NESTA PESQUISA, SE DESENVOLVEU UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUEER, DESENVOLVIDAS POR DOCENTES VOLUNTÁRIOS(AS) QUE LECIONARAM NO CURSO SOLIDÁRIO ‘TÔ PASSADA’, EM CURITIBA, PARANÁ. DESSE MODO, DOCENTES DA ÁREA DE LINGUÍSTICA, DESENVOLVERAM ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, ASSIM COMO FEITO POR DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS. DESSAS DISCIPLINAS, CONSTATOU-SE QUE AS AULAS CENTRALIZARAM REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO HISTÓRICO, CULTURAL E POLÍTICO DO MOVIMENTO LGBTT, QUE SUBSIDIOU A INTELIGIBILIDADE DO CONCEITO QUEER. SEGUNDO OS(AS) DOCENTES DE BIOLOGIA, AS AULAS OCORRERAM COM BASE NO ESTUDO DOS HORMÔNIOS, PROCESSO TRANSEXUALIZADOR, GENES E CÉLULAS; ENQUANTO QUE NAS AULAS DAS CIÊNCIAS EXATAS, FOI VERIFICADO COMO OS DADOS QUANTITATIVOS EM TABELAS E GRÁFICOS, PODEM SUBSIDIAR A REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA QUE INCIDE NO CORPO DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS, COM BASE NOS RELATÓRIOS DE VIOLÊNCIA A POPULAÇÃO TRANS NO BRASIL, CUNHADO PELA ANTRA.