Pensando em práticas de leitura que desperte desejo e conhecimento, o trabalho aqui apresentado, vinculado ao projeto de extensão “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano”, desenvolvido no campus VI da UEPB, pretende refletir o ganho e a sedução do texto literário em escolas do ensino médio, apresentando uma proposta de trabalho com o conto “Pomba enamorada ou uma história de amor”, de Lygia Fagundes Telles, escolhido entre os contos trabalhados na aplicação da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor” em uma turma do ensino médio, por possibilitar saborear a temática do “amor”, suas fusões e desencantos, levando a uma discussão que faz parte do universo do estudante, mexendo com seus sentimentos e possibilitando uma maior identificação com os textos e por despertar o anseio a uma efetiva experiência com o texto literário, transportando a escola a um espaço de formação de leitores-sujeitos, produtivos e reflexivos. Por sua prática humanizador e ser um fazer da mente humana, a literatura colabora com o leitor em sua relação com o mundo produto de sua ação. Considerando que o ser humano está imerso em um mundo feito de leitura e escrita do início ao fim de sua vida requer cada dia mais uma habilidade destas para atuar nas práticas sociais. Somente em contato íntimo com o texto literário o leitor pode se descobrir e intervir. Seguimos, neste estudo, os postulados teóricos de Cosson (2006; 2013), Dalvi (2013) e Cândido (2004).