Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

A CONSTRUÇÃO DE UM DIÁLOGO TRANSCESTRAL PARA UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: TRANSCESTRALIDADE, DECOLONIALIDADE, GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTA COMUNICAÇÃO PARTE DO DIÁLOGO ENTRE DOIS CORPOS TRANS QUE OCUPAM LUGARES DIFERENTES DENTRO DOS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO, ENTRE A PERSPECTIVA DE QUEM LECIONA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE QUEM LECIONA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O QUE TANGE NOSSO ENCONTRO SÃO DUAS URGÊNCIAS: A NECESSIDADE DE RE-CONHECER TRANSCESTRALIDADES EM NOSSA HISTÓRIA, E A LACUNA DE DEBATES SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES DENTRO DAS FORMAÇÕES DI PROFESSORIS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA INSPIRAR ESSA PRODUÇÃO É DENOMINADA POR BELL HOCKS COMO DIÁLOGO DE COLABORAÇÃO, FERRAMENTA PRESENTE NO SEU TEXTO “A CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE PEDAGÓGICA, UM DIÁLOGO” (1994). O FOCO DESTA METODOLOGIA É ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE DOIS EDUCADORES COM O OBJETIVO DE TRANSFORMÁ-LO EM INTERVENÇÕES ÚTEIS, CAPAZES DE CRUZAR AS FRONTEIRAS E AS BARREIRAS QUE SÃO ERGUIDAS PELA RAÇA, PELO GÊNERO, PELA SEXUALIDADE ETC. A PARTIR DESSE DIÁLOGO E DEBATE ENTRE DOIS CORPOS TRANS EDUCADORES, SEUS RELATOS E SUAS PROPOSTAS SE TRANSFORMARÃO EM MATERIAL DE ANÁLISE PARA O ESGARÇAMENTO DAS FRONTEIRAS QUE IMPEDEM QUE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE TRIUNFEM NA EDUCAÇÃO, FAZENDO DESTE UM LUGAR DE DESAFIO, CRESCIMENTO E INTERCÂMBIO DIALÉTICO. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM PARA UMA PRÁTICA DIALÓGICA QUE PRECISA SER IMPLEMENTADA NO ESPAÇO ESCOLAR PARA DESLOCAR AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE DO APAGAMENTO PARA A PROFUNDIDADE E VISIBILIDADE, ESSA TROCA PROPORCIONA A EDUCADORES E ALUNES UM AUTORRECONHECIMENTO DE SI MESMO E A CRIAÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE DIVERSIDADE.

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