Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

“TRANS – PONDO” OBSTÁCULOS NO ESPORTE: PERSPECTIVAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E TRANSEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Palavra-chaves: GÊNERO, SEXUALIDADE, TRANSEXUALIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA, Comunicação Oral (CO) ST 03: A (Des) Generificação No Esporte E Nas Práticas Dos Exercícios Físicos
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79257
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => "“TRANS – PONDO” OBSTÁCULOS NO ESPORTE: PERSPECTIVAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E TRANSEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR COMO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO DIRECIONADAS PARA ALUNOS/AS/ES PERTENCENTES A COMUNIDADE LBGTQIA+. NESSE SENTIDO, A PESQUISA SE BASEIA EM UMA ENTREVISTA DE HISTÓRIA ORAL, A PARTIR DA NARRATIVA DE UMA PROFESSORA “TRANS”, DELINEANDO SOBRE SUAS VIVENCIAS DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA INTERRELAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PESQUISA TRAZ COMO BASE DE TEORIZAÇÃO OS ESTUDOS DA HISTÓRIA ORAL, E QUE SE ENTRELAÇA SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA, CORRELACIONANDO-SE COM A RELAÇÃO DE PODER QUE AINDA É IDENTIFICADA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM COMPONENTE CURRICULAR QUE TRADICIONALMENTE CONTRIBUI PARA UMA LÓGICA HETERONORMATIVA, DIRECIONANDO AS MODALIDADES ESPORTIVAS COMO ESPORTES PARA MENINOS E ESPORTES PARA MENINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA, INTENSIFICA A PREDOMINÂNCIA DOS ESPORTES QUE SÃO DIRECIONADOS BINARIAMENTE VOLTADOS PARA O VÍEIS DA SEXUALIDADE, NÃO FAVORECENDO ASSIM, PARA AS INSERÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES DAS IDENTIDADES DE GÊNEROS, IMPOSSIBILITANDO QUE PESSOAS “TRANS” DENTRE OUTROS, PARTICIPEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS NÃO PELA SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL, MAS PELO SEU SEXO BIOLÓGICO. NESSE SENTIDO, É IMPORTANTÍSSIMO RESSALTARMOS QUE, TANTO O SISTEMA DE ENSINO, COMO AS ESCOLAS E OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTEJAM CIENTES DAS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES ESPORTIVAS DIRECIONADAS PARA PESSOAS NÃO BINARIAS, FORTALECENDO ASSIM, A INCLUSÃO ESCOLAR. POIS, A ESCOLA É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DE AUTONOMIA E DE QUEBRAS DE PARADIGMAS. POSSIBILITANDO ASSIM, QUE PESSOAS NÃO BINÁRIAS PARTICIPEM ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. TRANSPONDO ASSIM, ESSES OBSTÁCULOS HEGEMONIZADOS NOS ESPORTES E VIVENCIADOS/AS/ES DIARIAMENTE PELA COMUNIDADE LGBTQIA+."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 03: A (Des) Generificação No Esporte E Nas Práticas Dos Exercícios Físicos"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, TRANSEXUALIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_18112021092932.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEUTON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLEUTON"
    "autor_email" => "cleutnmax@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79257
    "edicao_id" => 185
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => "“TRANS – PONDO” OBSTÁCULOS NO ESPORTE: PERSPECTIVAS DE GÊNERO, SEXUALIDADE E TRANSEXUALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR COMO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO DIRECIONADAS PARA ALUNOS/AS/ES PERTENCENTES A COMUNIDADE LBGTQIA+. NESSE SENTIDO, A PESQUISA SE BASEIA EM UMA ENTREVISTA DE HISTÓRIA ORAL, A PARTIR DA NARRATIVA DE UMA PROFESSORA “TRANS”, DELINEANDO SOBRE SUAS VIVENCIAS DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA INTERRELAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PESQUISA TRAZ COMO BASE DE TEORIZAÇÃO OS ESTUDOS DA HISTÓRIA ORAL, E QUE SE ENTRELAÇA SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA, CORRELACIONANDO-SE COM A RELAÇÃO DE PODER QUE AINDA É IDENTIFICADA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM COMPONENTE CURRICULAR QUE TRADICIONALMENTE CONTRIBUI PARA UMA LÓGICA HETERONORMATIVA, DIRECIONANDO AS MODALIDADES ESPORTIVAS COMO ESPORTES PARA MENINOS E ESPORTES PARA MENINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA, INTENSIFICA A PREDOMINÂNCIA DOS ESPORTES QUE SÃO DIRECIONADOS BINARIAMENTE VOLTADOS PARA O VÍEIS DA SEXUALIDADE, NÃO FAVORECENDO ASSIM, PARA AS INSERÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES DAS IDENTIDADES DE GÊNEROS, IMPOSSIBILITANDO QUE PESSOAS “TRANS” DENTRE OUTROS, PARTICIPEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS NÃO PELA SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL, MAS PELO SEU SEXO BIOLÓGICO. NESSE SENTIDO, É IMPORTANTÍSSIMO RESSALTARMOS QUE, TANTO O SISTEMA DE ENSINO, COMO AS ESCOLAS E OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTEJAM CIENTES DAS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES ESPORTIVAS DIRECIONADAS PARA PESSOAS NÃO BINARIAS, FORTALECENDO ASSIM, A INCLUSÃO ESCOLAR. POIS, A ESCOLA É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DE AUTONOMIA E DE QUEBRAS DE PARADIGMAS. POSSIBILITANDO ASSIM, QUE PESSOAS NÃO BINÁRIAS PARTICIPEM ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. TRANSPONDO ASSIM, ESSES OBSTÁCULOS HEGEMONIZADOS NOS ESPORTES E VIVENCIADOS/AS/ES DIARIAMENTE PELA COMUNIDADE LGBTQIA+."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 03: A (Des) Generificação No Esporte E Nas Práticas Dos Exercícios Físicos"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, SEXUALIDADE, TRANSEXUALIDADE, EDUCAÇÃO FÍSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_18112021092932.pdf"
    "created_at" => "2021-12-20 08:50:42"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEUTON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLEUTON"
    "autor_email" => "cleutnmax@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero"
    "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero"
    "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31"
    "publicacao_id" => 61
    "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO"
    "publicacao_codigo" => "2447-2190"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR COMO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO DIRECIONADAS PARA ALUNOS/AS/ES PERTENCENTES A COMUNIDADE LBGTQIA+. NESSE SENTIDO, A PESQUISA SE BASEIA EM UMA ENTREVISTA DE HISTÓRIA ORAL, A PARTIR DA NARRATIVA DE UMA PROFESSORA “TRANS”, DELINEANDO SOBRE SUAS VIVENCIAS DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA E A SUA INTERRELAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. A PESQUISA TRAZ COMO BASE DE TEORIZAÇÃO OS ESTUDOS DA HISTÓRIA ORAL, E QUE SE ENTRELAÇA SOBRE A ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA, CORRELACIONANDO-SE COM A RELAÇÃO DE PODER QUE AINDA É IDENTIFICADA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UM COMPONENTE CURRICULAR QUE TRADICIONALMENTE CONTRIBUI PARA UMA LÓGICA HETERONORMATIVA, DIRECIONANDO AS MODALIDADES ESPORTIVAS COMO ESPORTES PARA MENINOS E ESPORTES PARA MENINAS. OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA, INTENSIFICA A PREDOMINÂNCIA DOS ESPORTES QUE SÃO DIRECIONADOS BINARIAMENTE VOLTADOS PARA O VÍEIS DA SEXUALIDADE, NÃO FAVORECENDO ASSIM, PARA AS INSERÇÕES, DISCUSSÕES E REFLEXÕES DAS IDENTIDADES DE GÊNEROS, IMPOSSIBILITANDO QUE PESSOAS “TRANS” DENTRE OUTROS, PARTICIPEM DAS MODALIDADES ESPORTIVAS NÃO PELA SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL, MAS PELO SEU SEXO BIOLÓGICO. NESSE SENTIDO, É IMPORTANTÍSSIMO RESSALTARMOS QUE, TANTO O SISTEMA DE ENSINO, COMO AS ESCOLAS E OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTEJAM CIENTES DAS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS AS PRÁTICAS DE ATIVIDADES ESPORTIVAS DIRECIONADAS PARA PESSOAS NÃO BINARIAS, FORTALECENDO ASSIM, A INCLUSÃO ESCOLAR. POIS, A ESCOLA É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO, DE AUTONOMIA E DE QUEBRAS DE PARADIGMAS. POSSIBILITANDO ASSIM, QUE PESSOAS NÃO BINÁRIAS PARTICIPEM ATIVAMENTE DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. TRANSPONDO ASSIM, ESSES OBSTÁCULOS HEGEMONIZADOS NOS ESPORTES E VIVENCIADOS/AS/ES DIARIAMENTE PELA COMUNIDADE LGBTQIA+.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.