINE e SCIELO; assim como em anais de congressos brasileiros. Resultados: Dentre os 7 artigos encontrados, apenas 1 abordava sobre a utilização de manual didático em aula prática desta disciplina. Conclusão: A partir do estudo, pode- se observar que o uso de roteiros didáticos para o ensino em aulas práticas de Anatomia Humana é um método inovador, visto que seu uso é escasso.