Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

PRETAS ATREVIDAS E MULHERES PERIGOSAS: REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NEGRAS NOS JORNAIS JUIZ-FORANOS NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960 EM JUIZ DE FORA/MG

Palavra-chaves: MULHERES NEGRAS, JUIZ DE FORA, IMAGENS DE CONTROLE, TRABALHADORAS, Comunicação Oral (CO) ST 09: Cuidado Que A Preta É Raivosa! Desqualificações, Subalternizações E Violências A Partir Das Imagens De Controle
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ENTRE FUGAS DE CASAS-TRABALHO, DESACATOS A PATROAS E PATRÕES, PRISÕES POR VADIAGEM E PROSTITUIÇÃO, MULHERES NEGRAS DA CIDADE DE JUIZ DE FORA/MG, FORAM REPRESENTADAS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX EM ALGUNS JORNAIS DA CIDADE COMO ATREVIDAS, RESPONDONAS E PERIGOSAS. EM UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IMAGENS DE CONTROLE PARA A EXPLORAÇÃO E A CRIMINALIZAÇÃO, AS “PRETAS” AO PROMOVEREM FORMAS DE ENFRENTAMENTO ERAM DESCRITAS A PARTIR DE UM VIÉS DE PERICULOSIDADE QUE ESTAVA LIGADO À RAÇA, À POBREZA E A SUA CLASSE. O PÓS-ABOLIÇÃO, VISTO EM SUA CONTINUIDADE HISTÓRICA E NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS POLÍTICOS E DE CIDADANIA NO SÉCULO XX, TEVE NESTAS IMAGENS, REFORÇOS ÀS HIERARQUIAS RACIAIS QUE ENGENDRAVAM O CONTROLE, O DISCIPLINAMENTO MORAL, FÍSICO E PELO TRABALHO DA POPULAÇÃO NEGRA. ESSAS IMAGENS RATIFICAVAM O DESEJO DAS “ELITES” DA CIDADE NÃO APENAS EM BRANQUEAREM-SE, A PARTIR DE UMA APROXIMAÇÃO E FLERTE COM A EUROPA E OS ESTADOS UNIDOS, MAS A TENTATIVA EM CRIAR LUGARES EXCLUSIVOS PARA A POPULAÇÃO FEMININA NEGRA COMO: PRISÕES, INTERNATOS E O TRABALHO EM PRECÁRIAS CONDIÇÕES. AO CONTRAPOREM ESTA REALIDADE, “AS PRETAS” ENCONTRARAM FORMAS DE ENFRENTAMENTO E POR ISSO ERAM DESCRITAS NOS JORNAIS COMO CRIMINOSAS OU DESCONTROLADAS. AS REFERÊNCIAS UTILIZADAS SÃO: BARRETO, ANA CLÁUDIA DE JESUS. O LUGAR DOS NEGROS POBRES NA CIDADE: ESTUDO NA ÁREA DE RISCO DO BAIRRO DOM BOSCO. UFJF: 2010. COLLINS, PATRICIA HILL. PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO. BOITEMPO: 2019. FRANCISCO, RAQUEL PEREIRA. PEQUENOS DESVALIDOS: A INFÂNCIA POBRE, ABANDONADA E OPERÁRIA DE JUIZ DE FORA (1888-1930). UFF: 2015.

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