Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

MAPEANDO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO NORDESTE BRASILEIRO

Palavra-chaves: CURRÍCULO, GÊNERO, SEXUALIDADE, DIVERSIDADE, Comunicação Oral (CO) ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79331
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 429
    "inscrito_id" => 251
    "titulo" => "MAPEANDO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO NORDESTE BRASILEIRO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FINALIZADA AGORA EM 2021, QUE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR AS SUBJETIVIDADES DEMANDADAS PELOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO REFORMULADOS APÓS 2015 EM RELAÇÃO A CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE. BUSCAMOS APONTAR OS MODOS COMO A SUBJETIVIDADE DOCENTE É CONSTRUÍDA NAS INSTITUIÇÕES A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE E A REFORMULAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS. PARA UM ENTENDIMENTO MAIOR DE COMO ESTÁ SE DANDO ESSE PROCESSO FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA JUNTAMENTE COM A ANÁLISE CURRICULAR DOS CURRÍCULOS LOCALIZADOS NOS SITES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS. PARA ALÇAR NOSSAS DISCUSSÕES E ANÁLISES NOS INSPIRAMOS EM AUTORES COMO CARDOSO, FOUCAULT, LOURO, PARAÍSO E SILVA. AO TODO NOS DEBRUÇAMOS SOBRE 31 PROJETOS PEDAGÓGICOS (PPC) E NESTE TRABALHO, EVIDENCIAMOS AS CINCO DISCIPLINAS QUE POSSUEM UMA VERTENTE QUEER E VOLTADAS PARA A DIFERENÇA, E COMO AS MESMAS NOS MOSTRAM A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS SENSÍVEIS À DIFERENÇA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, GÊNERO, SEXUALIDADE, DIVERSIDADE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021235853.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE GABRIELE BRASIL GOIS RABELO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE"
    "autor_email" => "ari_gabriele2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79331
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 429
    "inscrito_id" => 251
    "titulo" => "MAPEANDO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DO NORDESTE BRASILEIRO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FINALIZADA AGORA EM 2021, QUE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR AS SUBJETIVIDADES DEMANDADAS PELOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO REFORMULADOS APÓS 2015 EM RELAÇÃO A CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE. BUSCAMOS APONTAR OS MODOS COMO A SUBJETIVIDADE DOCENTE É CONSTRUÍDA NAS INSTITUIÇÕES A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE E A REFORMULAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS. PARA UM ENTENDIMENTO MAIOR DE COMO ESTÁ SE DANDO ESSE PROCESSO FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA JUNTAMENTE COM A ANÁLISE CURRICULAR DOS CURRÍCULOS LOCALIZADOS NOS SITES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS. PARA ALÇAR NOSSAS DISCUSSÕES E ANÁLISES NOS INSPIRAMOS EM AUTORES COMO CARDOSO, FOUCAULT, LOURO, PARAÍSO E SILVA. AO TODO NOS DEBRUÇAMOS SOBRE 31 PROJETOS PEDAGÓGICOS (PPC) E NESTE TRABALHO, EVIDENCIAMOS AS CINCO DISCIPLINAS QUE POSSUEM UMA VERTENTE QUEER E VOLTADAS PARA A DIFERENÇA, E COMO AS MESMAS NOS MOSTRAM A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS SENSÍVEIS À DIFERENÇA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, GÊNERO, SEXUALIDADE, DIVERSIDADE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021235853.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIANE GABRIELE BRASIL GOIS RABELO"
    "autor_nome_curto" => "ARIANE"
    "autor_email" => "ari_gabriele2@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FINALIZADA AGORA EM 2021, QUE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR AS SUBJETIVIDADES DEMANDADAS PELOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO REFORMULADOS APÓS 2015 EM RELAÇÃO A CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE. BUSCAMOS APONTAR OS MODOS COMO A SUBJETIVIDADE DOCENTE É CONSTRUÍDA NAS INSTITUIÇÕES A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE E A REFORMULAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS. PARA UM ENTENDIMENTO MAIOR DE COMO ESTÁ SE DANDO ESSE PROCESSO FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA JUNTAMENTE COM A ANÁLISE CURRICULAR DOS CURRÍCULOS LOCALIZADOS NOS SITES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS. PARA ALÇAR NOSSAS DISCUSSÕES E ANÁLISES NOS INSPIRAMOS EM AUTORES COMO CARDOSO, FOUCAULT, LOURO, PARAÍSO E SILVA. AO TODO NOS DEBRUÇAMOS SOBRE 31 PROJETOS PEDAGÓGICOS (PPC) E NESTE TRABALHO, EVIDENCIAMOS AS CINCO DISCIPLINAS QUE POSSUEM UMA VERTENTE QUEER E VOLTADAS PARA A DIFERENÇA, E COMO AS MESMAS NOS MOSTRAM A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS SENSÍVEIS À DIFERENÇA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.