Os discursos relativos à qualidade educacional sempre mencionam a formação docente como elemento essencial para o alcance do nível de educação pretendido. Nesta pesquisa, dispomo-nos a analisar a significação da formação conferida pelo PARFOR, pelos docentes que a acessam. Para tanto, ancora-se em MAINARDES (2006), LACLAU (2005) e BALL (2004), visto que reflete a política de formação de professores em serviço a partir da abordagem do ciclo de políticas de Stephen J. Ball e da teoria do discurso de Ernesto Laclau. Investiga-se como tal política foi construída, quais interesses estavam subjacentes à construção do seu discurso, escrito e falado e, que grupos de interesse participaram desta construção. Para o desenvolvimento do trabalho utiliza-se o método do ciclo de políticas e da pesquisa qualitativa. Por tratar-se de uma proposta que investiga a significação de um curso de formação de professores em serviço para os profissionais que o acessam, essa pesquisa é importante por apresentar a possibilidade de apreender impactos na vida profissional e pessoal de pessoas que não puderam acessar a universidade antes de ingressarem no mercado de trabalho, por vezes, pessoas que já desenvolvem a função docente há mais de 20 anos.