O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da investigação acerca da importância das tecnologias, especificamente as assistivas, na vida de crianças com deficiência intelectual, que são atendidas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande. Além disso, a pesquisa sugere a reflexão de como as tecnologias podem favorecer não só pedagogicamente, mas socialmente através da inclusão digital dessas pessoas. A mesma foi realizada no laboratório de informática da APAE da cidade de Campina Grande, com uma turma de crianças com paralisia cerebral a fim de compreender como funciona o atendimento a esse grupo específico, como também, identificar os softwares que são usados na contribuição do processo de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças. Como referencial teórico contribuíram autores como (ALLEGRETTI, 2005; KENSKI, 2004; RIBEIRO, 2013; VALENTE, 2005) entre outros. Sendo assim, considerando as observações na APAE, verificou-se que através das aulas de informática os alunos têm a oportunidade de construir seu conhecimento permeado pela interação não só com os outros alunos, mas também com a família e que o computador é um dos recursos que possibilitam a execução de tarefas que incluem socialmente e digitalmente a pessoa com deficiência, por meio de pesquisas que elas queiram fazer em busca da construção de uma sociedade inclusiva.