ESTA COMUNICAÇÃO PARTE DO DIÁLOGO ENTRE DOIS CORPOS TRANS QUE OCUPAM LUGARES DIFERENTES DENTRO DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO, ENTRE A PERSPECTIVA DE QUEM LECIONA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE QUEM LECIONA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O QUE TANGE NOSSO ENCONTRO SÃO DUAS URGÊNCIAS: A NECESSIDADE DE RE-CONHECER TRANSCESTRALIDADES EM NOSSA HISTÓRIA, E A LACUNA DE DEBATES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTRO DAS FORMAÇÕES DI PROFESSORIS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA INSPIRAR ESSA PRODUÇÃO É DENOMINADA POR BELL HOCKS COMO DIÁLOGO DE COLABORAÇÃO, FERRAMENTA PRESENTE NO SEU TEXTO “A CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE PEDAGÓGICA, UM DIÁLOGO” (1994). O FOCO DESTA METODOLOGIA É ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE DOIS EDUCADORES COM O OBJETIVO DE TRANSFORMÁ-LO EM INTERVENÇÕES ÚTEIS, CAPAZES DE CRUZAR AS FRONTEIRAS E AS BARREIRAS QUE SÃO ERGUIDAS PELA RAÇA, PELO GÊNERO, PELA SEXUALIDADE ETC. A PARTIR DESSE DIÁLOGO E DEBATE ENTRE DOIS CORPOS TRANS EDUCADORES, SEUS RELATOS E SUAS PROPOSTAS SE TRANSFORMARÃO EM MATERIAL DE ANÁLISE PARA O ESGARÇAMENTO DAS FRONTEIRAS QUE IMPEDEM QUE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE TRIUNFEM NA EDUCAÇÃO, FAZENDO DESTE UM LUGAR DE DESAFIO, CRESCIMENTO E INTERCÂMBIO DIALÉTICO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM PARA UMA PRÁTICA DIALÓGICA QUE PRECISA SER IMPLEMENTADA NO ESPAÇO ESCOLAR PARA DESLOCAR AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE DO APAGAMENTO PARA A PROFUNDIDADE E VISIBILIDADE, ESSA TROCA PROPORCIONA A EDUCADORES E ALUNES UM AUTORRECONHECIMENTO DE SI MESMO E A CRIAÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE DIVERSIDADE.