FREITAS, Renata Paiva De et al.. Leitura em tela no ponto bale/cti. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7453>. Acesso em: 13/11/2024 04:20
No presente trabalho investigamos as principais dificuldades do leitor frente a leitura em tela, por meio de pesquisa realizada no Programa BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), em sua 7ª edição. Fundamentamos em autores como Coscarelli e Ribeiro (2011), Passos, Souza e Santos (2007), Moram (1999), Oliveira (1943), dentre outros, que nos lançam um novo olhar em relação a leitura digital. Objetivamos analisar depoimentos dos bolsistas do BALE, vinculados a Graduação e ao Ensino Médio para identificarmos as suas principais dificuldades em ler na tela. A pesquisa é de caráter qualitativo e também pesquisa de opinião. Realizamos questionários com todos os participantes do Programa, com isso, analisamos as respostas de um aluno da graduação e de uma aluna do Ensino Médio. É fundamental que o professor trabalhe com as novas invenções tecnológicas, mostrando aos seus alunos a gama de informações e estratégias existentes e a importância de desfrutar de todas. A escola deve estar preparada para trabalhar com essas novas tecnologias que estão surgindo, sendo assim, necessária a qualificação por parte dos docentes, bem como melhor estrutura para que assim alcance o resultado almejado.