Este trabalho aborda a importância da implementação do Programa de Monitoria Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, vinculada à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEN), criada a partir do 2º semestre de 2011, como política institucional de incentivo a formação inicial à docência. Apresenta pesquisa avaliativa em andamento, desenvolvida pela Coordenação de Projetos Educacionais, que tem por objetivo levantar as expectativas e análises do desenvolvimento do Programa de Monitoria, elencadas pelos próprios monitores, período de 2011 a 2014. São utilizados os conceitos de saber e cotidianidade de Agnes Heller;formação inicial de Candau, Farias e Schneider, para fundamentação teórica, além das normativas previstas ao Programa da UFOPA. Metodologia adotada a partir de estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, aplicação de formulários semi-abertos,cujo objeto são as percepções acerca da monitoria para sua formação e análises dos monitores, diante os objetivos do Programa e seus Planos de Atividades, e as práticas diárias. Os sujeitos envolvidos, no momento foram 71 monitores atuantes da UFOPA, divididos entre as Unidades Acadêmicas da Instituição: Instituto de Ciências da Educação (17); Centro de Formação Interdisciplinar (09);Instituto de Ciências e Tecnologia da Águas (10); Instituto de Biodiversidade e Florestas (06 );Instituto de Engenharia e Geociências (25) e Instituto de Ciências da Sociedade (04). As informações iniciais foram obtidas através de questionários aplicados no período de outubro a dezembro de 2011. Os resultados preliminares demonstraram em sua maioria, que há um relacionamento positivo entre monitores, alunos e professores, fator determinante para o desempenho satisfatório das atividades realizadas cotidianamente pelos monitores. Na avaliação de 95% dos monitores, o programa tem contribuído na sua formação acadêmica. A limitação de espaços de orientação e para o desenvolvimento da monitoria com alunos monitorados foi destacada por 87% dos discentes. Outra dificuldade apresentada foi a necessidade de acervo bibliográfico para estudo e planejamento, cerca de 34%. O Programa de Monitoria da UFOPA, além de ter caráter remunerado, deve ser considerado pelas oportunidades de melhoria do currículo acadêmico, tanto de monitores como alunos monitorados. É perceptível que o Programa vem atingindo um dos seus principais objetivos, o de contribuir para o processo de formação graduada, no despertar à docência, à pesquisa e/ou extensão do discente monitor com orientação docente, bem como estimular o senso de responsabilidade, autonomia, cooperação, satisfação em ampliar conhecimentos e empenho nas atividades acadêmicas. Contudo, os resultados preliminares sobre a avaliação do Programa apontam a necessidade de momentos de formação destinada aos monitores, bem como momento de integração e socialização das experiências desenvolvidas. Outro indicador necessário para continuidade da pesquisa é o monitoramento dos resultados de aprovação e reprovação das turmas assistidas por monitores. Portanto, a monitoria se configura como programa institucional de incentivo à docência e que possibilita ampliação das relações sociais, pela aproximação, professores e alunos, bem como possibilidade de crescimento e amadurecimento pessoal e acadêmico dos futuros professores.