O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FINALIZADA AGORA EM 2021, QUE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR AS SUBJETIVIDADES DEMANDADAS PELOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO REFORMULADOS APÓS 2015 EM RELAÇÃO A CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE. BUSCAMOS APONTAR OS MODOS COMO A SUBJETIVIDADE DOCENTE É CONSTRUÍDA NAS INSTITUIÇÕES A PARTIR DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DOCENTE E A REFORMULAÇÃO DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS. PARA UM ENTENDIMENTO MAIOR DE COMO ESTÁ SE DANDO ESSE PROCESSO FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA JUNTAMENTE COM A ANÁLISE CURRICULAR DOS CURRÍCULOS LOCALIZADOS NOS SITES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS. PARA ALÇAR NOSSAS DISCUSSÕES E ANÁLISES NOS INSPIRAMOS EM AUTORES COMO CARDOSO, FOUCAULT, LOURO, PARAÍSO E SILVA. AO TODO NOS DEBRUÇAMOS SOBRE 31 PROJETOS PEDAGÓGICOS (PPC) E NESTE TRABALHO, EVIDENCIAMOS AS CINCO DISCIPLINAS QUE POSSUEM UMA VERTENTE QUEER E VOLTADAS PARA A DIFERENÇA, E COMO AS MESMAS NOS MOSTRAM A POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS SENSÍVEIS À DIFERENÇA.