ESTE TRABALHO ARTICULA-SE A UM PROJETO MAIS AMPLO E BUSCA, A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DOS REFERENCIAIS SOBRE “ESTADO DA ARTE”, FOCALIZAR SUA ATENÇÃO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, NO PERÍODO DE 10 ANOS (2007-2018), LEVANTANDO AS TENDÊNCIAS PRESENTES NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA EM PERIÓDICOS NACIONAIS QUALIFICADOS NO SISTEMA QUALIS/CAPES. APRESENTAMOS UM CENÁRIO MAIS GERAL E, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, APRESENTAMOS OS RESULTADOS ENCONTRADOS NA REVISTA CADERNOS DE PESQUISA, DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, POR SE TRATAR DO PERIÓDICO . A PARTIR DA APLICAÇÃO INICIAL DOS DESCRITORES EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE, FORAM ENCONTRADOS 78 ARTIGOS. APÓS O PROCESSO MAIS DETALHADO DE LEITURA E ANÁLISE, CHEGAMOS A 14 ARTIGOS CATEGORIZADOS A PARTIR DE SEIS EIXOS TEMÁTICOS IDENTIFICADOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/ATUAÇÃO PROFISSIONAL, DESIGUALDADES ENTRE GÊNEROS NA SALA DE AULA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, DESEMPENHO ESCOLAR/APRENDIZAGEM, LIVRO DIDÁTICO/MATERIAL DIDÁTICO E METODOLOGIAS. ESTA PRODUÇÃO APONTA PARA UMA PREOCUPAÇÃO DAS PESQUISAS NO CAMPO DOS ESTUDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE ACERCA DE SUA INSERÇÃO/PRESENÇA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E NO TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO EM DIVERSOS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE.