O artigo em questão refere-se a uma pesquisa realizada por alguns dos pesquisadores do projeto em rede OBEDUC/CAPES, um projeto ligado a três instituições (UFMS, UEPB e UFAL) direcionado à formação do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, objetivando propiciar, por meio de práticas colaborativas, a reflexão desses professores acerca do trabalho didático/pedagógico e desencadear ações educativas voltadas para a sala de aula. Resolvemos investigar de que forma a tecnologia educacional, em especial a Robótica Educacional é abordada no Curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – e ao mesmo tempo, o que os alunos desta graduação têm por entendimento dessa nova tecnologia que aos poucos vêm surgindo no ambiente escolar, já que com um recente investimento do Governo Estadual da Paraíba na inserção de kits de Robótica Educacional em algumas escolas estaduais do referido Estado, é de suma e vital importância que o professor, em formação ou já formado, tenha conhecimento e capacitação para a utilização desse equipamento em sala de aula. A pesquisa foi realizada por meio de questionários, aplicados a alguns estudantes de diferentes períodos do curso citado. A pesquisa mostrou que esses alunos, e futuros professores, não estão preparados para usufruir dessa nova tecnologia em sala de aula, pois, os professores universitários dificilmente abordam temáticas que envolva a tecnologia educacional e nenhum dos pesquisados ouviu falar sobre a robótica educacional na universidade. Nesse sentido, observamos que escola e universidade não caminham juntas na aprendizagem e, se ocorrem mudanças nas escolas, automaticamente se faz necessário uma mudança nos cursos de formação de professores.