ESTE TRABALHO É UMA ANÁLISE DO PROCESSO CRIATIVO DESENVOLVIDO NA PRIMEIRA METADE DA PESQUISA PERFORMATIVA DE TCC DO DISCENTE LUI MARTINS DOS REIS, DO CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR), QUE CULMINOU NA PERFORMANCE CORPORAL TOURANINFO, (DES)ESTRUTURADA AO REDOR DOS ARQUÉTIPOS FEMININOS E MASCULINOS ENCONTRADOS NO BALÉ ROMÂNTICO/CLÁSSICO DE REPERTÓRIO. O TÍTULO DA PERFORMANCE, EM PROPOSITAL JOGO DE INVERSÃO DOS GÊNEROS BINÁRIOS, CRIOU-SE NO DESENROLAR DAS EXPLORAÇÕES DA FIGURA DO TOUREIRO, PRESENTE NO BALÉ DOM QUIXOTE, ARTICULADA ÀS MÚLTIPLAS CRIATURAS MÍSTICAS FEMININAS ENCONTRADAS NOS BALÉS ROMÂNTICOS E CLÁSSICOS, COMO SÍLFIDES, DRÍADES E FADAS, QUE FORAM CONDENSADAS NA SIMBÓLICA IDEIA MITOLÓGICA DA NINFA. A CRIAÇÃO DE CORPOS E PAPÉIS BINÁRIOS DENTRO DA PRÁTICA DO BALÉ SERÁ ANALISADA A PARTIR DO CONCEITO BUTLERIANO DE PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO, E AS TENSÕES ENTRE O CORPO NÃO BINÁRIO E AS CRISTALIZAÇÕES DO IMAGINÁRIO DO BALÉ SERÃO APRESENTADAS ATRAVÉS DOS REGISTROS COMPILADOS AO LONGO DA PESQUISA, OS QUAIS SE APROXIMAM DAS IDEIAS DE ESCRITA E DESENHO AUTOMÁTICO, MÉTODOS INFLUENCIADOS PELO SURREALISTA ANDRÉ BRETON. COM ISSO, PRETENDE-SE EVIDENCIAR AS POSSIBILIDADES DO CORPO DISSIDENTE QUE TRAZ EM SI AS MARCAS DE UMA FORMA ARTÍSTICA EXTREMAMENTE BINÁRIA, SUBVERTENDO, EM UM MOVIMENTO DE PROFANAÇÃO, OS DOGMAS DE TAL PRÁTICA EM DISPARADOR POÉTICO SUJEITO ÀS METAMORFOSES DEMANDADAS PELO PROCESSO CRIATIVO E (DES)IDENTIDADES DO CORPO EM QUESTÃO.