ESTE TEXTO APRESENTA REFLEXÕES POLÍTICO/INTERVENTIVAS ACERCA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, SUAS IMBRICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES COM A PESQUISA QUALITATIVA EM DIÁLOGO COM O DISPOSITIVO METODOLÓGICO ATELIÊ DE PESQUISA (MEDEIROS; SILVA, 2017). TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL DESCREVER O TRAJETO METODOLÓGICO-INTERVENTIVO QUE SUBSIDIA A PESQUISA EM ANDAMENTO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, INTITULADA “POLÍTICAS INTERSETORIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE BIRITINGA – BA: REDES E RESISTÊNCIAS”. ARGUMENTA QUE AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO SÃO HORIZONTES QUE SE FAZEM NO PERCURSO ENSINO-APRENDIZAGEM. APRESENTA COMO PROPOSTA DE ANÁLISE DE INFORMAÇÕES A ABORDAGEM DO CICLO DA POLÍTICA NA PERSPECTIVA DE STEPHEN BALL (2002;1994); MAINARDES (2006; 2013). CONCLUI QUE A CONTRIBUIÇÃO DESSE ESTUDO ORBITA HORIZONTES DE ABERTURA DE POLÍTICAS EM MEIO ÀS IMBRICAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E SEXUALIDADE, VISIBILIZANDO POSSIBILIDADES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO ATRAVÉS DA ESCOLA COMO ESPAÇO POTENTE DE DISCURSÕES INSURGENTES.